Retrieving L2 word stress from orthography: Evidence from word naming and cross-modal priming

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Post da Silveira, Amanda
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Ilha do Desterro
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2020v73n1p409
Resumo: In this paper we investigated how L1 word stress affects L2 word naming for cognates and non-cognates in two lexical stress languages, Brazilian Portuguese (BP, L1) and American English (AE, L2). In Experiment 1,  BP-AE bilinguals named a mixed list of disyllabic moderate frequency words in L1 (Portuguese) and L2 (English). In Experiment 2, Portuguese-English bilinguals named English (L2) disyllabic target words presented simultaneously with auditory Portuguese (L1) disyllabic primes. It is concluded that word stress has a task-dependent role to play in bilingual word naming and must be incorporated in bilingual models of lexical production and lexical perception and reading aloud models.
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spelling Retrieving L2 word stress from orthography: Evidence from word naming and cross-modal primingRecuperando o acento de palavrasda L2 a partir da ortografia: Evidências com nomeação de palavras e com priming intermodal.In this paper we investigated how L1 word stress affects L2 word naming for cognates and non-cognates in two lexical stress languages, Brazilian Portuguese (BP, L1) and American English (AE, L2). In Experiment 1,  BP-AE bilinguals named a mixed list of disyllabic moderate frequency words in L1 (Portuguese) and L2 (English). In Experiment 2, Portuguese-English bilinguals named English (L2) disyllabic target words presented simultaneously with auditory Portuguese (L1) disyllabic primes. It is concluded that word stress has a task-dependent role to play in bilingual word naming and must be incorporated in bilingual models of lexical production and lexical perception and reading aloud models.Este estudo tem como objetivo mostrar como o estresse da palavra L1 afeta a nomeação de palavras L2 para cognatos e não-cognatos em duas línguas de estresse lexical, português do Brasil (BP, L1) e inglês americano (AE, L2). Com base na literatura do bilinguismo, há indicações de que o acesso ao léxico é não seletivo, portanto, palavras cognatas teriam um efeito facilitador no reconhecimento em L2 e em L1. Nossa hipótese é que características co-definidoras de palavras, como o estresse das palavras, seriam pares de palavras cognatas mais ativadas no idioma de uso. Em um primeiro experimento com palavras cognatas de baixa frequência em inglês e português (Post da Silveira, et. Al. 2014), observamos que a baixa frequência fez com que a dominância do estresse das palavras nos bilíngues surgisse na produção. Nossa hipótese é que as palavras de maior frequência nos léxicos fornecerão efeitos mais lexicais do estresse das palavras do que as de baixa frequência. Para testar essa hipótese, no Experimento 1 deste estudo, bilíngues de Português do Brasil (PA) - Inglês Americano (EA) nomearam uma lista mista de palavras dissílabas de frequência moderada em L1 (português) e L2 (inglês). No Experimento 2, os bilíngües do BP-AE denominados palavras-alvo dissílabas em inglês (L2) apresentaram-se simultaneamente com os primos dissilábicos em português (L1). Os tempos de início da voz, que serão chamados de tempos de reação ao longo da tarefa, foram medidos. Nossos resultados levaram à conclusão de que o estresse por palavras é na verdade uma característica lexical co-definidora, porque é diretamente afetado pela frequência lexical. Também observamos que o estresse das palavras tem um papel dependente da tarefa a desempenhar na nomeação bilíngue de palavras. Dadas as conclusões deste estudo, defendemos que o estresse por palavras deve ser incorporado em modelos bilíngües de produção lexical, percepção lexical e leitura em voz alta.     UFSC2020-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2020v73n1p40910.5007/2175-8026.2020v73n1p409Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; Vol. 73 No. 1 (2020): Exploring Major Themes in Applied Linguistics: Local and Global Contexts; 409-442Ilha do Desterro A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies; v. 73 n. 1 (2020): Exploring Major Themes in Applied Linguistics: Local and Global Contexts; 409-4422175-80260101-4846reponame:Ilha do Desterroinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCenghttps://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2020v73n1p409/42492Copyright (c) 2020 Amanda Post da Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessPost da Silveira, Amanda2020-03-30T14:00:48Zoai:periodicos.ufsc.br:article/66430Revistahttp://www.periodicos.ufsc.br/index.php/desterroPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/oaiilha@cce.ufsc.br||corseuil@cce.ufsc.br||ilhadodesterro@gmail.com2175-80260101-4846opendoar:2020-03-30T14:00:48Ilha do Desterro - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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