INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM CTI PEDIÁTRICO: UM ESTUDO DE CASO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/131 |
Resumo: | O desenvolvimento infantil é um processo gradativo e complexo. As várias aquisições adquiridas pela criança durante essa fase da vida dependem muito da maturação cerebral e do grau de exposição da criança aos estímulos externos. A avaliação de Terapia Ocupacional concentra-se no desempenho das funções do bebê, observando o processo da ação e suas condições para a sua realização, como os aspectos motores, cognitivos e sensoriais. Esse estudo de caso descreve a intervenção terapêutica Ocupacional em CTI pediátrico, objetivando o desenvolvimento, no bebê, das habilidades necessárias a sua faixa etária, induzindo ações intencionais através de estímulos e adequações posturais e competências sociais de uma criança com sintomas diversos, secundários a uma severa hipóxia. O principal recurso utilizado foi o brincar, utilizando brinquedos industrializados e confeccionados pelas estagiárias, cantigas infantis e instrumentos de estimulação vestibular como prancha de equilíbrio e cadeira de balanço. Foram realizadas 14 intervenções, com periodicidade de duas vezes por semana, com duração média de 45 minutos, durante o 1° semestre de 2005. Apesar de não esclarecido o grau de comprometimento neurológico da criança, evidenciou-se a capacidade de adquirir habilidades e necessidade da interação social em brincadeiras, melhorando sua qualidade de vida, assim como de sua família, características estas intrínseca ao ser humano. A importância deste trabalho reside na melhora significativa da criança e na divulgação da atuação terapêutica ocupacional junto ao CTI pediátrico da Unidade de Emergência de um hospital universitário no interior do estado de São Paulo. |
id |
UFSCAR-1_4f84f7c7216398d0f0ec0c1d848f7a47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/131 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM CTI PEDIÁTRICO: UM ESTUDO DE CASOO desenvolvimento infantil é um processo gradativo e complexo. As várias aquisições adquiridas pela criança durante essa fase da vida dependem muito da maturação cerebral e do grau de exposição da criança aos estímulos externos. A avaliação de Terapia Ocupacional concentra-se no desempenho das funções do bebê, observando o processo da ação e suas condições para a sua realização, como os aspectos motores, cognitivos e sensoriais. Esse estudo de caso descreve a intervenção terapêutica Ocupacional em CTI pediátrico, objetivando o desenvolvimento, no bebê, das habilidades necessárias a sua faixa etária, induzindo ações intencionais através de estímulos e adequações posturais e competências sociais de uma criança com sintomas diversos, secundários a uma severa hipóxia. O principal recurso utilizado foi o brincar, utilizando brinquedos industrializados e confeccionados pelas estagiárias, cantigas infantis e instrumentos de estimulação vestibular como prancha de equilíbrio e cadeira de balanço. Foram realizadas 14 intervenções, com periodicidade de duas vezes por semana, com duração média de 45 minutos, durante o 1° semestre de 2005. Apesar de não esclarecido o grau de comprometimento neurológico da criança, evidenciou-se a capacidade de adquirir habilidades e necessidade da interação social em brincadeiras, melhorando sua qualidade de vida, assim como de sua família, características estas intrínseca ao ser humano. A importância deste trabalho reside na melhora significativa da criança e na divulgação da atuação terapêutica ocupacional junto ao CTI pediátrico da Unidade de Emergência de um hospital universitário no interior do estado de São Paulo.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-03-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/131Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 16 No. 1 (2008)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 16 Núm. 1 (2008)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 16 n. 1 (2008)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/131/90GRIGOLATTO, TATIANECHAVES, GISELI DE FÁTIMA DOS SANTOSSILVA, MARIANA BALDINI DIAS COSTAPFEIFER, LUZIA IARAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:36:05Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/131Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:36:05Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM CTI PEDIÁTRICO: UM ESTUDO DE CASO |
title |
INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM CTI PEDIÁTRICO: UM ESTUDO DE CASO |
spellingShingle |
INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM CTI PEDIÁTRICO: UM ESTUDO DE CASO GRIGOLATTO, TATIANE |
title_short |
INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM CTI PEDIÁTRICO: UM ESTUDO DE CASO |
title_full |
INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM CTI PEDIÁTRICO: UM ESTUDO DE CASO |
title_fullStr |
INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM CTI PEDIÁTRICO: UM ESTUDO DE CASO |
title_full_unstemmed |
INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM CTI PEDIÁTRICO: UM ESTUDO DE CASO |
title_sort |
INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA OCUPACIONAL EM CTI PEDIÁTRICO: UM ESTUDO DE CASO |
author |
GRIGOLATTO, TATIANE |
author_facet |
GRIGOLATTO, TATIANE CHAVES, GISELI DE FÁTIMA DOS SANTOS SILVA, MARIANA BALDINI DIAS COSTA PFEIFER, LUZIA IARA |
author_role |
author |
author2 |
CHAVES, GISELI DE FÁTIMA DOS SANTOS SILVA, MARIANA BALDINI DIAS COSTA PFEIFER, LUZIA IARA |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GRIGOLATTO, TATIANE CHAVES, GISELI DE FÁTIMA DOS SANTOS SILVA, MARIANA BALDINI DIAS COSTA PFEIFER, LUZIA IARA |
description |
O desenvolvimento infantil é um processo gradativo e complexo. As várias aquisições adquiridas pela criança durante essa fase da vida dependem muito da maturação cerebral e do grau de exposição da criança aos estímulos externos. A avaliação de Terapia Ocupacional concentra-se no desempenho das funções do bebê, observando o processo da ação e suas condições para a sua realização, como os aspectos motores, cognitivos e sensoriais. Esse estudo de caso descreve a intervenção terapêutica Ocupacional em CTI pediátrico, objetivando o desenvolvimento, no bebê, das habilidades necessárias a sua faixa etária, induzindo ações intencionais através de estímulos e adequações posturais e competências sociais de uma criança com sintomas diversos, secundários a uma severa hipóxia. O principal recurso utilizado foi o brincar, utilizando brinquedos industrializados e confeccionados pelas estagiárias, cantigas infantis e instrumentos de estimulação vestibular como prancha de equilíbrio e cadeira de balanço. Foram realizadas 14 intervenções, com periodicidade de duas vezes por semana, com duração média de 45 minutos, durante o 1° semestre de 2005. Apesar de não esclarecido o grau de comprometimento neurológico da criança, evidenciou-se a capacidade de adquirir habilidades e necessidade da interação social em brincadeiras, melhorando sua qualidade de vida, assim como de sua família, características estas intrínseca ao ser humano. A importância deste trabalho reside na melhora significativa da criança e na divulgação da atuação terapêutica ocupacional junto ao CTI pediátrico da Unidade de Emergência de um hospital universitário no interior do estado de São Paulo. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/131 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/131 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/131/90 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 16 No. 1 (2008) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 16 Núm. 1 (2008) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 16 n. 1 (2008) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688313005473792 |