O BRINQUEDO E O BRINCAR NA ESTIMULAÇÃO DA FUNÇÃO MANUAL DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/150 |
Resumo: | O brincar é considerado como um papel ocupacional fundamental às crianças em seu processo de desenvolvimento. Nas crianças com deficiências físicas, essa ocupação pode ser prejudicada por diversos fatores tais como o grau de comprometimento motor, limitação no tempo e espaço para brincar, no número de companheiros para brincadeiras, na provisão e acesso aos brinquedos e no papel parental na estimulação desta atividade. Neste sentido, tem-se por objetivos discutir o brincar e sua importância na idade pré-escolar, a relação com a estimulação da função manual nas crianças com problemas nas extremidades superiores enfocando a paralisia cerebral, o papel parental e do profissional de reabilitação (terapeuta ocupacional) nesse contexto. São recomendados estudos futuros neste campo de conhecimento. |
id |
UFSCAR-1_6550a0345d4918a04ae62cd5da6db2af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/150 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
O BRINQUEDO E O BRINCAR NA ESTIMULAÇÃO DA FUNÇÃO MANUAL DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA FÍSICAO brincar é considerado como um papel ocupacional fundamental às crianças em seu processo de desenvolvimento. Nas crianças com deficiências físicas, essa ocupação pode ser prejudicada por diversos fatores tais como o grau de comprometimento motor, limitação no tempo e espaço para brincar, no número de companheiros para brincadeiras, na provisão e acesso aos brinquedos e no papel parental na estimulação desta atividade. Neste sentido, tem-se por objetivos discutir o brincar e sua importância na idade pré-escolar, a relação com a estimulação da função manual nas crianças com problemas nas extremidades superiores enfocando a paralisia cerebral, o papel parental e do profissional de reabilitação (terapeuta ocupacional) nesse contexto. São recomendados estudos futuros neste campo de conhecimento. Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/150Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 15 No. 1 (2007)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 15 Núm. 1 (2007)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 15 n. 1 (2007)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/150/106CEZAR DA CRUZ, DANIEL MARINHOEMMEL, MARIA LUÍSA GUILLAUMONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:36:52Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/150Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:36:52Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O BRINQUEDO E O BRINCAR NA ESTIMULAÇÃO DA FUNÇÃO MANUAL DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA |
title |
O BRINQUEDO E O BRINCAR NA ESTIMULAÇÃO DA FUNÇÃO MANUAL DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA |
spellingShingle |
O BRINQUEDO E O BRINCAR NA ESTIMULAÇÃO DA FUNÇÃO MANUAL DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA CEZAR DA CRUZ, DANIEL MARINHO |
title_short |
O BRINQUEDO E O BRINCAR NA ESTIMULAÇÃO DA FUNÇÃO MANUAL DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA |
title_full |
O BRINQUEDO E O BRINCAR NA ESTIMULAÇÃO DA FUNÇÃO MANUAL DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA |
title_fullStr |
O BRINQUEDO E O BRINCAR NA ESTIMULAÇÃO DA FUNÇÃO MANUAL DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA |
title_full_unstemmed |
O BRINQUEDO E O BRINCAR NA ESTIMULAÇÃO DA FUNÇÃO MANUAL DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA |
title_sort |
O BRINQUEDO E O BRINCAR NA ESTIMULAÇÃO DA FUNÇÃO MANUAL DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA |
author |
CEZAR DA CRUZ, DANIEL MARINHO |
author_facet |
CEZAR DA CRUZ, DANIEL MARINHO EMMEL, MARIA LUÍSA GUILLAUMON |
author_role |
author |
author2 |
EMMEL, MARIA LUÍSA GUILLAUMON |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CEZAR DA CRUZ, DANIEL MARINHO EMMEL, MARIA LUÍSA GUILLAUMON |
description |
O brincar é considerado como um papel ocupacional fundamental às crianças em seu processo de desenvolvimento. Nas crianças com deficiências físicas, essa ocupação pode ser prejudicada por diversos fatores tais como o grau de comprometimento motor, limitação no tempo e espaço para brincar, no número de companheiros para brincadeiras, na provisão e acesso aos brinquedos e no papel parental na estimulação desta atividade. Neste sentido, tem-se por objetivos discutir o brincar e sua importância na idade pré-escolar, a relação com a estimulação da função manual nas crianças com problemas nas extremidades superiores enfocando a paralisia cerebral, o papel parental e do profissional de reabilitação (terapeuta ocupacional) nesse contexto. São recomendados estudos futuros neste campo de conhecimento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/150 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/150/106 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 15 No. 1 (2007) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 15 Núm. 1 (2007) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 15 n. 1 (2007) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688313532907520 |