Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia/ “Practical and reflexive” challenges for occupational therapy’s undergraduate courses in pandemic times
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2790 |
Resumo: | A pandemia de Covid-19 tem provocado a adoção de medidas que ocasionam mudança na rotina e na organização do trabalho das universidades. Os ambientes virtuais vêm se apresentando como vetores para os cursos de graduação durante o enfrentamento da pandemia, sendo necessário produzir reflexões para este novo contexto. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO, Brasil, atenta às questões implicadas com a formação e produção de conhecimento da área, vem buscando, junto aos pares, maneiras de realizar uma leitura complexa da realidade e, com base nesta, criar e implementar estratégias que deem conta de atender as demandas impostas, respeitando as regionalidades e naturezas institucionais em que os cursos de graduação estão inseridos. Assim, com base em um levantamento realizado junto às coordenações de cursos de graduação em terapia ocupacional, a fim de compreender como os cursos de graduação têm aderido ou não à oferta de ensino por meio de plataformas digitais, o presente trabalho reflete acerca das tomadas de decisões pedagógicas, éticas e políticas no âmbito das diversas atividades acadêmicas, não apenas no contexto do enfrentamento da pandemia, como também nas projeções da nova realidade imposta por esta problemática. |
id |
UFSCAR-1_0be93e8f42486d8cd88eb74fe803eb55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2790 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia/ “Practical and reflexive” challenges for occupational therapy’s undergraduate courses in pandemic timesA pandemia de Covid-19 tem provocado a adoção de medidas que ocasionam mudança na rotina e na organização do trabalho das universidades. Os ambientes virtuais vêm se apresentando como vetores para os cursos de graduação durante o enfrentamento da pandemia, sendo necessário produzir reflexões para este novo contexto. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO, Brasil, atenta às questões implicadas com a formação e produção de conhecimento da área, vem buscando, junto aos pares, maneiras de realizar uma leitura complexa da realidade e, com base nesta, criar e implementar estratégias que deem conta de atender as demandas impostas, respeitando as regionalidades e naturezas institucionais em que os cursos de graduação estão inseridos. Assim, com base em um levantamento realizado junto às coordenações de cursos de graduação em terapia ocupacional, a fim de compreender como os cursos de graduação têm aderido ou não à oferta de ensino por meio de plataformas digitais, o presente trabalho reflete acerca das tomadas de decisões pedagógicas, éticas e políticas no âmbito das diversas atividades acadêmicas, não apenas no contexto do enfrentamento da pandemia, como também nas projeções da nova realidade imposta por esta problemática.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2020-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/279010.4322/2526-8910.ctoEN2110Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 28 No. 3 (2020); 1103-1115Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 28 Núm. 3 (2020); 1103-1115Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 28 n. 3 (2020); 1103-11152526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2790/1373https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2790/1374Copyright (c) 2020 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorba, Patrícia Leme de OliveiraBassi, Bianca Gonçalves de CarrascoPereira, Beatriz PradoVasters, Gabriela PereiraCorreia, Ricardo LopesBarreiros, Rafael Garcia2020-10-08T17:55:39Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2790Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2020-10-08T17:55:39Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia/ “Practical and reflexive” challenges for occupational therapy’s undergraduate courses in pandemic times |
title |
Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia/ “Practical and reflexive” challenges for occupational therapy’s undergraduate courses in pandemic times |
spellingShingle |
Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia/ “Practical and reflexive” challenges for occupational therapy’s undergraduate courses in pandemic times Borba, Patrícia Leme de Oliveira |
title_short |
Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia/ “Practical and reflexive” challenges for occupational therapy’s undergraduate courses in pandemic times |
title_full |
Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia/ “Practical and reflexive” challenges for occupational therapy’s undergraduate courses in pandemic times |
title_fullStr |
Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia/ “Practical and reflexive” challenges for occupational therapy’s undergraduate courses in pandemic times |
title_full_unstemmed |
Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia/ “Practical and reflexive” challenges for occupational therapy’s undergraduate courses in pandemic times |
title_sort |
Desafios “práticos e reflexivos” para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia/ “Practical and reflexive” challenges for occupational therapy’s undergraduate courses in pandemic times |
author |
Borba, Patrícia Leme de Oliveira |
author_facet |
Borba, Patrícia Leme de Oliveira Bassi, Bianca Gonçalves de Carrasco Pereira, Beatriz Prado Vasters, Gabriela Pereira Correia, Ricardo Lopes Barreiros, Rafael Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Bassi, Bianca Gonçalves de Carrasco Pereira, Beatriz Prado Vasters, Gabriela Pereira Correia, Ricardo Lopes Barreiros, Rafael Garcia |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba, Patrícia Leme de Oliveira Bassi, Bianca Gonçalves de Carrasco Pereira, Beatriz Prado Vasters, Gabriela Pereira Correia, Ricardo Lopes Barreiros, Rafael Garcia |
description |
A pandemia de Covid-19 tem provocado a adoção de medidas que ocasionam mudança na rotina e na organização do trabalho das universidades. Os ambientes virtuais vêm se apresentando como vetores para os cursos de graduação durante o enfrentamento da pandemia, sendo necessário produzir reflexões para este novo contexto. A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional – RENETO, Brasil, atenta às questões implicadas com a formação e produção de conhecimento da área, vem buscando, junto aos pares, maneiras de realizar uma leitura complexa da realidade e, com base nesta, criar e implementar estratégias que deem conta de atender as demandas impostas, respeitando as regionalidades e naturezas institucionais em que os cursos de graduação estão inseridos. Assim, com base em um levantamento realizado junto às coordenações de cursos de graduação em terapia ocupacional, a fim de compreender como os cursos de graduação têm aderido ou não à oferta de ensino por meio de plataformas digitais, o presente trabalho reflete acerca das tomadas de decisões pedagógicas, éticas e políticas no âmbito das diversas atividades acadêmicas, não apenas no contexto do enfrentamento da pandemia, como também nas projeções da nova realidade imposta por esta problemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2790 10.4322/2526-8910.ctoEN2110 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2790 |
identifier_str_mv |
10.4322/2526-8910.ctoEN2110 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2790/1373 https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2790/1374 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 28 No. 3 (2020); 1103-1115 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 28 Núm. 3 (2020); 1103-1115 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 28 n. 3 (2020); 1103-1115 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688318325948416 |