Resumos de Dissertações e Teses: Construindo-se como terapeuta ocupacional: da "pré-história" das concepções sobre o deficiente à possibilidade de ressignificação da deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AKASHI, L.T
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/235
Resumo: Este é um estudo sobre alunos de terapia ocupacional e seu primeiro contato com o paciente. Partindo de questões relativas a preconceito, estereótipos e estigma, esta pesquisa procurou, de forma sistemática, estudar, através das "bagagens" trazidas pelos alunos, suas atitudes e reações emocionais em relação à pessoa com deficiência, pressupondo-se que algumas delas poderiam interferir no processo de ensino-aprendizagem e, possivelmente, na futura atuação profissional. Assim, o objetivo do estudo foi verificar o que traziam consigo, cultural e emocionalmente, em relação ao paciente e ao seu papel de terapeuta. Para tal foi feita uma pesquisa qualitativa envolvendo 18  participantes, que teve como instrumento de coleta de dados de recursos verbais e não verbais, isto é, foram utilizadas atividades de jogos e modelagens em argila para a representação do que entendiam por paciente e terapeuta, antes e após o contato com aquele. A análise dos dados foi interpretativa, no sentido de procurar os significados que emergiam através  das imagens e das verbalizações sobre as mesmas, tendo sido feita uma leitura coletiva e uma individual de cada participante. Os resultados obtidos desvelam uma rede de significações e mostram o caminhar , de uma certa forma difícil, dos alunos na formação do seu papel profissional. Caminhar que envolve tanto as questões profissionais , em si, como pessoais e sociais, mas numa grande mobilização para fazer o melhor possível, procurando superar as barreiras individuais  também, uma vez que a "bagagem" que cada um traz consigo para a escola tem significados que podem interferir no ensino-aprendizagem, havendo, pois, muito a ser elaborado para um melhor aproveitamento do processo. Para isso, porém, é preciso considerar essa "bagagem" prévia, reconhecendo, entendendo e renomeando o que antes era familiar, numa possível reinterpretação para, então, facilitar a re(encorporação), re(incorporação) de todas essas informações que passarão a constituir, agora sim, um conhecimento.
id UFSCAR-1_2e78fb8c7290826278b2029d6de5e5dc
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/235
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Resumos de Dissertações e Teses: Construindo-se como terapeuta ocupacional: da "pré-história" das concepções sobre o deficiente à possibilidade de ressignificação da deficiênciaEste é um estudo sobre alunos de terapia ocupacional e seu primeiro contato com o paciente. Partindo de questões relativas a preconceito, estereótipos e estigma, esta pesquisa procurou, de forma sistemática, estudar, através das "bagagens" trazidas pelos alunos, suas atitudes e reações emocionais em relação à pessoa com deficiência, pressupondo-se que algumas delas poderiam interferir no processo de ensino-aprendizagem e, possivelmente, na futura atuação profissional. Assim, o objetivo do estudo foi verificar o que traziam consigo, cultural e emocionalmente, em relação ao paciente e ao seu papel de terapeuta. Para tal foi feita uma pesquisa qualitativa envolvendo 18  participantes, que teve como instrumento de coleta de dados de recursos verbais e não verbais, isto é, foram utilizadas atividades de jogos e modelagens em argila para a representação do que entendiam por paciente e terapeuta, antes e após o contato com aquele. A análise dos dados foi interpretativa, no sentido de procurar os significados que emergiam através  das imagens e das verbalizações sobre as mesmas, tendo sido feita uma leitura coletiva e uma individual de cada participante. Os resultados obtidos desvelam uma rede de significações e mostram o caminhar , de uma certa forma difícil, dos alunos na formação do seu papel profissional. Caminhar que envolve tanto as questões profissionais , em si, como pessoais e sociais, mas numa grande mobilização para fazer o melhor possível, procurando superar as barreiras individuais  também, uma vez que a "bagagem" que cada um traz consigo para a escola tem significados que podem interferir no ensino-aprendizagem, havendo, pois, muito a ser elaborado para um melhor aproveitamento do processo. Para isso, porém, é preciso considerar essa "bagagem" prévia, reconhecendo, entendendo e renomeando o que antes era familiar, numa possível reinterpretação para, então, facilitar a re(encorporação), re(incorporação) de todas essas informações que passarão a constituir, agora sim, um conhecimento.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/235Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 9 No. 1 (2001)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 9 Núm. 1 (2001)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 9 n. 1 (2001)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/235/189AKASHI, L.Tinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:41:09Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/235Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:41:09Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Resumos de Dissertações e Teses: Construindo-se como terapeuta ocupacional: da "pré-história" das concepções sobre o deficiente à possibilidade de ressignificação da deficiência
title Resumos de Dissertações e Teses: Construindo-se como terapeuta ocupacional: da "pré-história" das concepções sobre o deficiente à possibilidade de ressignificação da deficiência
spellingShingle Resumos de Dissertações e Teses: Construindo-se como terapeuta ocupacional: da "pré-história" das concepções sobre o deficiente à possibilidade de ressignificação da deficiência
AKASHI, L.T
title_short Resumos de Dissertações e Teses: Construindo-se como terapeuta ocupacional: da "pré-história" das concepções sobre o deficiente à possibilidade de ressignificação da deficiência
title_full Resumos de Dissertações e Teses: Construindo-se como terapeuta ocupacional: da "pré-história" das concepções sobre o deficiente à possibilidade de ressignificação da deficiência
title_fullStr Resumos de Dissertações e Teses: Construindo-se como terapeuta ocupacional: da "pré-história" das concepções sobre o deficiente à possibilidade de ressignificação da deficiência
title_full_unstemmed Resumos de Dissertações e Teses: Construindo-se como terapeuta ocupacional: da "pré-história" das concepções sobre o deficiente à possibilidade de ressignificação da deficiência
title_sort Resumos de Dissertações e Teses: Construindo-se como terapeuta ocupacional: da "pré-história" das concepções sobre o deficiente à possibilidade de ressignificação da deficiência
author AKASHI, L.T
author_facet AKASHI, L.T
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv AKASHI, L.T
description Este é um estudo sobre alunos de terapia ocupacional e seu primeiro contato com o paciente. Partindo de questões relativas a preconceito, estereótipos e estigma, esta pesquisa procurou, de forma sistemática, estudar, através das "bagagens" trazidas pelos alunos, suas atitudes e reações emocionais em relação à pessoa com deficiência, pressupondo-se que algumas delas poderiam interferir no processo de ensino-aprendizagem e, possivelmente, na futura atuação profissional. Assim, o objetivo do estudo foi verificar o que traziam consigo, cultural e emocionalmente, em relação ao paciente e ao seu papel de terapeuta. Para tal foi feita uma pesquisa qualitativa envolvendo 18  participantes, que teve como instrumento de coleta de dados de recursos verbais e não verbais, isto é, foram utilizadas atividades de jogos e modelagens em argila para a representação do que entendiam por paciente e terapeuta, antes e após o contato com aquele. A análise dos dados foi interpretativa, no sentido de procurar os significados que emergiam através  das imagens e das verbalizações sobre as mesmas, tendo sido feita uma leitura coletiva e uma individual de cada participante. Os resultados obtidos desvelam uma rede de significações e mostram o caminhar , de uma certa forma difícil, dos alunos na formação do seu papel profissional. Caminhar que envolve tanto as questões profissionais , em si, como pessoais e sociais, mas numa grande mobilização para fazer o melhor possível, procurando superar as barreiras individuais  também, uma vez que a "bagagem" que cada um traz consigo para a escola tem significados que podem interferir no ensino-aprendizagem, havendo, pois, muito a ser elaborado para um melhor aproveitamento do processo. Para isso, porém, é preciso considerar essa "bagagem" prévia, reconhecendo, entendendo e renomeando o que antes era familiar, numa possível reinterpretação para, então, facilitar a re(encorporação), re(incorporação) de todas essas informações que passarão a constituir, agora sim, um conhecimento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/235
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/235/189
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 9 No. 1 (2001)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 9 Núm. 1 (2001)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 9 n. 1 (2001)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688313941852160