SUPORTE INFORMATIVO PARA EDUCADORES DE CRECHE: RISCO E PROTEÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/348 |
Resumo: | A prevenção da ocorrência de condições que produzem problemas na primeira infância constitui-se em ação prioritária nos campos da educação e da saúde. Como estratégias de prevenção têm-se os investimentos a partir dos contextos de vida diária dos bebês nos momentos iniciais de sua vida configurando-se em situações oportunas para a detecção e intervenção precoce. Frente às necessidades geradas pela entrada da mulher no mercado de trabalho e consequente limitação de seu tempo para se dedicar aos cuidados com a casa e com os filhos, a creche tornou-se um local propício para o desenvolvimento da criança e uma opção para os cuidados dos filhos de mães trabalhadoras. Ao lado do contexto familiar, essa instituição contitui-se em um outro importante ambiente de desenvolvimento infantil e que ganha destaque na área de intervenção precoce. O presente estudo tem por objetivo apresentar o conteúdo de um material informativo que visa fornecer suporte aos educadores de creche sobre os marcos do desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida, fatores de risco e mecanismos de proteção. Para tal finalidade foram realizadas entrevistas com seis diferentes profissionais da área da Saúde com experiência acadêmica e profissional no Estado de São Paulo sobre os referidos temas. Para análise dos dados foram realizadas gravações das entrevistas em vídeo e posteriormente uma análise dos discursos, categorizando-as de acordo com o objetivo do trabalho. Como resultado, foi elaborado um DVD dirigido para educadores de creche, na perspectiva de que estes possam atuar na esfera do desenvolvimento infantil por meio da detecção precoce de possíveis riscos ao desenvolvimento. |
id |
UFSCAR-1_35e595a5382f080c0a0ea2b34e07c14d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/348 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
SUPORTE INFORMATIVO PARA EDUCADORES DE CRECHE: RISCO E PROTEÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDAA prevenção da ocorrência de condições que produzem problemas na primeira infância constitui-se em ação prioritária nos campos da educação e da saúde. Como estratégias de prevenção têm-se os investimentos a partir dos contextos de vida diária dos bebês nos momentos iniciais de sua vida configurando-se em situações oportunas para a detecção e intervenção precoce. Frente às necessidades geradas pela entrada da mulher no mercado de trabalho e consequente limitação de seu tempo para se dedicar aos cuidados com a casa e com os filhos, a creche tornou-se um local propício para o desenvolvimento da criança e uma opção para os cuidados dos filhos de mães trabalhadoras. Ao lado do contexto familiar, essa instituição contitui-se em um outro importante ambiente de desenvolvimento infantil e que ganha destaque na área de intervenção precoce. O presente estudo tem por objetivo apresentar o conteúdo de um material informativo que visa fornecer suporte aos educadores de creche sobre os marcos do desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida, fatores de risco e mecanismos de proteção. Para tal finalidade foram realizadas entrevistas com seis diferentes profissionais da área da Saúde com experiência acadêmica e profissional no Estado de São Paulo sobre os referidos temas. Para análise dos dados foram realizadas gravações das entrevistas em vídeo e posteriormente uma análise dos discursos, categorizando-as de acordo com o objetivo do trabalho. Como resultado, foi elaborado um DVD dirigido para educadores de creche, na perspectiva de que estes possam atuar na esfera do desenvolvimento infantil por meio da detecção precoce de possíveis riscos ao desenvolvimento.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/348Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 18 No. 2 (2010)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 18 Núm. 2 (2010)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 18 n. 2 (2010)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/348/288PINHEIRO, RAQUEL CRISTINAMARTINEZ, CLÁUDIA MARIA SIMÕESPAMPLIN, RENATA CHRISTIAN DE OLIVEIRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:30:08Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/348Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:30:08Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SUPORTE INFORMATIVO PARA EDUCADORES DE CRECHE: RISCO E PROTEÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA |
title |
SUPORTE INFORMATIVO PARA EDUCADORES DE CRECHE: RISCO E PROTEÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA |
spellingShingle |
SUPORTE INFORMATIVO PARA EDUCADORES DE CRECHE: RISCO E PROTEÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA PINHEIRO, RAQUEL CRISTINA |
title_short |
SUPORTE INFORMATIVO PARA EDUCADORES DE CRECHE: RISCO E PROTEÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA |
title_full |
SUPORTE INFORMATIVO PARA EDUCADORES DE CRECHE: RISCO E PROTEÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA |
title_fullStr |
SUPORTE INFORMATIVO PARA EDUCADORES DE CRECHE: RISCO E PROTEÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA |
title_full_unstemmed |
SUPORTE INFORMATIVO PARA EDUCADORES DE CRECHE: RISCO E PROTEÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA |
title_sort |
SUPORTE INFORMATIVO PARA EDUCADORES DE CRECHE: RISCO E PROTEÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA |
author |
PINHEIRO, RAQUEL CRISTINA |
author_facet |
PINHEIRO, RAQUEL CRISTINA MARTINEZ, CLÁUDIA MARIA SIMÕES PAMPLIN, RENATA CHRISTIAN DE OLIVEIRA |
author_role |
author |
author2 |
MARTINEZ, CLÁUDIA MARIA SIMÕES PAMPLIN, RENATA CHRISTIAN DE OLIVEIRA |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PINHEIRO, RAQUEL CRISTINA MARTINEZ, CLÁUDIA MARIA SIMÕES PAMPLIN, RENATA CHRISTIAN DE OLIVEIRA |
description |
A prevenção da ocorrência de condições que produzem problemas na primeira infância constitui-se em ação prioritária nos campos da educação e da saúde. Como estratégias de prevenção têm-se os investimentos a partir dos contextos de vida diária dos bebês nos momentos iniciais de sua vida configurando-se em situações oportunas para a detecção e intervenção precoce. Frente às necessidades geradas pela entrada da mulher no mercado de trabalho e consequente limitação de seu tempo para se dedicar aos cuidados com a casa e com os filhos, a creche tornou-se um local propício para o desenvolvimento da criança e uma opção para os cuidados dos filhos de mães trabalhadoras. Ao lado do contexto familiar, essa instituição contitui-se em um outro importante ambiente de desenvolvimento infantil e que ganha destaque na área de intervenção precoce. O presente estudo tem por objetivo apresentar o conteúdo de um material informativo que visa fornecer suporte aos educadores de creche sobre os marcos do desenvolvimento infantil no primeiro ano de vida, fatores de risco e mecanismos de proteção. Para tal finalidade foram realizadas entrevistas com seis diferentes profissionais da área da Saúde com experiência acadêmica e profissional no Estado de São Paulo sobre os referidos temas. Para análise dos dados foram realizadas gravações das entrevistas em vídeo e posteriormente uma análise dos discursos, categorizando-as de acordo com o objetivo do trabalho. Como resultado, foi elaborado um DVD dirigido para educadores de creche, na perspectiva de que estes possam atuar na esfera do desenvolvimento infantil por meio da detecção precoce de possíveis riscos ao desenvolvimento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/348 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/348 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/348/288 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 18 No. 2 (2010) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 18 Núm. 2 (2010) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 18 n. 2 (2010) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688314397982720 |