A divulgação do conhecimento em terapia ocupacional no Brasil: um retrato nos seus periódicos/Knowledge dissemination in occupational therapy in Brazil: a portrait in its journals
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1513 |
Resumo: | Trata-se de apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa que tomou como objeto a produção bibliográfica publicada, entre 1990 e 2014, nos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar e na Revista de Terapia Ocupacional da USP. Os objetivos foram caracterizar a produção em relação a ano de publicação, autores, instituições dos autores, área e subárea, categoria do texto e presença do termo “terapia ocupacional” ou correlato no título, no resumo ou nas palavras-chave e, com isso, criar um banco de dados virtual para sistematizar essa produção, que compõe parte considerável das publicações de terapeutas ocupacionais brasileiros. Com a reunião e organização de dados referentes a todos os volumes dos periódicos no período, foram incluídos neste estudo 881 textos e pode-se afirmar que esse número vem aumentando de modo importante, especialmente a partir de 2006. Mais de 60% dos textos são da área de terapia ocupacional e duas de suas subáreas se apresentaram com maior destaque: “saúde mental” e “fundamentos”. Foram arroladas 254 instituições de vínculo dos autores, sendo que as de Ensino Superior têm maior presença, notadamente as públicas. Foram identificados 1.404 diferentes autores, 85,8% mulheres, e a absoluta maioria é de terapeutas ocupacionais. Em ambos os periódicos mais de 80% dos autores publicaram apenas um texto e poucos (entre 5,3% e 3,2%) publicaram cinco ou mais trabalhos. Tais dados são preocupantes com relação à institucionalização acadêmica da terapia ocupacional no Brasil, pois a existência de publicações é condição necessária, mas não suficiente, para o diálogo e construção acadêmicos. |
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