TERAPIA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR NA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/240 |
Resumo: | Esse trabalho procura demonstrar a importância da interdisciplinaridade na facilitação do explorar da criança portadora de múltipla deficiência (paralisia cerebral e deficiência auditiva), favorecendo a evolução do processo cognitivo, lingüístico e psicossocial. Além disso, procura tecer considerações sobre a importância da avaliação e intervenção numa visão global da criança. Para tanto, aborda aspectos relacionados às alterações sensório–motoras da criança portadora de paralisia cerebral do tipo atetóide, suas implicações nas oportunidades de exploração adequada do meio e as conseqüências significativas da deficiência auditiva como fator associado neste quadro, levando-se em conta o desenvolvimento global da criança. Através do relato de um caso, procura discutir o quanto o atendimento terapêutico realizado conjuntamente por terapeuta ocupacional e fonoaudióloga, favorecendo o explorar adequado do meio, pode trazer de benefícios para a evolução da criança em todas as áreas do desenvolvimento. |
id |
UFSCAR-1_42b33edcdc04c4968d11d2d8fac96289 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/240 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
TERAPIA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR NA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIAEsse trabalho procura demonstrar a importância da interdisciplinaridade na facilitação do explorar da criança portadora de múltipla deficiência (paralisia cerebral e deficiência auditiva), favorecendo a evolução do processo cognitivo, lingüístico e psicossocial. Além disso, procura tecer considerações sobre a importância da avaliação e intervenção numa visão global da criança. Para tanto, aborda aspectos relacionados às alterações sensório–motoras da criança portadora de paralisia cerebral do tipo atetóide, suas implicações nas oportunidades de exploração adequada do meio e as conseqüências significativas da deficiência auditiva como fator associado neste quadro, levando-se em conta o desenvolvimento global da criança. Através do relato de um caso, procura discutir o quanto o atendimento terapêutico realizado conjuntamente por terapeuta ocupacional e fonoaudióloga, favorecendo o explorar adequado do meio, pode trazer de benefícios para a evolução da criança em todas as áreas do desenvolvimento. Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/240Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 8 No. 2 (2000)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 8 Núm. 2 (2000)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 8 n. 2 (2000)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/240/193Rey, BrunetaFerreira, Claudia L.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:41:29Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/240Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:41:29Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TERAPIA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR NA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA |
title |
TERAPIA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR NA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA |
spellingShingle |
TERAPIA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR NA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA Rey, Bruneta |
title_short |
TERAPIA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR NA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA |
title_full |
TERAPIA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR NA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA |
title_fullStr |
TERAPIA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR NA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
TERAPIA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR NA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA |
title_sort |
TERAPIA OCUPACIONAL E FONOAUDIOLOGIA: UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR NA MÚLTIPLA DEFICIÊNCIA |
author |
Rey, Bruneta |
author_facet |
Rey, Bruneta Ferreira, Claudia L. |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Claudia L. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rey, Bruneta Ferreira, Claudia L. |
description |
Esse trabalho procura demonstrar a importância da interdisciplinaridade na facilitação do explorar da criança portadora de múltipla deficiência (paralisia cerebral e deficiência auditiva), favorecendo a evolução do processo cognitivo, lingüístico e psicossocial. Além disso, procura tecer considerações sobre a importância da avaliação e intervenção numa visão global da criança. Para tanto, aborda aspectos relacionados às alterações sensório–motoras da criança portadora de paralisia cerebral do tipo atetóide, suas implicações nas oportunidades de exploração adequada do meio e as conseqüências significativas da deficiência auditiva como fator associado neste quadro, levando-se em conta o desenvolvimento global da criança. Através do relato de um caso, procura discutir o quanto o atendimento terapêutico realizado conjuntamente por terapeuta ocupacional e fonoaudióloga, favorecendo o explorar adequado do meio, pode trazer de benefícios para a evolução da criança em todas as áreas do desenvolvimento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/240 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/240/193 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 8 No. 2 (2000) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 8 Núm. 2 (2000) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 8 n. 2 (2000) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688313953386496 |