LABORATÓRIO DE ATIVIDADES EXPRESSIVAS NA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL / LABORATORIES: EXPRESSIVE ACTIVITIES ON THE DEVELOPMENT OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/423 |
Resumo: | Este texto trata das experiências vivenciadas pelas docentes responsáveis pela disciplina Atividades Expressivas e Recursos Terapêuticos na graduação em Terapia Ocupacional. Deixar registrada essa prática teve como objetivo não só contribuir para algumas reflexões sobre os territórios em que o professor terapeuta ocupacional pode transitar ao assumir a docência numa instituição universitária, mas também mostrar a necessidade da revisão do processo de ensino-aprendizagem. As discussões permeiam os temas sobre a imagem hegemônica do corpo na contemporaneidade, as formas de relação e contato no mundo contemporâneo e a produção de subjetividade. A partir desse contexto, as autoras justificam a importância de se construírem espaços de subjetivação que promovam o enfrentamento dessas questões, valorizando o processo de aprendizagem no modelo do cuidado à saúde.Palavras-chave: Terapia Ocupacional, Formação de Recursos Humanos, Educação. |
id |
UFSCAR-1_17ac1a3393b4b5bc45665bf1419b8b7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/423 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
LABORATÓRIO DE ATIVIDADES EXPRESSIVAS NA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL / LABORATORIES: EXPRESSIVE ACTIVITIES ON THE DEVELOPMENT OF THE OCCUPATIONAL THERAPISTEste texto trata das experiências vivenciadas pelas docentes responsáveis pela disciplina Atividades Expressivas e Recursos Terapêuticos na graduação em Terapia Ocupacional. Deixar registrada essa prática teve como objetivo não só contribuir para algumas reflexões sobre os territórios em que o professor terapeuta ocupacional pode transitar ao assumir a docência numa instituição universitária, mas também mostrar a necessidade da revisão do processo de ensino-aprendizagem. As discussões permeiam os temas sobre a imagem hegemônica do corpo na contemporaneidade, as formas de relação e contato no mundo contemporâneo e a produção de subjetividade. A partir desse contexto, as autoras justificam a importância de se construírem espaços de subjetivação que promovam o enfrentamento dessas questões, valorizando o processo de aprendizagem no modelo do cuidado à saúde.Palavras-chave: Terapia Ocupacional, Formação de Recursos Humanos, Educação.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2011-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/423Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 19 No. 1 (2011)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 19 Núm. 1 (2011)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 19 n. 1 (2011)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/423/314LIBERMAN, FLAVIASAMEA, MARISAROSA, SORAYA DINIZinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:29:23Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/423Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:29:23Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LABORATÓRIO DE ATIVIDADES EXPRESSIVAS NA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL / LABORATORIES: EXPRESSIVE ACTIVITIES ON THE DEVELOPMENT OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST |
title |
LABORATÓRIO DE ATIVIDADES EXPRESSIVAS NA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL / LABORATORIES: EXPRESSIVE ACTIVITIES ON THE DEVELOPMENT OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST |
spellingShingle |
LABORATÓRIO DE ATIVIDADES EXPRESSIVAS NA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL / LABORATORIES: EXPRESSIVE ACTIVITIES ON THE DEVELOPMENT OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST LIBERMAN, FLAVIA |
title_short |
LABORATÓRIO DE ATIVIDADES EXPRESSIVAS NA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL / LABORATORIES: EXPRESSIVE ACTIVITIES ON THE DEVELOPMENT OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST |
title_full |
LABORATÓRIO DE ATIVIDADES EXPRESSIVAS NA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL / LABORATORIES: EXPRESSIVE ACTIVITIES ON THE DEVELOPMENT OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST |
title_fullStr |
LABORATÓRIO DE ATIVIDADES EXPRESSIVAS NA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL / LABORATORIES: EXPRESSIVE ACTIVITIES ON THE DEVELOPMENT OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST |
title_full_unstemmed |
LABORATÓRIO DE ATIVIDADES EXPRESSIVAS NA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL / LABORATORIES: EXPRESSIVE ACTIVITIES ON THE DEVELOPMENT OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST |
title_sort |
LABORATÓRIO DE ATIVIDADES EXPRESSIVAS NA FORMAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL / LABORATORIES: EXPRESSIVE ACTIVITIES ON THE DEVELOPMENT OF THE OCCUPATIONAL THERAPIST |
author |
LIBERMAN, FLAVIA |
author_facet |
LIBERMAN, FLAVIA SAMEA, MARISA ROSA, SORAYA DINIZ |
author_role |
author |
author2 |
SAMEA, MARISA ROSA, SORAYA DINIZ |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIBERMAN, FLAVIA SAMEA, MARISA ROSA, SORAYA DINIZ |
description |
Este texto trata das experiências vivenciadas pelas docentes responsáveis pela disciplina Atividades Expressivas e Recursos Terapêuticos na graduação em Terapia Ocupacional. Deixar registrada essa prática teve como objetivo não só contribuir para algumas reflexões sobre os territórios em que o professor terapeuta ocupacional pode transitar ao assumir a docência numa instituição universitária, mas também mostrar a necessidade da revisão do processo de ensino-aprendizagem. As discussões permeiam os temas sobre a imagem hegemônica do corpo na contemporaneidade, as formas de relação e contato no mundo contemporâneo e a produção de subjetividade. A partir desse contexto, as autoras justificam a importância de se construírem espaços de subjetivação que promovam o enfrentamento dessas questões, valorizando o processo de aprendizagem no modelo do cuidado à saúde.Palavras-chave: Terapia Ocupacional, Formação de Recursos Humanos, Educação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/423 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/423/314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 19 No. 1 (2011) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 19 Núm. 1 (2011) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 19 n. 1 (2011) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688314447265792 |