A supervisão como processo educativo: Construindo o paradigma de redução de danos emancipatória com uma equipe de CAPS-AD / Supervision as an educative process: Building Emancipatory Harm Reduction paradigm with a mental health team

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Luciana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Godoy, Aline, Soares, Cássia Baldini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/837
Resumo: O consumo contemporâneo de drogas ocupa lugar de destaque nas políticas públicas e na mídia. Diferentes formas de enfrentar a problemática vêm se apresentando, sendo uma delas a Redução de Danos Emancipatória, um movimento social antiproibicionista baseado no desenvolvimento de crítica sobre a realidade a fim de transformá-la. Objetivo: Discutir processo de supervisão em um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas, CAPS-AD de uma cidade do estado de São Paulo com a finalidade de transformar as práticas da equipe de saúde, refletindo sobre o processo de produção em saúde e os processos de trabalho. Método: Compreendeu-se a supervisão como processo educativo emancipatório, utilizando-se o referencial teórico da Saúde Coletiva. Seis encontros foram realizados com a equipe do serviço. Resultados: A supervisão configurou-se como processo educativo crítico, visando à emancipação dos usuários e trabalhadores do serviço. Discussão: O processo de supervisão pautado no referencial crítico possibilitou o desenvolvimento de práticas da equipe de saúde fundamentadas na Redução de Danos Emancipatória.
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