Imagens negociadas: o experimental no cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Andréa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ilha do Desterro
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2006n51p147
Resumo: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2006n51p147Discute-se os desafios da tecnologia no campo das artes da imagem, tendo como foco dois documentários brasileiros que utilizam o vídeo digital menos para pensar o mundo ao qual se referem do que explorar as imagens que o constituem e os dispositivos (linhas de encaminhamento que implicam o espectador/personagem em determinadas relações físicas, subjetivas, cognitivas) que as acompanham. A pessoa é para o que nasce e Passaporte Húngaro são elaborados a partir daquilo que se quer filmar e não de pressuposições do diretor ou de realidades que os filmes pretensamente representariam. A crescente mediatização do cotidiano, através sobretudo da mídia televisiva, traz questões agudas para o campo do documentário que se depara cada vez mais com um mundo que já se dá como imagem, que detém um saber sobre o que significa “ser filmado”. Roberto Berliner e Sandra Kogut dialogam com essa situação à medida que fazem da câmera um catalisador de comportamento, um dispositivo que produz outra imagem e outro real.
id UFSC-9_6b2004575eb4ae2bdb902d2020d2b7cc
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/9779
network_acronym_str UFSC-9
network_name_str Ilha do Desterro
repository_id_str
spelling Imagens negociadas: o experimental no cinemahttp://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2006n51p147Discute-se os desafios da tecnologia no campo das artes da imagem, tendo como foco dois documentários brasileiros que utilizam o vídeo digital menos para pensar o mundo ao qual se referem do que explorar as imagens que o constituem e os dispositivos (linhas de encaminhamento que implicam o espectador/personagem em determinadas relações físicas, subjetivas, cognitivas) que as acompanham. A pessoa é para o que nasce e Passaporte Húngaro são elaborados a partir daquilo que se quer filmar e não de pressuposições do diretor ou de realidades que os filmes pretensamente representariam. A crescente mediatização do cotidiano, através sobretudo da mídia televisiva, traz questões agudas para o campo do documentário que se depara cada vez mais com um mundo que já se dá como imagem, que detém um saber sobre o que significa “ser filmado”. Roberto Berliner e Sandra Kogut dialogam com essa situação à medida que fazem da câmera um catalisador de comportamento, um dispositivo que produz outra imagem e outro real.UFSC2006-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2006n51p14710.5007/2175-8026.2006n51p147Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; No. 51 (2006); 147-163Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; n. 51 (2006); 147-1632175-80260101-4846reponame:Ilha do Desterroinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2006n51p147/9012Copyright (c) 2006 Andréa Françainfo:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Andréa2022-11-21T14:16:37Zoai:periodicos.ufsc.br:article/9779Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/desterroPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/oaiilha@cce.ufsc.br||corseuil@cce.ufsc.br||ilhadodesterro@gmail.com2175-80260101-4846opendoar:2022-11-21T14:16:37Ilha do Desterro - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagens negociadas: o experimental no cinema
title Imagens negociadas: o experimental no cinema
spellingShingle Imagens negociadas: o experimental no cinema
França, Andréa
title_short Imagens negociadas: o experimental no cinema
title_full Imagens negociadas: o experimental no cinema
title_fullStr Imagens negociadas: o experimental no cinema
title_full_unstemmed Imagens negociadas: o experimental no cinema
title_sort Imagens negociadas: o experimental no cinema
author França, Andréa
author_facet França, Andréa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Andréa
description http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2006n51p147Discute-se os desafios da tecnologia no campo das artes da imagem, tendo como foco dois documentários brasileiros que utilizam o vídeo digital menos para pensar o mundo ao qual se referem do que explorar as imagens que o constituem e os dispositivos (linhas de encaminhamento que implicam o espectador/personagem em determinadas relações físicas, subjetivas, cognitivas) que as acompanham. A pessoa é para o que nasce e Passaporte Húngaro são elaborados a partir daquilo que se quer filmar e não de pressuposições do diretor ou de realidades que os filmes pretensamente representariam. A crescente mediatização do cotidiano, através sobretudo da mídia televisiva, traz questões agudas para o campo do documentário que se depara cada vez mais com um mundo que já se dá como imagem, que detém um saber sobre o que significa “ser filmado”. Roberto Berliner e Sandra Kogut dialogam com essa situação à medida que fazem da câmera um catalisador de comportamento, um dispositivo que produz outra imagem e outro real.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2006n51p147
10.5007/2175-8026.2006n51p147
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2006n51p147
identifier_str_mv 10.5007/2175-8026.2006n51p147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2006n51p147/9012
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2006 Andréa França
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2006 Andréa França
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSC
publisher.none.fl_str_mv UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; No. 51 (2006); 147-163
Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; n. 51 (2006); 147-163
2175-8026
0101-4846
reponame:Ilha do Desterro
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Ilha do Desterro
collection Ilha do Desterro
repository.name.fl_str_mv Ilha do Desterro - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv ilha@cce.ufsc.br||corseuil@cce.ufsc.br||ilhadodesterro@gmail.com
_version_ 1789434823160365056