Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
DOI: | 10.4322/cto.2014.053 |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/653 |
Resumo: | A dificuldade em produzir escrita proficiente muitas vezes pode ser detectada desde a infância. Do ponto de vista do controle motor, a escrita não proficiente pode estar vinculada à dificuldade de ativar adequadamente as sinergias motoras que dão suporte a essa habilidade. Assim, impor diferentes demandas de controle às sinergias motoras dos dedos pode proporcionar melhora na qualidade da escrita. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de um programa de intervenção, para crianças com dificuldades na escrita, composto por atividades manipulativas e pré-caligráficas que estimulam as sinergias motoras dos dedos por meio de diferentes demandas na produção de força. Trinta e quatro crianças, de 7 a 12 anos de idade, participaram do estudo. A qualidade da escrita foi avaliada pelo Minnesota Handwriting Assessment. Somente o grupo experimental, formado por 18 crianças, foi submetido ao programa de intervenção desenvolvido em 27 sessões, tendo cada sessão duração aproximada de 30 minutos. Os resultados indicam que o programa de intervenção proposto, baseado na variabilidade da demanda de produção de força, teve efeito positivo na qualidade da escrita, principalmente com relação ao tamanho das letras. |
id |
UFSCAR-1_62444f2ebadc10fcc92b516206d1f066 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/653 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
spelling |
Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force productionA dificuldade em produzir escrita proficiente muitas vezes pode ser detectada desde a infância. Do ponto de vista do controle motor, a escrita não proficiente pode estar vinculada à dificuldade de ativar adequadamente as sinergias motoras que dão suporte a essa habilidade. Assim, impor diferentes demandas de controle às sinergias motoras dos dedos pode proporcionar melhora na qualidade da escrita. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de um programa de intervenção, para crianças com dificuldades na escrita, composto por atividades manipulativas e pré-caligráficas que estimulam as sinergias motoras dos dedos por meio de diferentes demandas na produção de força. Trinta e quatro crianças, de 7 a 12 anos de idade, participaram do estudo. A qualidade da escrita foi avaliada pelo Minnesota Handwriting Assessment. Somente o grupo experimental, formado por 18 crianças, foi submetido ao programa de intervenção desenvolvido em 27 sessões, tendo cada sessão duração aproximada de 30 minutos. Os resultados indicam que o programa de intervenção proposto, baseado na variabilidade da demanda de produção de força, teve efeito positivo na qualidade da escrita, principalmente com relação ao tamanho das letras.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2014-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/65310.4322/cto.2014.053Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 2 (2014); 317-325Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 2 (2014); 317-325Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 2 (2014); 317-3252526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/653/537Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCalvo, Adriano PercivalPasculli, Adriane GuzmanHiraga, Cynthia YukikoDel Masso, Maria CandidaPellegrini, Ana Maria2022-04-22T18:01:52Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/653Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T18:01:52Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production |
title |
Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production |
spellingShingle |
Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production Calvo, Adriano Percival Calvo, Adriano Percival |
title_short |
Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production |
title_full |
Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production |
title_fullStr |
Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production |
title_full_unstemmed |
Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production |
title_sort |
Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production |
author |
Calvo, Adriano Percival |
author_facet |
Calvo, Adriano Percival Calvo, Adriano Percival Pasculli, Adriane Guzman Hiraga, Cynthia Yukiko Del Masso, Maria Candida Pellegrini, Ana Maria Pasculli, Adriane Guzman Hiraga, Cynthia Yukiko Del Masso, Maria Candida Pellegrini, Ana Maria |
author_role |
author |
author2 |
Pasculli, Adriane Guzman Hiraga, Cynthia Yukiko Del Masso, Maria Candida Pellegrini, Ana Maria |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calvo, Adriano Percival Pasculli, Adriane Guzman Hiraga, Cynthia Yukiko Del Masso, Maria Candida Pellegrini, Ana Maria |
description |
A dificuldade em produzir escrita proficiente muitas vezes pode ser detectada desde a infância. Do ponto de vista do controle motor, a escrita não proficiente pode estar vinculada à dificuldade de ativar adequadamente as sinergias motoras que dão suporte a essa habilidade. Assim, impor diferentes demandas de controle às sinergias motoras dos dedos pode proporcionar melhora na qualidade da escrita. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de um programa de intervenção, para crianças com dificuldades na escrita, composto por atividades manipulativas e pré-caligráficas que estimulam as sinergias motoras dos dedos por meio de diferentes demandas na produção de força. Trinta e quatro crianças, de 7 a 12 anos de idade, participaram do estudo. A qualidade da escrita foi avaliada pelo Minnesota Handwriting Assessment. Somente o grupo experimental, formado por 18 crianças, foi submetido ao programa de intervenção desenvolvido em 27 sessões, tendo cada sessão duração aproximada de 30 minutos. Os resultados indicam que o programa de intervenção proposto, baseado na variabilidade da demanda de produção de força, teve efeito positivo na qualidade da escrita, principalmente com relação ao tamanho das letras. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/653 10.4322/cto.2014.053 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/653 |
identifier_str_mv |
10.4322/cto.2014.053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/653/537 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 2 (2014); 317-325 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 2 (2014); 317-325 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 2 (2014); 317-325 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1822178924995543040 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.4322/cto.2014.053 |