TERAPIA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR NA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rey, Bruneta
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ferreira, Claudia L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/240
Resumo: Esse trabalho procura demonstrar a importância da interdisciplinaridade na facilitação do explorar da criança portadora de múltipla deficiência (paralisia cerebral e deficiência auditiva), favorecendo a evolução do processo cognitivo, lingüístico e psicossocial. Além disso, procura tecer considerações sobre a importância da avaliação e intervenção numa visão global da criança. Para tanto, aborda aspectos relacionados às alterações sensório–motoras da criança portadora de paralisia cerebral do tipo atetóide, suas implicações nas oportunidades de exploração adequada do meio e as conseqüências significativas da deficiência auditiva como fator associado neste quadro, levando-se em conta o desenvolvimento global da criança. Através do relato de um caso, procura discutir o quanto o atendimento terapêutico realizado conjuntamente por terapeuta ocupacional e fonoaudióloga, favorecendo o explorar adequado do meio, pode trazer de benefícios para a evolução da criança em todas as áreas do desenvolvimento. 
id UFSCAR-1_42b33edcdc04c4968d11d2d8fac96289
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/240
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling TERAPIA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR NA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIAEsse trabalho procura demonstrar a importância da interdisciplinaridade na facilitação do explorar da criança portadora de múltipla deficiência (paralisia cerebral e deficiência auditiva), favorecendo a evolução do processo cognitivo, lingüístico e psicossocial. Além disso, procura tecer considerações sobre a importância da avaliação e intervenção numa visão global da criança. Para tanto, aborda aspectos relacionados às alterações sensório–motoras da criança portadora de paralisia cerebral do tipo atetóide, suas implicações nas oportunidades de exploração adequada do meio e as conseqüências significativas da deficiência auditiva como fator associado neste quadro, levando-se em conta o desenvolvimento global da criança. Através do relato de um caso, procura discutir o quanto o atendimento terapêutico realizado conjuntamente por terapeuta ocupacional e fonoaudióloga, favorecendo o explorar adequado do meio, pode trazer de benefícios para a evolução da criança em todas as áreas do desenvolvimento. Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/240Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 8 No. 2 (2000)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 8 Núm. 2 (2000)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 8 n. 2 (2000)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/240/193Rey, BrunetaFerreira, Claudia L.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:41:29Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/240Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:41:29Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv TERAPIA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR NA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA
title TERAPIA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR NA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA
spellingShingle TERAPIA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR NA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA
Rey, Bruneta
title_short TERAPIA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR NA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA
title_full TERAPIA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR NA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA
title_fullStr TERAPIA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR NA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA
title_full_unstemmed TERAPIA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR NA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA
title_sort TERAPIA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR NA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA
author Rey, Bruneta
author_facet Rey, Bruneta
Ferreira, Claudia L.
author_role author
author2 Ferreira, Claudia L.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rey, Bruneta
Ferreira, Claudia L.
description Esse trabalho procura demonstrar a importância da interdisciplinaridade na facilitação do explorar da criança portadora de múltipla deficiência (paralisia cerebral e deficiência auditiva), favorecendo a evolução do processo cognitivo, lingüístico e psicossocial. Além disso, procura tecer considerações sobre a importância da avaliação e intervenção numa visão global da criança. Para tanto, aborda aspectos relacionados às alterações sensório–motoras da criança portadora de paralisia cerebral do tipo atetóide, suas implicações nas oportunidades de exploração adequada do meio e as conseqüências significativas da deficiência auditiva como fator associado neste quadro, levando-se em conta o desenvolvimento global da criança. Através do relato de um caso, procura discutir o quanto o atendimento terapêutico realizado conjuntamente por terapeuta ocupacional e fonoaudióloga, favorecendo o explorar adequado do meio, pode trazer de benefícios para a evolução da criança em todas as áreas do desenvolvimento. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/240
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/240/193
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 8 No. 2 (2000)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 8 Núm. 2 (2000)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 8 n. 2 (2000)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688313953386496