O brincar nos primeiros três anos de vida: um estudo em contexto de creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia em Revista (Online) |
Texto Completo: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N1P15 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo identificar as modalidades do brincarde crianças em contexto de creche, discutindo sua importância para odesenvolvimento infantil e a participação do adulto nos momentos debrincadeira. Participaram do estudo 9 crianças entre 1 e 3 anos de vidae 13 educadoras de três instituições de educação infantil. As interaçõesvideogravadas foram transcritas e analisadas qualitativamente por meioda descrição das interações entre as crianças, com os brinquedos e com aseducadoras. Os resultados encontrados indicam que o brincar exploratóriofoi mais observado no grupo de crianças de 1 ano, enquanto o simbólicofoi observado nos grupos de 2 e 3 anos. Verificou-se pouca participaçãodas educadoras nas interações, principalmente com as crianças de 2 e 3anos. Ressalta-se a necessidade da construção de espaços facilitadores deinterações sociais que reconheçam a importância do contexto e da cultura,consideradas favorecedoras de aprendizado e desenvolvimento. |
id |
PUC_MG-3_0b1cd3b63db17926393096bb5d4bea66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5474 |
network_acronym_str |
PUC_MG-3 |
network_name_str |
Psicologia em Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O brincar nos primeiros três anos de vida: um estudo em contexto de crecheEste estudo teve como objetivo identificar as modalidades do brincarde crianças em contexto de creche, discutindo sua importância para odesenvolvimento infantil e a participação do adulto nos momentos debrincadeira. Participaram do estudo 9 crianças entre 1 e 3 anos de vidae 13 educadoras de três instituições de educação infantil. As interaçõesvideogravadas foram transcritas e analisadas qualitativamente por meioda descrição das interações entre as crianças, com os brinquedos e com aseducadoras. Os resultados encontrados indicam que o brincar exploratóriofoi mais observado no grupo de crianças de 1 ano, enquanto o simbólicofoi observado nos grupos de 2 e 3 anos. Verificou-se pouca participaçãodas educadoras nas interações, principalmente com as crianças de 2 e 3anos. Ressalta-se a necessidade da construção de espaços facilitadores deinterações sociais que reconheçam a importância do contexto e da cultura,consideradas favorecedoras de aprendizado e desenvolvimento.Editora PUC Minas2016-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/mswordhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N1P1510.5752/P.1678-9523.2015V21N1P15Psicologia em Revista; v. 21 n. 1 (2015): Psicologia em Revista; 15-361678-95631677-1168reponame:Psicologia em Revista (Online)instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC MINASporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N1P15/8851http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N1P15/15408Simões de Oliveira, Keilla RebekaBraz Aquino, Fabíola de SousaRibeiro Salomão, Nádia MariaFernandes de Melo, Clara Raíssainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-26T10:20:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5474Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevistaPRIhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/oaipsirevista@pucminas.br1678-95631677-1168opendoar:2016-04-26T10:20:16Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O brincar nos primeiros três anos de vida: um estudo em contexto de creche |
title |
O brincar nos primeiros três anos de vida: um estudo em contexto de creche |
spellingShingle |
O brincar nos primeiros três anos de vida: um estudo em contexto de creche Simões de Oliveira, Keilla Rebeka |
title_short |
O brincar nos primeiros três anos de vida: um estudo em contexto de creche |
title_full |
O brincar nos primeiros três anos de vida: um estudo em contexto de creche |
title_fullStr |
O brincar nos primeiros três anos de vida: um estudo em contexto de creche |
title_full_unstemmed |
O brincar nos primeiros três anos de vida: um estudo em contexto de creche |
title_sort |
O brincar nos primeiros três anos de vida: um estudo em contexto de creche |
author |
Simões de Oliveira, Keilla Rebeka |
author_facet |
Simões de Oliveira, Keilla Rebeka Braz Aquino, Fabíola de Sousa Ribeiro Salomão, Nádia Maria Fernandes de Melo, Clara Raíssa |
author_role |
author |
author2 |
Braz Aquino, Fabíola de Sousa Ribeiro Salomão, Nádia Maria Fernandes de Melo, Clara Raíssa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões de Oliveira, Keilla Rebeka Braz Aquino, Fabíola de Sousa Ribeiro Salomão, Nádia Maria Fernandes de Melo, Clara Raíssa |
description |
Este estudo teve como objetivo identificar as modalidades do brincarde crianças em contexto de creche, discutindo sua importância para odesenvolvimento infantil e a participação do adulto nos momentos debrincadeira. Participaram do estudo 9 crianças entre 1 e 3 anos de vidae 13 educadoras de três instituições de educação infantil. As interaçõesvideogravadas foram transcritas e analisadas qualitativamente por meioda descrição das interações entre as crianças, com os brinquedos e com aseducadoras. Os resultados encontrados indicam que o brincar exploratóriofoi mais observado no grupo de crianças de 1 ano, enquanto o simbólicofoi observado nos grupos de 2 e 3 anos. Verificou-se pouca participaçãodas educadoras nas interações, principalmente com as crianças de 2 e 3anos. Ressalta-se a necessidade da construção de espaços facilitadores deinterações sociais que reconheçam a importância do contexto e da cultura,consideradas favorecedoras de aprendizado e desenvolvimento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N1P15 10.5752/P.1678-9523.2015V21N1P15 |
url |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N1P15 |
identifier_str_mv |
10.5752/P.1678-9523.2015V21N1P15 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N1P15/8851 http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/P.1678-9523.2015V21N1P15/15408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora PUC Minas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia em Revista; v. 21 n. 1 (2015): Psicologia em Revista; 15-36 1678-9563 1677-1168 reponame:Psicologia em Revista (Online) instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) instacron:PUC MINAS |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
instacron_str |
PUC MINAS |
institution |
PUC MINAS |
reponame_str |
Psicologia em Revista (Online) |
collection |
Psicologia em Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia em Revista (Online) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) |
repository.mail.fl_str_mv |
psirevista@pucminas.br |
_version_ |
1797688272679337984 |