Avaliação do nível de independência nas atividades de vida diária da criança com paralisia cerebral: um estudo de caso / Independence level evaluation in activities of daily living of children with cerebral palsy: a case study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/556 |
Resumo: | Sabe-se que, para a criança com paralisia cerebral (PC), as deficiências neuromotoras e sensoriais acarretam inúmeras incapacidades e limitações para o desempenho de ocupações e atividades do cotidiano. O Terapeuta Ocupacional almeja em sua intervenção maximizar as potencialidades dessa criança, proporcionando-lhe maior independência na execução das Atividades de Vida Diária (AVD). O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de independência funcional nas AVD de uma criança com PC do tipo tetraparesia espástica, por meio do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI), antes e após um período de treino de atividades funcionais. O programa de intervenção foi realizado no Serviço de Atendimento Básico em Reabilitação – SABER/Belém-PA, duas vezes por semana, durante um período de seis semanas. A análise dos resultados demonstrou aumento significativo no nível de independência da criança após o treinamento, nos itens referentes ao autocuidado, nas áreas de habilidades funcionais e assistência do cuidador. Os resultados sugerem que o programa de intervenção baseado em atividades funcionais proporcionou mudanças no desempenho da criança, permitindo-lhe acrescentar habilidades importantes ao seu repertório funcional e diminuindo a quantidade de ajuda oferecida pela cuidadora nas tarefas diárias. Presume-se, assim, que os ganhos funcionais apresentados são decorrentes das sessões direcionadas às necessidades identificadas pelo teste PEDI, o que o confirma como instrumento útil para profissionais de Terapia Ocupacional ao estipular metas interventivas individualizadas e voltadas à promoção da independência funcional. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.014 |
id |
UFSCAR-1_703200f9524e52a4bebef2c9f1b73cd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/556 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do nível de independência nas atividades de vida diária da criança com paralisia cerebral: um estudo de caso / Independence level evaluation in activities of daily living of children with cerebral palsy: a case study Sabe-se que, para a criança com paralisia cerebral (PC), as deficiências neuromotoras e sensoriais acarretam inúmeras incapacidades e limitações para o desempenho de ocupações e atividades do cotidiano. O Terapeuta Ocupacional almeja em sua intervenção maximizar as potencialidades dessa criança, proporcionando-lhe maior independência na execução das Atividades de Vida Diária (AVD). O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de independência funcional nas AVD de uma criança com PC do tipo tetraparesia espástica, por meio do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI), antes e após um período de treino de atividades funcionais. O programa de intervenção foi realizado no Serviço de Atendimento Básico em Reabilitação – SABER/Belém-PA, duas vezes por semana, durante um período de seis semanas. A análise dos resultados demonstrou aumento significativo no nível de independência da criança após o treinamento, nos itens referentes ao autocuidado, nas áreas de habilidades funcionais e assistência do cuidador. Os resultados sugerem que o programa de intervenção baseado em atividades funcionais proporcionou mudanças no desempenho da criança, permitindo-lhe acrescentar habilidades importantes ao seu repertório funcional e diminuindo a quantidade de ajuda oferecida pela cuidadora nas tarefas diárias. Presume-se, assim, que os ganhos funcionais apresentados são decorrentes das sessões direcionadas às necessidades identificadas pelo teste PEDI, o que o confirma como instrumento útil para profissionais de Terapia Ocupacional ao estipular metas interventivas individualizadas e voltadas à promoção da independência funcional. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.014 Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2012-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/556Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 20 No. 1 (2012)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 20 Núm. 1 (2012)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 20 n. 1 (2012)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/556/370Monteiro, Jefferson de AbreuVasconcelos, Thamires Bezerra deSilva, Rafael Luiz Morais daCavalcante, Lília Iêda Chavesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-18T14:00:47Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/556Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-01-18T14:00:47Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do nível de independência nas atividades de vida diária da criança com paralisia cerebral: um estudo de caso / Independence level evaluation in activities of daily living of children with cerebral palsy: a case study |
title |
Avaliação do nível de independência nas atividades de vida diária da criança com paralisia cerebral: um estudo de caso / Independence level evaluation in activities of daily living of children with cerebral palsy: a case study |
spellingShingle |
Avaliação do nível de independência nas atividades de vida diária da criança com paralisia cerebral: um estudo de caso / Independence level evaluation in activities of daily living of children with cerebral palsy: a case study Monteiro, Jefferson de Abreu |
title_short |
Avaliação do nível de independência nas atividades de vida diária da criança com paralisia cerebral: um estudo de caso / Independence level evaluation in activities of daily living of children with cerebral palsy: a case study |
title_full |
Avaliação do nível de independência nas atividades de vida diária da criança com paralisia cerebral: um estudo de caso / Independence level evaluation in activities of daily living of children with cerebral palsy: a case study |
title_fullStr |
Avaliação do nível de independência nas atividades de vida diária da criança com paralisia cerebral: um estudo de caso / Independence level evaluation in activities of daily living of children with cerebral palsy: a case study |
title_full_unstemmed |
Avaliação do nível de independência nas atividades de vida diária da criança com paralisia cerebral: um estudo de caso / Independence level evaluation in activities of daily living of children with cerebral palsy: a case study |
title_sort |
Avaliação do nível de independência nas atividades de vida diária da criança com paralisia cerebral: um estudo de caso / Independence level evaluation in activities of daily living of children with cerebral palsy: a case study |
author |
Monteiro, Jefferson de Abreu |
author_facet |
Monteiro, Jefferson de Abreu Vasconcelos, Thamires Bezerra de Silva, Rafael Luiz Morais da Cavalcante, Lília Iêda Chaves |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Thamires Bezerra de Silva, Rafael Luiz Morais da Cavalcante, Lília Iêda Chaves |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Jefferson de Abreu Vasconcelos, Thamires Bezerra de Silva, Rafael Luiz Morais da Cavalcante, Lília Iêda Chaves |
description |
Sabe-se que, para a criança com paralisia cerebral (PC), as deficiências neuromotoras e sensoriais acarretam inúmeras incapacidades e limitações para o desempenho de ocupações e atividades do cotidiano. O Terapeuta Ocupacional almeja em sua intervenção maximizar as potencialidades dessa criança, proporcionando-lhe maior independência na execução das Atividades de Vida Diária (AVD). O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de independência funcional nas AVD de uma criança com PC do tipo tetraparesia espástica, por meio do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI), antes e após um período de treino de atividades funcionais. O programa de intervenção foi realizado no Serviço de Atendimento Básico em Reabilitação – SABER/Belém-PA, duas vezes por semana, durante um período de seis semanas. A análise dos resultados demonstrou aumento significativo no nível de independência da criança após o treinamento, nos itens referentes ao autocuidado, nas áreas de habilidades funcionais e assistência do cuidador. Os resultados sugerem que o programa de intervenção baseado em atividades funcionais proporcionou mudanças no desempenho da criança, permitindo-lhe acrescentar habilidades importantes ao seu repertório funcional e diminuindo a quantidade de ajuda oferecida pela cuidadora nas tarefas diárias. Presume-se, assim, que os ganhos funcionais apresentados são decorrentes das sessões direcionadas às necessidades identificadas pelo teste PEDI, o que o confirma como instrumento útil para profissionais de Terapia Ocupacional ao estipular metas interventivas individualizadas e voltadas à promoção da independência funcional. http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.014 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/556 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/556/370 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 20 No. 1 (2012) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 20 Núm. 1 (2012) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 20 n. 1 (2012) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688314836287488 |