O brincar nos primeiros três anos de vida: um estudo em contexto de creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões de Oliveira, Keilla Rebeka
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Braz Aquino, Fabíola de Sousa, Ribeiro Salomão, Nádia Maria, Fernandes de Melo, Clara Raíssa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia em Revista (Online)
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N1P15
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar as modalidades do brincarde crianças em contexto de creche, discutindo sua importância para odesenvolvimento infantil e a participação do adulto nos momentos debrincadeira. Participaram do estudo 9 crianças entre 1 e 3 anos de vidae 13 educadoras de três instituições de educação infantil. As interaçõesvideogravadas foram transcritas e analisadas qualitativamente por meioda descrição das interações entre as crianças, com os brinquedos e com aseducadoras. Os resultados encontrados indicam que o brincar exploratóriofoi mais observado no grupo de crianças de 1 ano, enquanto o simbólicofoi observado nos grupos de 2 e 3 anos. Verificou-se pouca participaçãodas educadoras nas interações, principalmente com as crianças de 2 e 3anos. Ressalta-se a necessidade da construção de espaços facilitadores deinterações sociais que reconheçam a importância do contexto e da cultura,consideradas favorecedoras de aprendizado e desenvolvimento.
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