Jane Austen e a recodificação paródica do gótico em Northanger Abbey
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ilha do Desterro |
Texto Completo: | https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2012n62p75 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é discutir as construções e efeitos do diálogo paródico que o romance Northanger Abbey (1818), de Jane Austen, estabelece com a tradição de literatura Gótica no contexto inglês do século XVIII. Por ser considerada uma forma expressiva de intertextualidade, a paródia (tanto no sentido de canto paralelo como de contracanto) aciona ativamente e criativamente a tradição que parodia. Consequentemente, estudar tal articulação significa estar atenta ao movimento comparativo entre códigos, textualidades, leituras e tradições literárias, de modo a reconhecer os efeitos da paródia também imbricados em um contexto mais amplo de metaficção. The purpose of this essay is to discuss the constructions and effects of the parodic dialogue Jane Austen’s novel Northanger Abbey (1818) establishes with a tradition of Gothic literature in the eighteenth-century English context. Because it is considered as an expressive form of intertextuality, parody (both in the sense of ‘parallel song’ and ‘counter-song’) actively and creatively recodifies the tradition it parodies. As a consequence, studying such an articulation means being aware of a comparative interplay among codes, textualities, readings and literary traditions, so as to recognize the effects of parody as also articulated with a larger context of metafiction. |
id |
UFSC-9_a2e30436708ccc4a793eeee4e2f98ce0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufsc.br:article/26989 |
network_acronym_str |
UFSC-9 |
network_name_str |
Ilha do Desterro |
repository_id_str |
|
spelling |
Jane Austen e a recodificação paródica do gótico em Northanger Abbey O objetivo deste trabalho é discutir as construções e efeitos do diálogo paródico que o romance Northanger Abbey (1818), de Jane Austen, estabelece com a tradição de literatura Gótica no contexto inglês do século XVIII. Por ser considerada uma forma expressiva de intertextualidade, a paródia (tanto no sentido de canto paralelo como de contracanto) aciona ativamente e criativamente a tradição que parodia. Consequentemente, estudar tal articulação significa estar atenta ao movimento comparativo entre códigos, textualidades, leituras e tradições literárias, de modo a reconhecer os efeitos da paródia também imbricados em um contexto mais amplo de metaficção. The purpose of this essay is to discuss the constructions and effects of the parodic dialogue Jane Austen’s novel Northanger Abbey (1818) establishes with a tradition of Gothic literature in the eighteenth-century English context. Because it is considered as an expressive form of intertextuality, parody (both in the sense of ‘parallel song’ and ‘counter-song’) actively and creatively recodifies the tradition it parodies. As a consequence, studying such an articulation means being aware of a comparative interplay among codes, textualities, readings and literary traditions, so as to recognize the effects of parody as also articulated with a larger context of metafiction. UFSC2012-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2012n62p7510.5007/2175-8026.2012n62p75Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; No. 62 (2012): Gothic: New Directions; 075-098Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; n. 62 (2012): Gothic: New Directions; 075-0982175-80260101-4846reponame:Ilha do Desterroinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2012n62p75/23154https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2012n62p75/23155Copyright (c) 2012 Genilda Azeredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzeredo, Genilda2018-12-18T11:04:44Zoai:periodicos.ufsc.br:article/26989Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/desterroPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/oaiilha@cce.ufsc.br||corseuil@cce.ufsc.br||ilhadodesterro@gmail.com2175-80260101-4846opendoar:2018-12-18T11:04:44Ilha do Desterro - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jane Austen e a recodificação paródica do gótico em Northanger Abbey |
title |
Jane Austen e a recodificação paródica do gótico em Northanger Abbey |
spellingShingle |
Jane Austen e a recodificação paródica do gótico em Northanger Abbey Azeredo, Genilda |
title_short |
Jane Austen e a recodificação paródica do gótico em Northanger Abbey |
title_full |
Jane Austen e a recodificação paródica do gótico em Northanger Abbey |
title_fullStr |
Jane Austen e a recodificação paródica do gótico em Northanger Abbey |
title_full_unstemmed |
Jane Austen e a recodificação paródica do gótico em Northanger Abbey |
title_sort |
Jane Austen e a recodificação paródica do gótico em Northanger Abbey |
author |
Azeredo, Genilda |
author_facet |
Azeredo, Genilda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azeredo, Genilda |
description |
O objetivo deste trabalho é discutir as construções e efeitos do diálogo paródico que o romance Northanger Abbey (1818), de Jane Austen, estabelece com a tradição de literatura Gótica no contexto inglês do século XVIII. Por ser considerada uma forma expressiva de intertextualidade, a paródia (tanto no sentido de canto paralelo como de contracanto) aciona ativamente e criativamente a tradição que parodia. Consequentemente, estudar tal articulação significa estar atenta ao movimento comparativo entre códigos, textualidades, leituras e tradições literárias, de modo a reconhecer os efeitos da paródia também imbricados em um contexto mais amplo de metaficção. The purpose of this essay is to discuss the constructions and effects of the parodic dialogue Jane Austen’s novel Northanger Abbey (1818) establishes with a tradition of Gothic literature in the eighteenth-century English context. Because it is considered as an expressive form of intertextuality, parody (both in the sense of ‘parallel song’ and ‘counter-song’) actively and creatively recodifies the tradition it parodies. As a consequence, studying such an articulation means being aware of a comparative interplay among codes, textualities, readings and literary traditions, so as to recognize the effects of parody as also articulated with a larger context of metafiction. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2012n62p75 10.5007/2175-8026.2012n62p75 |
url |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2012n62p75 |
identifier_str_mv |
10.5007/2175-8026.2012n62p75 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2012n62p75/23154 https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2012n62p75/23155 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Genilda Azeredo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Genilda Azeredo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; No. 62 (2012): Gothic: New Directions; 075-098 Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; n. 62 (2012): Gothic: New Directions; 075-098 2175-8026 0101-4846 reponame:Ilha do Desterro instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Ilha do Desterro |
collection |
Ilha do Desterro |
repository.name.fl_str_mv |
Ilha do Desterro - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
ilha@cce.ufsc.br||corseuil@cce.ufsc.br||ilhadodesterro@gmail.com |
_version_ |
1789434825771319296 |