SUPORTE INFORMATIVO PARA EDUCADORES DE CRECHE: RISCO E PROTEÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINHEIRO, RAQUEL CRISTINA
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: MARTINEZ, CLÁUDIA MARIA SIMÕES, PAMPLIN, RENATA CHRISTIAN DE OLIVEIRA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/348
Resumo: A prevenção da ocorrência de condições que produzem problemas na primeira infância constitui-se em ação prioritária nos campos da educação e da saúde. Como estratégias de prevenção têm-se os investimentos a partir dos contextos de vida diária dos bebês nos momentos iniciais de sua vida configurando-se em situações oportunas para a detecção e intervenção precoce. Frente às necessidades geradas pela entrada da mulher no mercado de trabalho e consequente limitação de seu tempo para se dedicar aos cuidados com a casa e com os filhos, a creche tornou-se um local propício para o desenvolvimento da criança e uma opção para os cuidados dos filhos de mães trabalhadoras. Ao lado do contexto familiar, essa instituição contitui-se em um outro importante ambiente de desenvolvimento infantil e que ganha destaque na área de intervenção precoce. O presente estudo tem por objetivo apresentar o conteúdo de um material informativo que visa fornecer suporte aos educadores de creche sobre os marcos do desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida, fatores de risco e mecanismos de proteção. Para tal finalidade foram realizadas entrevistas com seis diferentes profissionais da área da Saúde com experiência acadêmica e profissional no Estado de São Paulo sobre os referidos temas. Para análise dos dados foram realizadas gravações das entrevistas em vídeo e posteriormente uma análise dos discursos, categorizando-as de acordo com o objetivo do trabalho. Como resultado, foi elaborado um DVD dirigido para educadores de creche, na perspectiva de que estes possam atuar na esfera do desenvolvimento infantil por meio da detecção precoce de possíveis riscos ao desenvolvimento.
id UFSCAR-1_35e595a5382f080c0a0ea2b34e07c14d
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/348
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling SUPORTE INFORMATIVO PARA EDUCADORES DE CRECHE: RISCO E PROTEÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDAA prevenção da ocorrência de condições que produzem problemas na primeira infância constitui-se em ação prioritária nos campos da educação e da saúde. Como estratégias de prevenção têm-se os investimentos a partir dos contextos de vida diária dos bebês nos momentos iniciais de sua vida configurando-se em situações oportunas para a detecção e intervenção precoce. Frente às necessidades geradas pela entrada da mulher no mercado de trabalho e consequente limitação de seu tempo para se dedicar aos cuidados com a casa e com os filhos, a creche tornou-se um local propício para o desenvolvimento da criança e uma opção para os cuidados dos filhos de mães trabalhadoras. Ao lado do contexto familiar, essa instituição contitui-se em um outro importante ambiente de desenvolvimento infantil e que ganha destaque na área de intervenção precoce. O presente estudo tem por objetivo apresentar o conteúdo de um material informativo que visa fornecer suporte aos educadores de creche sobre os marcos do desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida, fatores de risco e mecanismos de proteção. Para tal finalidade foram realizadas entrevistas com seis diferentes profissionais da área da Saúde com experiência acadêmica e profissional no Estado de São Paulo sobre os referidos temas. Para análise dos dados foram realizadas gravações das entrevistas em vídeo e posteriormente uma análise dos discursos, categorizando-as de acordo com o objetivo do trabalho. Como resultado, foi elaborado um DVD dirigido para educadores de creche, na perspectiva de que estes possam atuar na esfera do desenvolvimento infantil por meio da detecção precoce de possíveis riscos ao desenvolvimento.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/348Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 18 No. 2 (2010)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 18 Núm. 2 (2010)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 18 n. 2 (2010)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/348/288PINHEIRO, RAQUEL CRISTINAMARTINEZ, CLÁUDIA MARIA SIMÕESPAMPLIN, RENATA CHRISTIAN DE OLIVEIRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:30:08Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/348Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:30:08Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv SUPORTE INFORMATIVO PARA EDUCADORES DE CRECHE: RISCO E PROTEÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
title SUPORTE INFORMATIVO PARA EDUCADORES DE CRECHE: RISCO E PROTEÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
spellingShingle SUPORTE INFORMATIVO PARA EDUCADORES DE CRECHE: RISCO E PROTEÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
PINHEIRO, RAQUEL CRISTINA
title_short SUPORTE INFORMATIVO PARA EDUCADORES DE CRECHE: RISCO E PROTEÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
title_full SUPORTE INFORMATIVO PARA EDUCADORES DE CRECHE: RISCO E PROTEÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
title_fullStr SUPORTE INFORMATIVO PARA EDUCADORES DE CRECHE: RISCO E PROTEÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
title_full_unstemmed SUPORTE INFORMATIVO PARA EDUCADORES DE CRECHE: RISCO E PROTEÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
title_sort SUPORTE INFORMATIVO PARA EDUCADORES DE CRECHE: RISCO E PROTEÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
author PINHEIRO, RAQUEL CRISTINA
author_facet PINHEIRO, RAQUEL CRISTINA
MARTINEZ, CLÁUDIA MARIA SIMÕES
PAMPLIN, RENATA CHRISTIAN DE OLIVEIRA
author_role author
author2 MARTINEZ, CLÁUDIA MARIA SIMÕES
PAMPLIN, RENATA CHRISTIAN DE OLIVEIRA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PINHEIRO, RAQUEL CRISTINA
MARTINEZ, CLÁUDIA MARIA SIMÕES
PAMPLIN, RENATA CHRISTIAN DE OLIVEIRA
description A prevenção da ocorrência de condições que produzem problemas na primeira infância constitui-se em ação prioritária nos campos da educação e da saúde. Como estratégias de prevenção têm-se os investimentos a partir dos contextos de vida diária dos bebês nos momentos iniciais de sua vida configurando-se em situações oportunas para a detecção e intervenção precoce. Frente às necessidades geradas pela entrada da mulher no mercado de trabalho e consequente limitação de seu tempo para se dedicar aos cuidados com a casa e com os filhos, a creche tornou-se um local propício para o desenvolvimento da criança e uma opção para os cuidados dos filhos de mães trabalhadoras. Ao lado do contexto familiar, essa instituição contitui-se em um outro importante ambiente de desenvolvimento infantil e que ganha destaque na área de intervenção precoce. O presente estudo tem por objetivo apresentar o conteúdo de um material informativo que visa fornecer suporte aos educadores de creche sobre os marcos do desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida, fatores de risco e mecanismos de proteção. Para tal finalidade foram realizadas entrevistas com seis diferentes profissionais da área da Saúde com experiência acadêmica e profissional no Estado de São Paulo sobre os referidos temas. Para análise dos dados foram realizadas gravações das entrevistas em vídeo e posteriormente uma análise dos discursos, categorizando-as de acordo com o objetivo do trabalho. Como resultado, foi elaborado um DVD dirigido para educadores de creche, na perspectiva de que estes possam atuar na esfera do desenvolvimento infantil por meio da detecção precoce de possíveis riscos ao desenvolvimento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/348
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/348
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/348/288
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 18 No. 2 (2010)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 18 Núm. 2 (2010)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 18 n. 2 (2010)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688314397982720