Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1749 |
Resumo: | O presente artigo relata o processo vivido e refletido do projeto de monitoria do curso de terapia ocupacional da UNIFESP, Campus Baixada Santista. Tal projeto elegeu o campo da experimentação das atividades e recursos como uma forma de ampliar e integrar os conhecimentos e os conteúdos adquiridos ao longo da formação acadêmica. A dinâmica vivida pautava-se em uma perspectiva ativa dos discentes no processo de experimentação, e conjuntamente ao grupo trabalhavam desde aspectos de como eram afetados pelo encontro e como poderiam trabalhar, a partir daquele recurso, com diferentes públicos. Os principais resultados em torno dessa ação foram: a cultura do encontro entre discentes no Laboratório de Recursos Terapêuticos, a valorização da ‘atividade’ para a ação profissional do terapeuta ocupacional, a apropriação de técnicas e sua exploração para diferentes fins, a ampliação do repertório de atividades e uma maior integração entre os alunos de graduação. Conclui-se que a oferta de espaços de experimentação cria condições potentes para a formação dos estudantes, ampliando possibilidades criativas e de maior engajamento entre pares e com o curso. |
id |
UFSCAR-1_28751e3bd8b14d0fdacc6ebbfe5e0d14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1749 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activitiesO presente artigo relata o processo vivido e refletido do projeto de monitoria do curso de terapia ocupacional da UNIFESP, Campus Baixada Santista. Tal projeto elegeu o campo da experimentação das atividades e recursos como uma forma de ampliar e integrar os conhecimentos e os conteúdos adquiridos ao longo da formação acadêmica. A dinâmica vivida pautava-se em uma perspectiva ativa dos discentes no processo de experimentação, e conjuntamente ao grupo trabalhavam desde aspectos de como eram afetados pelo encontro e como poderiam trabalhar, a partir daquele recurso, com diferentes públicos. Os principais resultados em torno dessa ação foram: a cultura do encontro entre discentes no Laboratório de Recursos Terapêuticos, a valorização da ‘atividade’ para a ação profissional do terapeuta ocupacional, a apropriação de técnicas e sua exploração para diferentes fins, a ampliação do repertório de atividades e uma maior integração entre os alunos de graduação. Conclui-se que a oferta de espaços de experimentação cria condições potentes para a formação dos estudantes, ampliando possibilidades criativas e de maior engajamento entre pares e com o curso. Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2018-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/174910.4322/2526-8910.ctoRE0998Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 26 No. 1 (2018); 219-224Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 26 Núm. 1 (2018); 219-224Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 26 n. 1 (2018); 219-2242526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1749/958https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1749/971https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorba, Patrícia Leme de OliveiraSavani, Ana Carolina CostaSousa, Paloma Greicy Ferreira deMedeiros, Victor Hugo RodriguesJurdi, Andrea Perosa Saigh2022-04-20T20:22:18Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1749Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:22:18Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities |
title |
Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities |
spellingShingle |
Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities Borba, Patrícia Leme de Oliveira |
title_short |
Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities |
title_full |
Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities |
title_fullStr |
Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities |
title_full_unstemmed |
Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities |
title_sort |
Espaços de experimentação: potência do encontro, do fazer e a ampliação do repertório de atividades/Experimentation spaces: power of meeting, doing and the enlargement of repertory of activities |
author |
Borba, Patrícia Leme de Oliveira |
author_facet |
Borba, Patrícia Leme de Oliveira Savani, Ana Carolina Costa Sousa, Paloma Greicy Ferreira de Medeiros, Victor Hugo Rodrigues Jurdi, Andrea Perosa Saigh |
author_role |
author |
author2 |
Savani, Ana Carolina Costa Sousa, Paloma Greicy Ferreira de Medeiros, Victor Hugo Rodrigues Jurdi, Andrea Perosa Saigh |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borba, Patrícia Leme de Oliveira Savani, Ana Carolina Costa Sousa, Paloma Greicy Ferreira de Medeiros, Victor Hugo Rodrigues Jurdi, Andrea Perosa Saigh |
description |
O presente artigo relata o processo vivido e refletido do projeto de monitoria do curso de terapia ocupacional da UNIFESP, Campus Baixada Santista. Tal projeto elegeu o campo da experimentação das atividades e recursos como uma forma de ampliar e integrar os conhecimentos e os conteúdos adquiridos ao longo da formação acadêmica. A dinâmica vivida pautava-se em uma perspectiva ativa dos discentes no processo de experimentação, e conjuntamente ao grupo trabalhavam desde aspectos de como eram afetados pelo encontro e como poderiam trabalhar, a partir daquele recurso, com diferentes públicos. Os principais resultados em torno dessa ação foram: a cultura do encontro entre discentes no Laboratório de Recursos Terapêuticos, a valorização da ‘atividade’ para a ação profissional do terapeuta ocupacional, a apropriação de técnicas e sua exploração para diferentes fins, a ampliação do repertório de atividades e uma maior integração entre os alunos de graduação. Conclui-se que a oferta de espaços de experimentação cria condições potentes para a formação dos estudantes, ampliando possibilidades criativas e de maior engajamento entre pares e com o curso. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1749 10.4322/2526-8910.ctoRE0998 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1749 |
identifier_str_mv |
10.4322/2526-8910.ctoRE0998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1749/958 https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1749/971 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 26 No. 1 (2018); 219-224 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 26 Núm. 1 (2018); 219-224 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 26 n. 1 (2018); 219-224 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688316873670656 |