Projeto brincar e contar: a terapia ocupacional na atenção básica em saúde/Project ‘play and tell’: occupational therapy in primary health care
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/689 |
Resumo: | Este artigo relata uma experiência de um grupo de contação de histórias e brincar ocorrida nasdependências de uma Unidade Saúde da Família do município de São Carlos, SP. Esse grupo foi constituído a partirda avaliação da terapeuta ocupacional no contexto da atenção básica à saúde de forma ampliada que consideroua vida cotidiana dos envolvidos: as crianças, uma usuária do serviço e a equipe de saúde. Através do olhar daterapia ocupacional para as problemáticas do território foram propostas intervenções que articulavam o cuidadoindividual, o cuidado coletivo e a corresponsabilização da comunidade e da equipe na busca da ressignificação docotidiano desses atores. Trata-se de um exemplo concreto de mudança de paradigma do modelo de saúde existentepara os preceitos da Estratégia Saúde da Família com o envolvimento de usuários e profissionais de várias áreas. Aterapeuta ocupacional identificou diferentes demandas do território: a necessidade de transformação do cotidiano eda rotina de uma usuária, a necessidade de espaços de lazer e brincadeiras para as crianças no território e o desejoda equipe de construir esse espaço através de uma brinquedoteca. A possível junção das realidades cotidianas dausuária, das crianças e da equipe constituiu um projeto de intervenção baseado na visão da clínica ampliada. O“Brincar e Contar” foi capaz de transformar na prática o modelo de atenção à saúde.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.045 |
id |
UFSCAR-1_43cc1883c8979eb050d540c0c16845a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/689 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto brincar e contar: a terapia ocupacional na atenção básica em saúde/Project ‘play and tell’: occupational therapy in primary health careEste artigo relata uma experiência de um grupo de contação de histórias e brincar ocorrida nasdependências de uma Unidade Saúde da Família do município de São Carlos, SP. Esse grupo foi constituído a partirda avaliação da terapeuta ocupacional no contexto da atenção básica à saúde de forma ampliada que consideroua vida cotidiana dos envolvidos: as crianças, uma usuária do serviço e a equipe de saúde. Através do olhar daterapia ocupacional para as problemáticas do território foram propostas intervenções que articulavam o cuidadoindividual, o cuidado coletivo e a corresponsabilização da comunidade e da equipe na busca da ressignificação docotidiano desses atores. Trata-se de um exemplo concreto de mudança de paradigma do modelo de saúde existentepara os preceitos da Estratégia Saúde da Família com o envolvimento de usuários e profissionais de várias áreas. Aterapeuta ocupacional identificou diferentes demandas do território: a necessidade de transformação do cotidiano eda rotina de uma usuária, a necessidade de espaços de lazer e brincadeiras para as crianças no território e o desejoda equipe de construir esse espaço através de uma brinquedoteca. A possível junção das realidades cotidianas dausuária, das crianças e da equipe constituiu um projeto de intervenção baseado na visão da clínica ampliada. O“Brincar e Contar” foi capaz de transformar na prática o modelo de atenção à saúde.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.045Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2012-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/689Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 20 No. 3 (2012)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 20 Núm. 3 (2012)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 20 n. 3 (2012)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/689/403Alcântara, Débora Barbosa eBrito, Cristiane Miryam Drumond deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:27:27Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/689Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:27:27Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto brincar e contar: a terapia ocupacional na atenção básica em saúde/Project ‘play and tell’: occupational therapy in primary health care |
title |
Projeto brincar e contar: a terapia ocupacional na atenção básica em saúde/Project ‘play and tell’: occupational therapy in primary health care |
spellingShingle |
Projeto brincar e contar: a terapia ocupacional na atenção básica em saúde/Project ‘play and tell’: occupational therapy in primary health care Alcântara, Débora Barbosa e |
title_short |
Projeto brincar e contar: a terapia ocupacional na atenção básica em saúde/Project ‘play and tell’: occupational therapy in primary health care |
title_full |
Projeto brincar e contar: a terapia ocupacional na atenção básica em saúde/Project ‘play and tell’: occupational therapy in primary health care |
title_fullStr |
Projeto brincar e contar: a terapia ocupacional na atenção básica em saúde/Project ‘play and tell’: occupational therapy in primary health care |
title_full_unstemmed |
Projeto brincar e contar: a terapia ocupacional na atenção básica em saúde/Project ‘play and tell’: occupational therapy in primary health care |
title_sort |
Projeto brincar e contar: a terapia ocupacional na atenção básica em saúde/Project ‘play and tell’: occupational therapy in primary health care |
author |
Alcântara, Débora Barbosa e |
author_facet |
Alcântara, Débora Barbosa e Brito, Cristiane Miryam Drumond de |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Cristiane Miryam Drumond de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alcântara, Débora Barbosa e Brito, Cristiane Miryam Drumond de |
description |
Este artigo relata uma experiência de um grupo de contação de histórias e brincar ocorrida nasdependências de uma Unidade Saúde da Família do município de São Carlos, SP. Esse grupo foi constituído a partirda avaliação da terapeuta ocupacional no contexto da atenção básica à saúde de forma ampliada que consideroua vida cotidiana dos envolvidos: as crianças, uma usuária do serviço e a equipe de saúde. Através do olhar daterapia ocupacional para as problemáticas do território foram propostas intervenções que articulavam o cuidadoindividual, o cuidado coletivo e a corresponsabilização da comunidade e da equipe na busca da ressignificação docotidiano desses atores. Trata-se de um exemplo concreto de mudança de paradigma do modelo de saúde existentepara os preceitos da Estratégia Saúde da Família com o envolvimento de usuários e profissionais de várias áreas. Aterapeuta ocupacional identificou diferentes demandas do território: a necessidade de transformação do cotidiano eda rotina de uma usuária, a necessidade de espaços de lazer e brincadeiras para as crianças no território e o desejoda equipe de construir esse espaço através de uma brinquedoteca. A possível junção das realidades cotidianas dausuária, das crianças e da equipe constituiu um projeto de intervenção baseado na visão da clínica ampliada. O“Brincar e Contar” foi capaz de transformar na prática o modelo de atenção à saúde.http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.045 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/689 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/689/403 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 20 No. 3 (2012) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 20 Núm. 3 (2012) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 20 n. 3 (2012) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688314947436544 |