RELATO DE EXPERIÊNCIA: TREINAMENTO TÉCNICO EM GERONTOLOGIA / EXPERIENCE REPORT: TECHNICAL TRAINING IN GERONTOLOGY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/464 |
Resumo: | Este relato de experiência teve como principal objetivo contribuir na formação prática de uma aluna de graduação na área de gerontologia junto às atividades de uma empresa, focalizando atividades de desempenho dessa aluna frente às diferentes etapas de um projeto de pesquisa científica. Buscou também criar condições para o pleno aproveitamento acadêmico, além de proporcionar novas experiências, colocando a aluna o mais próximo possível do contexto real. O tema principal da pesquisa foi o uso diário de medicamentos por pessoas idosas e as estratégias tecnológicas utilizadas para a sua organização, a sua guarda e o seu controle. O eixo metodológico de trabalho para o desenvolvimento das atividades foi delineado na participação ativa, baseada na aprendizagem do adulto e fundamentada na abordagem construtivista do processo de ensino e aprendizagem. Um dos principais meios de construção desse processo foi o treinamento para a aplicação de entrevistas semiestruturadas junto a idosos (n=50) atendidos pelo médico geriatra de duas clínicas médicas e representantes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (n=3) no município de São Carlos-SP, no segundo semestre de 2007. A articulação entre teoria e prática, por meio de simulações possibilitou a ampliação das habilidades e vivências da aluna. O momento das simulações favoreceu o fortalecimento entre a teoria e a prática, do aprendizado profissional, já que foi possível “errar e corrigir” e “aprender fazendo”.Palavras-chave: Gerontologia; Aprendizagem; Ensino; Entrevista. |
id |
UFSCAR-1_67b8743348885675524037b9a1e0aae8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/464 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: TREINAMENTO TÉCNICO EM GERONTOLOGIA / EXPERIENCE REPORT: TECHNICAL TRAINING IN GERONTOLOGYEste relato de experiência teve como principal objetivo contribuir na formação prática de uma aluna de graduação na área de gerontologia junto às atividades de uma empresa, focalizando atividades de desempenho dessa aluna frente às diferentes etapas de um projeto de pesquisa científica. Buscou também criar condições para o pleno aproveitamento acadêmico, além de proporcionar novas experiências, colocando a aluna o mais próximo possível do contexto real. O tema principal da pesquisa foi o uso diário de medicamentos por pessoas idosas e as estratégias tecnológicas utilizadas para a sua organização, a sua guarda e o seu controle. O eixo metodológico de trabalho para o desenvolvimento das atividades foi delineado na participação ativa, baseada na aprendizagem do adulto e fundamentada na abordagem construtivista do processo de ensino e aprendizagem. Um dos principais meios de construção desse processo foi o treinamento para a aplicação de entrevistas semiestruturadas junto a idosos (n=50) atendidos pelo médico geriatra de duas clínicas médicas e representantes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (n=3) no município de São Carlos-SP, no segundo semestre de 2007. A articulação entre teoria e prática, por meio de simulações possibilitou a ampliação das habilidades e vivências da aluna. O momento das simulações favoreceu o fortalecimento entre a teoria e a prática, do aprendizado profissional, já que foi possível “errar e corrigir” e “aprender fazendo”.Palavras-chave: Gerontologia; Aprendizagem; Ensino; Entrevista.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/464Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 19 No. 2 (2011)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 19 Núm. 2 (2011)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 19 n. 2 (2011)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/464/329VAROTO, VANIA APARECIDA GURIANAZEVEDO, TÁSSIA LOPES DEinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:29:03Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/464Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:29:03Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: TREINAMENTO TÉCNICO EM GERONTOLOGIA / EXPERIENCE REPORT: TECHNICAL TRAINING IN GERONTOLOGY |
title |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: TREINAMENTO TÉCNICO EM GERONTOLOGIA / EXPERIENCE REPORT: TECHNICAL TRAINING IN GERONTOLOGY |
spellingShingle |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: TREINAMENTO TÉCNICO EM GERONTOLOGIA / EXPERIENCE REPORT: TECHNICAL TRAINING IN GERONTOLOGY VAROTO, VANIA APARECIDA GURIAN |
title_short |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: TREINAMENTO TÉCNICO EM GERONTOLOGIA / EXPERIENCE REPORT: TECHNICAL TRAINING IN GERONTOLOGY |
title_full |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: TREINAMENTO TÉCNICO EM GERONTOLOGIA / EXPERIENCE REPORT: TECHNICAL TRAINING IN GERONTOLOGY |
title_fullStr |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: TREINAMENTO TÉCNICO EM GERONTOLOGIA / EXPERIENCE REPORT: TECHNICAL TRAINING IN GERONTOLOGY |
title_full_unstemmed |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: TREINAMENTO TÉCNICO EM GERONTOLOGIA / EXPERIENCE REPORT: TECHNICAL TRAINING IN GERONTOLOGY |
title_sort |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: TREINAMENTO TÉCNICO EM GERONTOLOGIA / EXPERIENCE REPORT: TECHNICAL TRAINING IN GERONTOLOGY |
author |
VAROTO, VANIA APARECIDA GURIAN |
author_facet |
VAROTO, VANIA APARECIDA GURIAN AZEVEDO, TÁSSIA LOPES DE |
author_role |
author |
author2 |
AZEVEDO, TÁSSIA LOPES DE |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VAROTO, VANIA APARECIDA GURIAN AZEVEDO, TÁSSIA LOPES DE |
description |
Este relato de experiência teve como principal objetivo contribuir na formação prática de uma aluna de graduação na área de gerontologia junto às atividades de uma empresa, focalizando atividades de desempenho dessa aluna frente às diferentes etapas de um projeto de pesquisa científica. Buscou também criar condições para o pleno aproveitamento acadêmico, além de proporcionar novas experiências, colocando a aluna o mais próximo possível do contexto real. O tema principal da pesquisa foi o uso diário de medicamentos por pessoas idosas e as estratégias tecnológicas utilizadas para a sua organização, a sua guarda e o seu controle. O eixo metodológico de trabalho para o desenvolvimento das atividades foi delineado na participação ativa, baseada na aprendizagem do adulto e fundamentada na abordagem construtivista do processo de ensino e aprendizagem. Um dos principais meios de construção desse processo foi o treinamento para a aplicação de entrevistas semiestruturadas junto a idosos (n=50) atendidos pelo médico geriatra de duas clínicas médicas e representantes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (n=3) no município de São Carlos-SP, no segundo semestre de 2007. A articulação entre teoria e prática, por meio de simulações possibilitou a ampliação das habilidades e vivências da aluna. O momento das simulações favoreceu o fortalecimento entre a teoria e a prática, do aprendizado profissional, já que foi possível “errar e corrigir” e “aprender fazendo”.Palavras-chave: Gerontologia; Aprendizagem; Ensino; Entrevista. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/464 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/464 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/464/329 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 19 No. 2 (2011) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 19 Núm. 2 (2011) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 19 n. 2 (2011) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688314477674496 |