O Corpo Feminino e Seus Enigmas: A Esfinge na Pintura de Franz Stuck

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Enéias Farias
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ilha do Desterro
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2015v68n3p27
Resumo: Neste ensaio, discutirei o problema da representação do feminino nas artes do final do século 19. Para tanto, partirei da leitura de Bram Dijkstra em Idols of Perversity (1986). Na sequência, refletirei sobre o modo como o imaginário do corpo feminino está associado ao encontro de Édipo e a Esfinge, monstro feminino que oferta enigmas e apresenta uma composição corporal tripartida. O estereotipo desse feminino demonizado, todavia, começa a ser repensado no mesmo século, tornando-se a própria esfinge e sua constituição um enigma a ser desvendado. Minha análise para a leitura dessa alteração de sensibilidade nas artes do 19 se centrará em três diferentes pinturas do artista alemão Franz Stuck para o tema da Esfinge. Para tanto, usarei, além de Dijkstra, as reflexões de Connell, Edmunds, Paglia e Goex.
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