TRABALHANDO A FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS REFLEXIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pfeifer, Luzia Iara
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/241
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar um planejamento de ensino, de acordo com o método da aprendizagem baseada no problema (PBL), dentro da disciplina Terapia Ocupacional Aplicada à Infância e Adolescência II, visando capacitar o aluno – terapeuta a proceder ao diagnóstico e intervenção em crianças com atraso no desenvolvimento e desenvolver habilidades do profissional reflexivo. O planejamento previa aulas de fundamentação teórica e o atendimento de um caso clínico pelas alunas – terapeutas no decorrer do semestre. Os dados foram coletados em sessões de tutoramento e através de respostas a questões referentes a um estudo de caso teórico. Foram participantes da pesquisa oito (8) alunas do terceiro (3o) ano do curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará. Os resultados indicaram que: 1- em relação às falas registradas nas sessões de tutoramento, houve  desenvolvimento de habilidades relacionadas a interação, Raciocínio Clínico e auto - crítica previstas pela literatura como desejáveis para a formação do terapeuta ocupacional; 2- em relação aos conhecimentos teóricos houve melhora qualitativa das respostas ao pós - teste, percebendo-se  influência  das características do caso atendido sobre a melhora do domínio conceitual e também em relação à maior precisão quanto a definição de objetivos para a intervenção e escolha de procedimentos para a mesma. Tendo em vista tais resultados sugere-se a utilização do método pbl em outras disciplinas do curso de terapia ocupacional devido a sua contribuição para a formação de profissionais reflexivos e críticos.
id UFSCAR-1_569ff889232fd0148b21e9fecd648a54
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/241
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling TRABALHANDO A FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS REFLEXIVOSEsta pesquisa teve como objetivo avaliar um planejamento de ensino, de acordo com o método da aprendizagem baseada no problema (PBL), dentro da disciplina Terapia Ocupacional Aplicada à Infância e Adolescência II, visando capacitar o aluno – terapeuta a proceder ao diagnóstico e intervenção em crianças com atraso no desenvolvimento e desenvolver habilidades do profissional reflexivo. O planejamento previa aulas de fundamentação teórica e o atendimento de um caso clínico pelas alunas – terapeutas no decorrer do semestre. Os dados foram coletados em sessões de tutoramento e através de respostas a questões referentes a um estudo de caso teórico. Foram participantes da pesquisa oito (8) alunas do terceiro (3o) ano do curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará. Os resultados indicaram que: 1- em relação às falas registradas nas sessões de tutoramento, houve  desenvolvimento de habilidades relacionadas a interação, Raciocínio Clínico e auto - crítica previstas pela literatura como desejáveis para a formação do terapeuta ocupacional; 2- em relação aos conhecimentos teóricos houve melhora qualitativa das respostas ao pós - teste, percebendo-se  influência  das características do caso atendido sobre a melhora do domínio conceitual e também em relação à maior precisão quanto a definição de objetivos para a intervenção e escolha de procedimentos para a mesma. Tendo em vista tais resultados sugere-se a utilização do método pbl em outras disciplinas do curso de terapia ocupacional devido a sua contribuição para a formação de profissionais reflexivos e críticos.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/241Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 8 No. 2 (2000)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 8 Núm. 2 (2000)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 8 n. 2 (2000)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/241/194Pfeifer, Luzia Iarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:41:29Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/241Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:41:29Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv TRABALHANDO A FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS REFLEXIVOS
title TRABALHANDO A FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS REFLEXIVOS
spellingShingle TRABALHANDO A FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS REFLEXIVOS
Pfeifer, Luzia Iara
title_short TRABALHANDO A FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS REFLEXIVOS
title_full TRABALHANDO A FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS REFLEXIVOS
title_fullStr TRABALHANDO A FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS REFLEXIVOS
title_full_unstemmed TRABALHANDO A FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS REFLEXIVOS
title_sort TRABALHANDO A FORMAÇÃO DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS REFLEXIVOS
author Pfeifer, Luzia Iara
author_facet Pfeifer, Luzia Iara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pfeifer, Luzia Iara
description Esta pesquisa teve como objetivo avaliar um planejamento de ensino, de acordo com o método da aprendizagem baseada no problema (PBL), dentro da disciplina Terapia Ocupacional Aplicada à Infância e Adolescência II, visando capacitar o aluno – terapeuta a proceder ao diagnóstico e intervenção em crianças com atraso no desenvolvimento e desenvolver habilidades do profissional reflexivo. O planejamento previa aulas de fundamentação teórica e o atendimento de um caso clínico pelas alunas – terapeutas no decorrer do semestre. Os dados foram coletados em sessões de tutoramento e através de respostas a questões referentes a um estudo de caso teórico. Foram participantes da pesquisa oito (8) alunas do terceiro (3o) ano do curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará. Os resultados indicaram que: 1- em relação às falas registradas nas sessões de tutoramento, houve  desenvolvimento de habilidades relacionadas a interação, Raciocínio Clínico e auto - crítica previstas pela literatura como desejáveis para a formação do terapeuta ocupacional; 2- em relação aos conhecimentos teóricos houve melhora qualitativa das respostas ao pós - teste, percebendo-se  influência  das características do caso atendido sobre a melhora do domínio conceitual e também em relação à maior precisão quanto a definição de objetivos para a intervenção e escolha de procedimentos para a mesma. Tendo em vista tais resultados sugere-se a utilização do método pbl em outras disciplinas do curso de terapia ocupacional devido a sua contribuição para a formação de profissionais reflexivos e críticos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/241
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/241/194
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 8 No. 2 (2000)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 8 Núm. 2 (2000)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 8 n. 2 (2000)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688313955483648