Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
DOI: | 10.4322/2526-8910.ctoRE0998 |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1749 |
Resumo: | O presente artigo relata o processo vivido e refletido do projeto de monitoria do curso de terapia ocupacional da UNIFESP, Campus Baixada Santista. Tal projeto elegeu o campo da experimentação das atividades e recursos como uma forma de ampliar e integrar os conhecimentos e os conteúdos adquiridos ao longo da formação acadêmica. A dinâmica vivida pautava-se em uma perspectiva ativa dos discentes no processo de experimentação, e conjuntamente ao grupo trabalhavam desde aspectos de como eram afetados pelo encontro e como poderiam trabalhar, a partir daquele recurso, com diferentes públicos. Os principais resultados em torno dessa ação foram: a cultura do encontro entre discentes no Laboratório de Recursos Terapêuticos, a valorização da ‘atividade’ para a ação profissional do terapeuta ocupacional, a apropriação de técnicas e sua exploração para diferentes fins, a ampliação do repertório de atividades e uma maior integração entre os alunos de graduação. Conclui-se que a oferta de espaços de experimentação cria condições potentes para a formação dos estudantes, ampliando possibilidades criativas e de maior engajamento entre pares e com o curso. |
id |
UFSCAR-1_28751e3bd8b14d0fdacc6ebbfe5e0d14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1749 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
spelling |
Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activitiesO presente artigo relata o processo vivido e refletido do projeto de monitoria do curso de terapia ocupacional da UNIFESP, Campus Baixada Santista. Tal projeto elegeu o campo da experimentação das atividades e recursos como uma forma de ampliar e integrar os conhecimentos e os conteúdos adquiridos ao longo da formação acadêmica. A dinâmica vivida pautava-se em uma perspectiva ativa dos discentes no processo de experimentação, e conjuntamente ao grupo trabalhavam desde aspectos de como eram afetados pelo encontro e como poderiam trabalhar, a partir daquele recurso, com diferentes públicos. Os principais resultados em torno dessa ação foram: a cultura do encontro entre discentes no Laboratório de Recursos Terapêuticos, a valorização da ‘atividade’ para a ação profissional do terapeuta ocupacional, a apropriação de técnicas e sua exploração para diferentes fins, a ampliação do repertório de atividades e uma maior integração entre os alunos de graduação. Conclui-se que a oferta de espaços de experimentação cria condições potentes para a formação dos estudantes, ampliando possibilidades criativas e de maior engajamento entre pares e com o curso. Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2018-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/174910.4322/2526-8910.ctoRE0998Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 26 No. 1 (2018); 219-224Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 26 Núm. 1 (2018); 219-224Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 26 n. 1 (2018); 219-2242526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1749/958https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1749/971https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorba, Patrícia Leme de OliveiraSavani, Ana Carolina CostaSousa, Paloma Greicy Ferreira deMedeiros, Victor Hugo RodriguesJurdi, Andrea Perosa Saigh2022-04-20T20:22:18Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1749Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:22:18Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities |
title |
Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities |
spellingShingle |
Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities Borba, Patrícia Leme de Oliveira Borba, Patrícia Leme de Oliveira |
title_short |
Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities |
title_full |
Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities |
title_fullStr |
Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities |
title_full_unstemmed |
Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities |
title_sort |
Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities |
author |
Borba, Patrícia Leme de Oliveira |
author_facet |
Borba, Patrícia Leme de Oliveira Borba, Patrícia Leme de Oliveira Savani, Ana Carolina Costa Sousa, Paloma Greicy Ferreira de Medeiros, Victor Hugo Rodrigues Jurdi, Andrea Perosa Saigh Savani, Ana Carolina Costa Sousa, Paloma Greicy Ferreira de Medeiros, Victor Hugo Rodrigues Jurdi, Andrea Perosa Saigh |
author_role |
author |
author2 |
Savani, Ana Carolina Costa Sousa, Paloma Greicy Ferreira de Medeiros, Victor Hugo Rodrigues Jurdi, Andrea Perosa Saigh |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba, Patrícia Leme de Oliveira Savani, Ana Carolina Costa Sousa, Paloma Greicy Ferreira de Medeiros, Victor Hugo Rodrigues Jurdi, Andrea Perosa Saigh |
description |
O presente artigo relata o processo vivido e refletido do projeto de monitoria do curso de terapia ocupacional da UNIFESP, Campus Baixada Santista. Tal projeto elegeu o campo da experimentação das atividades e recursos como uma forma de ampliar e integrar os conhecimentos e os conteúdos adquiridos ao longo da formação acadêmica. A dinâmica vivida pautava-se em uma perspectiva ativa dos discentes no processo de experimentação, e conjuntamente ao grupo trabalhavam desde aspectos de como eram afetados pelo encontro e como poderiam trabalhar, a partir daquele recurso, com diferentes públicos. Os principais resultados em torno dessa ação foram: a cultura do encontro entre discentes no Laboratório de Recursos Terapêuticos, a valorização da ‘atividade’ para a ação profissional do terapeuta ocupacional, a apropriação de técnicas e sua exploração para diferentes fins, a ampliação do repertório de atividades e uma maior integração entre os alunos de graduação. Conclui-se que a oferta de espaços de experimentação cria condições potentes para a formação dos estudantes, ampliando possibilidades criativas e de maior engajamento entre pares e com o curso. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1749 10.4322/2526-8910.ctoRE0998 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1749 |
identifier_str_mv |
10.4322/2526-8910.ctoRE0998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1749/958 https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1749/971 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 26 No. 1 (2018); 219-224 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 26 Núm. 1 (2018); 219-224 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 26 n. 1 (2018); 219-224 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1822178925514588160 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.4322/2526-8910.ctoRE0998 |