Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calvo, Adriano Percival
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pasculli, Adriane Guzman, Hiraga, Cynthia Yukiko, Del Masso, Maria Candida, Pellegrini, Ana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/653
Resumo: A dificuldade em produzir escrita proficiente muitas vezes pode ser detectada desde a infância. Do ponto de vista do controle motor, a escrita não proficiente pode estar vinculada à dificuldade de ativar adequadamente as sinergias motoras que dão suporte a essa habilidade. Assim, impor diferentes demandas de controle às sinergias motoras dos dedos pode proporcionar melhora na qualidade da escrita. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de um programa de intervenção, para crianças com dificuldades na escrita, composto por atividades manipulativas e pré-caligráficas que estimulam as sinergias motoras dos dedos por meio de diferentes demandas na produção de força. Trinta e quatro crianças, de 7 a 12 anos de idade, participaram do estudo. A qualidade da escrita foi avaliada pelo Minnesota Handwriting Assessment. Somente o grupo experimental, formado por 18 crianças, foi submetido ao programa de intervenção desenvolvido em 27 sessões, tendo cada sessão duração aproximada de 30 minutos. Os resultados indicam que o programa de intervenção proposto, baseado na variabilidade da demanda de produção de força, teve efeito positivo na qualidade da escrita, principalmente com relação ao tamanho das letras.
id UFSCAR-1_62444f2ebadc10fcc92b516206d1f066
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/653
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force productionA dificuldade em produzir escrita proficiente muitas vezes pode ser detectada desde a infância. Do ponto de vista do controle motor, a escrita não proficiente pode estar vinculada à dificuldade de ativar adequadamente as sinergias motoras que dão suporte a essa habilidade. Assim, impor diferentes demandas de controle às sinergias motoras dos dedos pode proporcionar melhora na qualidade da escrita. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de um programa de intervenção, para crianças com dificuldades na escrita, composto por atividades manipulativas e pré-caligráficas que estimulam as sinergias motoras dos dedos por meio de diferentes demandas na produção de força. Trinta e quatro crianças, de 7 a 12 anos de idade, participaram do estudo. A qualidade da escrita foi avaliada pelo Minnesota Handwriting Assessment. Somente o grupo experimental, formado por 18 crianças, foi submetido ao programa de intervenção desenvolvido em 27 sessões, tendo cada sessão duração aproximada de 30 minutos. Os resultados indicam que o programa de intervenção proposto, baseado na variabilidade da demanda de produção de força, teve efeito positivo na qualidade da escrita, principalmente com relação ao tamanho das letras.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2014-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/65310.4322/cto.2014.053Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 2 (2014); 317-325Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 2 (2014); 317-325Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 2 (2014); 317-3252526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/653/537Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCalvo, Adriano PercivalPasculli, Adriane GuzmanHiraga, Cynthia YukikoDel Masso, Maria CandidaPellegrini, Ana Maria2022-04-22T18:01:52Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/653Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T18:01:52Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production
title Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production
spellingShingle Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production
Calvo, Adriano Percival
title_short Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production
title_full Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production
title_fullStr Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production
title_full_unstemmed Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production
title_sort Qualidade da escrita: Intervenção baseada na variação da produção de força dos dedos / Quality of handwriting: Intervention based on the variation of finger force production
author Calvo, Adriano Percival
author_facet Calvo, Adriano Percival
Pasculli, Adriane Guzman
Hiraga, Cynthia Yukiko
Del Masso, Maria Candida
Pellegrini, Ana Maria
author_role author
author2 Pasculli, Adriane Guzman
Hiraga, Cynthia Yukiko
Del Masso, Maria Candida
Pellegrini, Ana Maria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calvo, Adriano Percival
Pasculli, Adriane Guzman
Hiraga, Cynthia Yukiko
Del Masso, Maria Candida
Pellegrini, Ana Maria
description A dificuldade em produzir escrita proficiente muitas vezes pode ser detectada desde a infância. Do ponto de vista do controle motor, a escrita não proficiente pode estar vinculada à dificuldade de ativar adequadamente as sinergias motoras que dão suporte a essa habilidade. Assim, impor diferentes demandas de controle às sinergias motoras dos dedos pode proporcionar melhora na qualidade da escrita. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de um programa de intervenção, para crianças com dificuldades na escrita, composto por atividades manipulativas e pré-caligráficas que estimulam as sinergias motoras dos dedos por meio de diferentes demandas na produção de força. Trinta e quatro crianças, de 7 a 12 anos de idade, participaram do estudo. A qualidade da escrita foi avaliada pelo Minnesota Handwriting Assessment. Somente o grupo experimental, formado por 18 crianças, foi submetido ao programa de intervenção desenvolvido em 27 sessões, tendo cada sessão duração aproximada de 30 minutos. Os resultados indicam que o programa de intervenção proposto, baseado na variabilidade da demanda de produção de força, teve efeito positivo na qualidade da escrita, principalmente com relação ao tamanho das letras.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/653
10.4322/cto.2014.053
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/653
identifier_str_mv 10.4322/cto.2014.053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/653/537
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 2 (2014); 317-325
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 2 (2014); 317-325
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 2 (2014); 317-325
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688314907590656