Reflexões acerca da atuação do terapeuta ocupacional no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais / Reflections on the role of occupational therapists in the school inclusion of children with special educational need

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisan, Juliana Graciela
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Barba, Patrícia Carla de Souza Della
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/552
Resumo:  O presente artigo tem por objetivo apontar as possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional no processo de inclusão social/escolar de crianças com necessidades educacionais especiais. Primeiramente, faz-se referência à mudança do antigo modelo de integração social para o atual modelo de inclusão, pautado nos recentes conceitos que o definem e em suas implicações para o sistema escolar e social. Em seguida, fundamenta-se a abordagem terapêutica ocupacional na interface entre saúde e educação, e suas possibilidades de atuação no campo da consultoria colaborativa baseada na escola. A partir da leitura de artigos referentes ao tema, conclui-se que esse profissional tem contribuído, principalmente, como facilitador da relação entre escola, aluno e família, a fim de buscar soluções coletivas, ambientais e de apoio que viabilizam o processo de inclusão.  http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.010
id UFSCAR-1_52969214e8646ebd7339cbf5044c2259
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/552
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Reflexões acerca da atuação do terapeuta ocupacional no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais / Reflections on the role of occupational therapists in the school inclusion of children with special educational need O presente artigo tem por objetivo apontar as possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional no processo de inclusão social/escolar de crianças com necessidades educacionais especiais. Primeiramente, faz-se referência à mudança do antigo modelo de integração social para o atual modelo de inclusão, pautado nos recentes conceitos que o definem e em suas implicações para o sistema escolar e social. Em seguida, fundamenta-se a abordagem terapêutica ocupacional na interface entre saúde e educação, e suas possibilidades de atuação no campo da consultoria colaborativa baseada na escola. A partir da leitura de artigos referentes ao tema, conclui-se que esse profissional tem contribuído, principalmente, como facilitador da relação entre escola, aluno e família, a fim de buscar soluções coletivas, ambientais e de apoio que viabilizam o processo de inclusão.  http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.010 Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2012-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/552Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 20 No. 1 (2012)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 20 Núm. 1 (2012)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 20 n. 1 (2012)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/552/366Trevisan, Juliana GracielaBarba, Patrícia Carla de Souza Dellainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-18T14:00:47Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/552Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-01-18T14:00:47Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões acerca da atuação do terapeuta ocupacional no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais / Reflections on the role of occupational therapists in the school inclusion of children with special educational need
title Reflexões acerca da atuação do terapeuta ocupacional no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais / Reflections on the role of occupational therapists in the school inclusion of children with special educational need
spellingShingle Reflexões acerca da atuação do terapeuta ocupacional no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais / Reflections on the role of occupational therapists in the school inclusion of children with special educational need
Trevisan, Juliana Graciela
title_short Reflexões acerca da atuação do terapeuta ocupacional no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais / Reflections on the role of occupational therapists in the school inclusion of children with special educational need
title_full Reflexões acerca da atuação do terapeuta ocupacional no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais / Reflections on the role of occupational therapists in the school inclusion of children with special educational need
title_fullStr Reflexões acerca da atuação do terapeuta ocupacional no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais / Reflections on the role of occupational therapists in the school inclusion of children with special educational need
title_full_unstemmed Reflexões acerca da atuação do terapeuta ocupacional no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais / Reflections on the role of occupational therapists in the school inclusion of children with special educational need
title_sort Reflexões acerca da atuação do terapeuta ocupacional no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais / Reflections on the role of occupational therapists in the school inclusion of children with special educational need
author Trevisan, Juliana Graciela
author_facet Trevisan, Juliana Graciela
Barba, Patrícia Carla de Souza Della
author_role author
author2 Barba, Patrícia Carla de Souza Della
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisan, Juliana Graciela
Barba, Patrícia Carla de Souza Della
description  O presente artigo tem por objetivo apontar as possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional no processo de inclusão social/escolar de crianças com necessidades educacionais especiais. Primeiramente, faz-se referência à mudança do antigo modelo de integração social para o atual modelo de inclusão, pautado nos recentes conceitos que o definem e em suas implicações para o sistema escolar e social. Em seguida, fundamenta-se a abordagem terapêutica ocupacional na interface entre saúde e educação, e suas possibilidades de atuação no campo da consultoria colaborativa baseada na escola. A partir da leitura de artigos referentes ao tema, conclui-se que esse profissional tem contribuído, principalmente, como facilitador da relação entre escola, aluno e família, a fim de buscar soluções coletivas, ambientais e de apoio que viabilizam o processo de inclusão.  http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/552
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/552/366
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 20 No. 1 (2012)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 20 Núm. 1 (2012)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 20 n. 1 (2012)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688314828947456