Projeto brincar e contar: a terapia ocupacional na atenção básica em saúde/Project ‘play and tell’: occupational therapy in primary health care

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alcântara, Débora Barbosa e
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Brito, Cristiane Miryam Drumond de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/689
Resumo: Este artigo relata uma experiência de um grupo de contação de histórias e brincar ocorrida nasdependências de uma Unidade Saúde da Família do município de São Carlos, SP. Esse grupo foi constituído a partirda avaliação da terapeuta ocupacional no contexto da atenção básica à saúde de forma ampliada que consideroua vida cotidiana dos envolvidos: as crianças, uma usuária do serviço e a equipe de saúde. Através do olhar daterapia ocupacional para as problemáticas do território foram propostas intervenções que articulavam o cuidadoindividual, o cuidado coletivo e a corresponsabilização da comunidade e da equipe na busca da ressignificação docotidiano desses atores. Trata-se de um exemplo concreto de mudança de paradigma do modelo de saúde existentepara os preceitos da Estratégia Saúde da Família com o envolvimento de usuários e profissionais de várias áreas. Aterapeuta ocupacional identificou diferentes demandas do território: a necessidade de transformação do cotidiano eda rotina de uma usuária, a necessidade de espaços de lazer e brincadeiras para as crianças no território e o desejoda equipe de construir esse espaço através de uma brinquedoteca. A possível junção das realidades cotidianas dausuária, das crianças e da equipe constituiu um projeto de intervenção baseado na visão da clínica ampliada. O“Brincar e Contar” foi capaz de transformar na prática o modelo de atenção à saúde.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.045
id UFSCAR-1_43cc1883c8979eb050d540c0c16845a4
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/689
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Projeto brincar e contar: a terapia ocupacional na atenção básica em saúde/Project ‘play and tell’: occupational therapy in primary health careEste artigo relata uma experiência de um grupo de contação de histórias e brincar ocorrida nasdependências de uma Unidade Saúde da Família do município de São Carlos, SP. Esse grupo foi constituído a partirda avaliação da terapeuta ocupacional no contexto da atenção básica à saúde de forma ampliada que consideroua vida cotidiana dos envolvidos: as crianças, uma usuária do serviço e a equipe de saúde. Através do olhar daterapia ocupacional para as problemáticas do território foram propostas intervenções que articulavam o cuidadoindividual, o cuidado coletivo e a corresponsabilização da comunidade e da equipe na busca da ressignificação docotidiano desses atores. Trata-se de um exemplo concreto de mudança de paradigma do modelo de saúde existentepara os preceitos da Estratégia Saúde da Família com o envolvimento de usuários e profissionais de várias áreas. Aterapeuta ocupacional identificou diferentes demandas do território: a necessidade de transformação do cotidiano eda rotina de uma usuária, a necessidade de espaços de lazer e brincadeiras para as crianças no território e o desejoda equipe de construir esse espaço através de uma brinquedoteca. A possível junção das realidades cotidianas dausuária, das crianças e da equipe constituiu um projeto de intervenção baseado na visão da clínica ampliada. O“Brincar e Contar” foi capaz de transformar na prática o modelo de atenção à saúde.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.045Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2012-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/689Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 20 No. 3 (2012)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 20 Núm. 3 (2012)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 20 n. 3 (2012)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/689/403Alcântara, Débora Barbosa eBrito, Cristiane Miryam Drumond deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:27:27Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/689Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:27:27Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto brincar e contar: a terapia ocupacional na atenção básica em saúde/Project ‘play and tell’: occupational therapy in primary health care
title Projeto brincar e contar: a terapia ocupacional na atenção básica em saúde/Project ‘play and tell’: occupational therapy in primary health care
spellingShingle Projeto brincar e contar: a terapia ocupacional na atenção básica em saúde/Project ‘play and tell’: occupational therapy in primary health care
Alcântara, Débora Barbosa e
title_short Projeto brincar e contar: a terapia ocupacional na atenção básica em saúde/Project ‘play and tell’: occupational therapy in primary health care
title_full Projeto brincar e contar: a terapia ocupacional na atenção básica em saúde/Project ‘play and tell’: occupational therapy in primary health care
title_fullStr Projeto brincar e contar: a terapia ocupacional na atenção básica em saúde/Project ‘play and tell’: occupational therapy in primary health care
title_full_unstemmed Projeto brincar e contar: a terapia ocupacional na atenção básica em saúde/Project ‘play and tell’: occupational therapy in primary health care
title_sort Projeto brincar e contar: a terapia ocupacional na atenção básica em saúde/Project ‘play and tell’: occupational therapy in primary health care
author Alcântara, Débora Barbosa e
author_facet Alcântara, Débora Barbosa e
Brito, Cristiane Miryam Drumond de
author_role author
author2 Brito, Cristiane Miryam Drumond de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alcântara, Débora Barbosa e
Brito, Cristiane Miryam Drumond de
description Este artigo relata uma experiência de um grupo de contação de histórias e brincar ocorrida nasdependências de uma Unidade Saúde da Família do município de São Carlos, SP. Esse grupo foi constituído a partirda avaliação da terapeuta ocupacional no contexto da atenção básica à saúde de forma ampliada que consideroua vida cotidiana dos envolvidos: as crianças, uma usuária do serviço e a equipe de saúde. Através do olhar daterapia ocupacional para as problemáticas do território foram propostas intervenções que articulavam o cuidadoindividual, o cuidado coletivo e a corresponsabilização da comunidade e da equipe na busca da ressignificação docotidiano desses atores. Trata-se de um exemplo concreto de mudança de paradigma do modelo de saúde existentepara os preceitos da Estratégia Saúde da Família com o envolvimento de usuários e profissionais de várias áreas. Aterapeuta ocupacional identificou diferentes demandas do território: a necessidade de transformação do cotidiano eda rotina de uma usuária, a necessidade de espaços de lazer e brincadeiras para as crianças no território e o desejoda equipe de construir esse espaço através de uma brinquedoteca. A possível junção das realidades cotidianas dausuária, das crianças e da equipe constituiu um projeto de intervenção baseado na visão da clínica ampliada. O“Brincar e Contar” foi capaz de transformar na prática o modelo de atenção à saúde.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.045
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/689
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/689/403
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 20 No. 3 (2012)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 20 Núm. 3 (2012)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 20 n. 3 (2012)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688314947436544