INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM CTI PEDIÁTRICO: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GRIGOLATTO, TATIANE
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: CHAVES, GISELI DE FÁTIMA DOS SANTOS, SILVA, MARIANA BALDINI DIAS COSTA, PFEIFER, LUZIA IARA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/131
Resumo: O desenvolvimento infantil é um processo gradativo e complexo. As várias aquisições adquiridas pela criança durante essa fase da vida dependem muito da maturação cerebral e do grau de exposição da criança aos estímulos externos. A avaliação de Terapia Ocupacional concentra-se no desempenho das funções do bebê, observando o processo da ação e suas condições para a sua realização, como os aspectos motores, cognitivos e sensoriais. Esse estudo de caso descreve a intervenção terapêutica Ocupacional em CTI pediátrico, objetivando o desenvolvimento, no bebê, das habilidades necessárias a sua faixa etária, induzindo ações intencionais através de estímulos e adequações posturais e competências sociais de uma criança com sintomas diversos, secundários a uma severa hipóxia. O principal recurso utilizado foi o brincar, utilizando brinquedos industrializados e confeccionados pelas estagiárias, cantigas infantis e instrumentos de estimulação vestibular como prancha de equilíbrio e cadeira de balanço. Foram realizadas 14 intervenções, com periodicidade de duas vezes por semana, com duração média de 45 minutos, durante o 1° semestre de 2005. Apesar de não esclarecido o grau de comprometimento neurológico da criança, evidenciou-se a capacidade de adquirir habilidades e necessidade da interação social em brincadeiras, melhorando sua qualidade de vida, assim como de sua família, características estas intrínseca ao ser humano. A importância deste trabalho reside na melhora significativa da criança e na divulgação da atuação terapêutica ocupacional junto ao CTI pediátrico da Unidade de Emergência de um hospital universitário no interior do estado de São Paulo.
id UFSCAR-1_4f84f7c7216398d0f0ec0c1d848f7a47
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/131
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM CTI PEDIÁTRICO: UM ESTUDO DE CASOO desenvolvimento infantil é um processo gradativo e complexo. As várias aquisições adquiridas pela criança durante essa fase da vida dependem muito da maturação cerebral e do grau de exposição da criança aos estímulos externos. A avaliação de Terapia Ocupacional concentra-se no desempenho das funções do bebê, observando o processo da ação e suas condições para a sua realização, como os aspectos motores, cognitivos e sensoriais. Esse estudo de caso descreve a intervenção terapêutica Ocupacional em CTI pediátrico, objetivando o desenvolvimento, no bebê, das habilidades necessárias a sua faixa etária, induzindo ações intencionais através de estímulos e adequações posturais e competências sociais de uma criança com sintomas diversos, secundários a uma severa hipóxia. O principal recurso utilizado foi o brincar, utilizando brinquedos industrializados e confeccionados pelas estagiárias, cantigas infantis e instrumentos de estimulação vestibular como prancha de equilíbrio e cadeira de balanço. Foram realizadas 14 intervenções, com periodicidade de duas vezes por semana, com duração média de 45 minutos, durante o 1° semestre de 2005. Apesar de não esclarecido o grau de comprometimento neurológico da criança, evidenciou-se a capacidade de adquirir habilidades e necessidade da interação social em brincadeiras, melhorando sua qualidade de vida, assim como de sua família, características estas intrínseca ao ser humano. A importância deste trabalho reside na melhora significativa da criança e na divulgação da atuação terapêutica ocupacional junto ao CTI pediátrico da Unidade de Emergência de um hospital universitário no interior do estado de São Paulo.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/131Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 16 No. 1 (2008)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 16 Núm. 1 (2008)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 16 n. 1 (2008)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/131/90GRIGOLATTO, TATIANECHAVES, GISELI DE FÁTIMA DOS SANTOSSILVA, MARIANA BALDINI DIAS COSTAPFEIFER, LUZIA IARAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:36:05Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/131Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:36:05Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM CTI PEDIÁTRICO: UM ESTUDO DE CASO
title INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM CTI PEDIÁTRICO: UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM CTI PEDIÁTRICO: UM ESTUDO DE CASO
GRIGOLATTO, TATIANE
title_short INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM CTI PEDIÁTRICO: UM ESTUDO DE CASO
title_full INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM CTI PEDIÁTRICO: UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM CTI PEDIÁTRICO: UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM CTI PEDIÁTRICO: UM ESTUDO DE CASO
title_sort INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM CTI PEDIÁTRICO: UM ESTUDO DE CASO
author GRIGOLATTO, TATIANE
author_facet GRIGOLATTO, TATIANE
CHAVES, GISELI DE FÁTIMA DOS SANTOS
SILVA, MARIANA BALDINI DIAS COSTA
PFEIFER, LUZIA IARA
author_role author
author2 CHAVES, GISELI DE FÁTIMA DOS SANTOS
SILVA, MARIANA BALDINI DIAS COSTA
PFEIFER, LUZIA IARA
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GRIGOLATTO, TATIANE
CHAVES, GISELI DE FÁTIMA DOS SANTOS
SILVA, MARIANA BALDINI DIAS COSTA
PFEIFER, LUZIA IARA
description O desenvolvimento infantil é um processo gradativo e complexo. As várias aquisições adquiridas pela criança durante essa fase da vida dependem muito da maturação cerebral e do grau de exposição da criança aos estímulos externos. A avaliação de Terapia Ocupacional concentra-se no desempenho das funções do bebê, observando o processo da ação e suas condições para a sua realização, como os aspectos motores, cognitivos e sensoriais. Esse estudo de caso descreve a intervenção terapêutica Ocupacional em CTI pediátrico, objetivando o desenvolvimento, no bebê, das habilidades necessárias a sua faixa etária, induzindo ações intencionais através de estímulos e adequações posturais e competências sociais de uma criança com sintomas diversos, secundários a uma severa hipóxia. O principal recurso utilizado foi o brincar, utilizando brinquedos industrializados e confeccionados pelas estagiárias, cantigas infantis e instrumentos de estimulação vestibular como prancha de equilíbrio e cadeira de balanço. Foram realizadas 14 intervenções, com periodicidade de duas vezes por semana, com duração média de 45 minutos, durante o 1° semestre de 2005. Apesar de não esclarecido o grau de comprometimento neurológico da criança, evidenciou-se a capacidade de adquirir habilidades e necessidade da interação social em brincadeiras, melhorando sua qualidade de vida, assim como de sua família, características estas intrínseca ao ser humano. A importância deste trabalho reside na melhora significativa da criança e na divulgação da atuação terapêutica ocupacional junto ao CTI pediátrico da Unidade de Emergência de um hospital universitário no interior do estado de São Paulo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/131
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/131/90
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 16 No. 1 (2008)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 16 Núm. 1 (2008)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 16 n. 1 (2008)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688313005473792