RELATO DE EXPERIÊNCIA: TREINAMENTO TÉCNICO EM GERONTOLOGIA / EXPERIENCE REPORT: TECHNICAL TRAINING IN GERONTOLOGY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VAROTO, VANIA APARECIDA GURIAN
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: AZEVEDO, TÁSSIA LOPES DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/464
Resumo: Este relato de experiência teve como principal objetivo contribuir na formação prática de uma aluna de graduação na área de gerontologia junto às atividades de uma empresa, focalizando atividades de desempenho dessa aluna frente às diferentes etapas de um projeto de pesquisa científica. Buscou também criar condições para o pleno aproveitamento acadêmico, além de proporcionar novas experiências, colocando a aluna o mais próximo possível do contexto real. O tema principal da pesquisa foi o uso diário de medicamentos por pessoas idosas e as estratégias tecnológicas utilizadas para a sua organização, a sua guarda e o seu controle. O eixo metodológico de trabalho para o desenvolvimento das atividades foi delineado na participação ativa, baseada na aprendizagem do adulto e fundamentada na abordagem construtivista do processo de ensino e aprendizagem. Um dos principais meios de construção desse processo foi o treinamento para a aplicação de entrevistas semiestruturadas junto a idosos (n=50) atendidos pelo médico geriatra de duas clínicas médicas e representantes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (n=3) no município de São Carlos-SP, no segundo semestre de 2007. A articulação entre teoria e prática, por meio de simulações possibilitou a ampliação das habilidades e vivências da aluna. O momento das simulações favoreceu o fortalecimento entre a teoria e a prática, do aprendizado profissional, já que foi possível “errar e corrigir” e “aprender fazendo”.Palavras-chave: Gerontologia; Aprendizagem; Ensino; Entrevista.
id UFSCAR-1_67b8743348885675524037b9a1e0aae8
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/464
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling RELATO DE EXPERIÊNCIA: TREINAMENTO TÉCNICO EM GERONTOLOGIA / EXPERIENCE REPORT: TECHNICAL TRAINING IN GERONTOLOGYEste relato de experiência teve como principal objetivo contribuir na formação prática de uma aluna de graduação na área de gerontologia junto às atividades de uma empresa, focalizando atividades de desempenho dessa aluna frente às diferentes etapas de um projeto de pesquisa científica. Buscou também criar condições para o pleno aproveitamento acadêmico, além de proporcionar novas experiências, colocando a aluna o mais próximo possível do contexto real. O tema principal da pesquisa foi o uso diário de medicamentos por pessoas idosas e as estratégias tecnológicas utilizadas para a sua organização, a sua guarda e o seu controle. O eixo metodológico de trabalho para o desenvolvimento das atividades foi delineado na participação ativa, baseada na aprendizagem do adulto e fundamentada na abordagem construtivista do processo de ensino e aprendizagem. Um dos principais meios de construção desse processo foi o treinamento para a aplicação de entrevistas semiestruturadas junto a idosos (n=50) atendidos pelo médico geriatra de duas clínicas médicas e representantes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (n=3) no município de São Carlos-SP, no segundo semestre de 2007. A articulação entre teoria e prática, por meio de simulações possibilitou a ampliação das habilidades e vivências da aluna. O momento das simulações favoreceu o fortalecimento entre a teoria e a prática, do aprendizado profissional, já que foi possível “errar e corrigir” e “aprender fazendo”.Palavras-chave: Gerontologia; Aprendizagem; Ensino; Entrevista.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2011-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/464Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 19 No. 2 (2011)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 19 Núm. 2 (2011)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 19 n. 2 (2011)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/464/329VAROTO, VANIA APARECIDA GURIANAZEVEDO, TÁSSIA LOPES DEinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:29:03Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/464Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:29:03Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv RELATO DE EXPERIÊNCIA: TREINAMENTO TÉCNICO EM GERONTOLOGIA / EXPERIENCE REPORT: TECHNICAL TRAINING IN GERONTOLOGY
title RELATO DE EXPERIÊNCIA: TREINAMENTO TÉCNICO EM GERONTOLOGIA / EXPERIENCE REPORT: TECHNICAL TRAINING IN GERONTOLOGY
spellingShingle RELATO DE EXPERIÊNCIA: TREINAMENTO TÉCNICO EM GERONTOLOGIA / EXPERIENCE REPORT: TECHNICAL TRAINING IN GERONTOLOGY
VAROTO, VANIA APARECIDA GURIAN
title_short RELATO DE EXPERIÊNCIA: TREINAMENTO TÉCNICO EM GERONTOLOGIA / EXPERIENCE REPORT: TECHNICAL TRAINING IN GERONTOLOGY
title_full RELATO DE EXPERIÊNCIA: TREINAMENTO TÉCNICO EM GERONTOLOGIA / EXPERIENCE REPORT: TECHNICAL TRAINING IN GERONTOLOGY
title_fullStr RELATO DE EXPERIÊNCIA: TREINAMENTO TÉCNICO EM GERONTOLOGIA / EXPERIENCE REPORT: TECHNICAL TRAINING IN GERONTOLOGY
title_full_unstemmed RELATO DE EXPERIÊNCIA: TREINAMENTO TÉCNICO EM GERONTOLOGIA / EXPERIENCE REPORT: TECHNICAL TRAINING IN GERONTOLOGY
title_sort RELATO DE EXPERIÊNCIA: TREINAMENTO TÉCNICO EM GERONTOLOGIA / EXPERIENCE REPORT: TECHNICAL TRAINING IN GERONTOLOGY
author VAROTO, VANIA APARECIDA GURIAN
author_facet VAROTO, VANIA APARECIDA GURIAN
AZEVEDO, TÁSSIA LOPES DE
author_role author
author2 AZEVEDO, TÁSSIA LOPES DE
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv VAROTO, VANIA APARECIDA GURIAN
AZEVEDO, TÁSSIA LOPES DE
description Este relato de experiência teve como principal objetivo contribuir na formação prática de uma aluna de graduação na área de gerontologia junto às atividades de uma empresa, focalizando atividades de desempenho dessa aluna frente às diferentes etapas de um projeto de pesquisa científica. Buscou também criar condições para o pleno aproveitamento acadêmico, além de proporcionar novas experiências, colocando a aluna o mais próximo possível do contexto real. O tema principal da pesquisa foi o uso diário de medicamentos por pessoas idosas e as estratégias tecnológicas utilizadas para a sua organização, a sua guarda e o seu controle. O eixo metodológico de trabalho para o desenvolvimento das atividades foi delineado na participação ativa, baseada na aprendizagem do adulto e fundamentada na abordagem construtivista do processo de ensino e aprendizagem. Um dos principais meios de construção desse processo foi o treinamento para a aplicação de entrevistas semiestruturadas junto a idosos (n=50) atendidos pelo médico geriatra de duas clínicas médicas e representantes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (n=3) no município de São Carlos-SP, no segundo semestre de 2007. A articulação entre teoria e prática, por meio de simulações possibilitou a ampliação das habilidades e vivências da aluna. O momento das simulações favoreceu o fortalecimento entre a teoria e a prática, do aprendizado profissional, já que foi possível “errar e corrigir” e “aprender fazendo”.Palavras-chave: Gerontologia; Aprendizagem; Ensino; Entrevista.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/464
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/464/329
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 19 No. 2 (2011)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 19 Núm. 2 (2011)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 19 n. 2 (2011)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688314477674496