LABORATÓRIO DE ATIVIDADES EXPRESSIVAS NA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL / LABORATORIES: EXPRESSIVE ACTIVITIES ON THE DEVELOPMENT OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIBERMAN, FLAVIA
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: SAMEA, MARISA, ROSA, SORAYA DINIZ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/423
Resumo: Este texto trata das experiências vivenciadas pelas docentes responsáveis pela disciplina Atividades Expressivas e Recursos Terapêuticos na graduação em Terapia Ocupacional. Deixar registrada essa prática teve como objetivo não só contribuir para algumas reflexões sobre os territórios em que o professor terapeuta ocupacional pode transitar ao assumir a docência numa instituição universitária, mas também mostrar a necessidade da revisão do processo de ensino-aprendizagem. As discussões permeiam os temas sobre a imagem hegemônica do corpo na contemporaneidade, as formas de relação e contato no mundo contemporâneo e a produção de subjetividade. A partir desse contexto, as autoras justificam a importância de se construírem espaços de subjetivação que promovam o enfrentamento dessas questões, valorizando o processo de aprendizagem no modelo do cuidado à saúde.Palavras-chave: Terapia Ocupacional, Formação de Recursos Humanos, Educação.
id UFSCAR-1_17ac1a3393b4b5bc45665bf1419b8b7d
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/423
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling LABORATÓRIO DE ATIVIDADES EXPRESSIVAS NA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL / LABORATORIES: EXPRESSIVE ACTIVITIES ON THE DEVELOPMENT OF THE OCCUPATIONAL THERAPISTEste texto trata das experiências vivenciadas pelas docentes responsáveis pela disciplina Atividades Expressivas e Recursos Terapêuticos na graduação em Terapia Ocupacional. Deixar registrada essa prática teve como objetivo não só contribuir para algumas reflexões sobre os territórios em que o professor terapeuta ocupacional pode transitar ao assumir a docência numa instituição universitária, mas também mostrar a necessidade da revisão do processo de ensino-aprendizagem. As discussões permeiam os temas sobre a imagem hegemônica do corpo na contemporaneidade, as formas de relação e contato no mundo contemporâneo e a produção de subjetividade. A partir desse contexto, as autoras justificam a importância de se construírem espaços de subjetivação que promovam o enfrentamento dessas questões, valorizando o processo de aprendizagem no modelo do cuidado à saúde.Palavras-chave: Terapia Ocupacional, Formação de Recursos Humanos, Educação.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2011-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/423Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 19 No. 1 (2011)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 19 Núm. 1 (2011)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 19 n. 1 (2011)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/423/314LIBERMAN, FLAVIASAMEA, MARISAROSA, SORAYA DINIZinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:29:23Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/423Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:29:23Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv LABORATÓRIO DE ATIVIDADES EXPRESSIVAS NA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL / LABORATORIES: EXPRESSIVE ACTIVITIES ON THE DEVELOPMENT OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST
title LABORATÓRIO DE ATIVIDADES EXPRESSIVAS NA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL / LABORATORIES: EXPRESSIVE ACTIVITIES ON THE DEVELOPMENT OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST
spellingShingle LABORATÓRIO DE ATIVIDADES EXPRESSIVAS NA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL / LABORATORIES: EXPRESSIVE ACTIVITIES ON THE DEVELOPMENT OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST
LIBERMAN, FLAVIA
title_short LABORATÓRIO DE ATIVIDADES EXPRESSIVAS NA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL / LABORATORIES: EXPRESSIVE ACTIVITIES ON THE DEVELOPMENT OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST
title_full LABORATÓRIO DE ATIVIDADES EXPRESSIVAS NA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL / LABORATORIES: EXPRESSIVE ACTIVITIES ON THE DEVELOPMENT OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST
title_fullStr LABORATÓRIO DE ATIVIDADES EXPRESSIVAS NA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL / LABORATORIES: EXPRESSIVE ACTIVITIES ON THE DEVELOPMENT OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST
title_full_unstemmed LABORATÓRIO DE ATIVIDADES EXPRESSIVAS NA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL / LABORATORIES: EXPRESSIVE ACTIVITIES ON THE DEVELOPMENT OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST
title_sort LABORATÓRIO DE ATIVIDADES EXPRESSIVAS NA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL / LABORATORIES: EXPRESSIVE ACTIVITIES ON THE DEVELOPMENT OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST
author LIBERMAN, FLAVIA
author_facet LIBERMAN, FLAVIA
SAMEA, MARISA
ROSA, SORAYA DINIZ
author_role author
author2 SAMEA, MARISA
ROSA, SORAYA DINIZ
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIBERMAN, FLAVIA
SAMEA, MARISA
ROSA, SORAYA DINIZ
description Este texto trata das experiências vivenciadas pelas docentes responsáveis pela disciplina Atividades Expressivas e Recursos Terapêuticos na graduação em Terapia Ocupacional. Deixar registrada essa prática teve como objetivo não só contribuir para algumas reflexões sobre os territórios em que o professor terapeuta ocupacional pode transitar ao assumir a docência numa instituição universitária, mas também mostrar a necessidade da revisão do processo de ensino-aprendizagem. As discussões permeiam os temas sobre a imagem hegemônica do corpo na contemporaneidade, as formas de relação e contato no mundo contemporâneo e a produção de subjetividade. A partir desse contexto, as autoras justificam a importância de se construírem espaços de subjetivação que promovam o enfrentamento dessas questões, valorizando o processo de aprendizagem no modelo do cuidado à saúde.Palavras-chave: Terapia Ocupacional, Formação de Recursos Humanos, Educação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/423
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/423/314
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 19 No. 1 (2011)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 19 Núm. 1 (2011)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 19 n. 1 (2011)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688314447265792