Avaliação do nível de independência nas atividades de vida diária da criança com paralisia cerebral: um estudo de caso / Independence level evaluation in activities of daily living of children with cerebral palsy: a case study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Jefferson de Abreu
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Vasconcelos, Thamires Bezerra de, Silva, Rafael Luiz Morais da, Cavalcante, Lília Iêda Chaves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/556
Resumo:  Sabe-se que, para a criança com paralisia cerebral (PC), as deficiências neuromotoras e sensoriais acarretam inúmeras incapacidades e limitações para o desempenho de ocupações e atividades do cotidiano. O Terapeuta Ocupacional almeja em sua intervenção maximizar as potencialidades dessa criança, proporcionando-lhe maior independência na execução das Atividades de Vida Diária (AVD). O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de independência funcional nas AVD de uma criança com PC do tipo tetraparesia espástica, por meio do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI), antes e após um período de treino de atividades funcionais. O programa de intervenção foi realizado no Serviço de Atendimento Básico em Reabilitação – SABER/Belém-PA, duas vezes por semana, durante um período de seis semanas. A análise dos resultados demonstrou aumento significativo no nível de independência da criança após o treinamento, nos itens referentes ao autocuidado, nas áreas de habilidades funcionais e assistência do cuidador. Os resultados sugerem que o programa de intervenção baseado em atividades funcionais proporcionou mudanças no desempenho da criança, permitindo-lhe acrescentar habilidades importantes ao seu repertório funcional e diminuindo a quantidade de ajuda oferecida pela cuidadora nas tarefas diárias. Presume-se, assim, que os ganhos funcionais apresentados são decorrentes das sessões direcionadas às necessidades identificadas pelo teste PEDI, o que o confirma como instrumento útil para profissionais de Terapia Ocupacional ao estipular metas interventivas individualizadas e voltadas à promoção da independência funcional.  http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.014
id UFSCAR-1_703200f9524e52a4bebef2c9f1b73cd5
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/556
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Avaliação do nível de independência nas atividades de vida diária da criança com paralisia cerebral: um estudo de caso / Independence level evaluation in activities of daily living of children with cerebral palsy: a case study Sabe-se que, para a criança com paralisia cerebral (PC), as deficiências neuromotoras e sensoriais acarretam inúmeras incapacidades e limitações para o desempenho de ocupações e atividades do cotidiano. O Terapeuta Ocupacional almeja em sua intervenção maximizar as potencialidades dessa criança, proporcionando-lhe maior independência na execução das Atividades de Vida Diária (AVD). O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de independência funcional nas AVD de uma criança com PC do tipo tetraparesia espástica, por meio do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI), antes e após um período de treino de atividades funcionais. O programa de intervenção foi realizado no Serviço de Atendimento Básico em Reabilitação – SABER/Belém-PA, duas vezes por semana, durante um período de seis semanas. A análise dos resultados demonstrou aumento significativo no nível de independência da criança após o treinamento, nos itens referentes ao autocuidado, nas áreas de habilidades funcionais e assistência do cuidador. Os resultados sugerem que o programa de intervenção baseado em atividades funcionais proporcionou mudanças no desempenho da criança, permitindo-lhe acrescentar habilidades importantes ao seu repertório funcional e diminuindo a quantidade de ajuda oferecida pela cuidadora nas tarefas diárias. Presume-se, assim, que os ganhos funcionais apresentados são decorrentes das sessões direcionadas às necessidades identificadas pelo teste PEDI, o que o confirma como instrumento útil para profissionais de Terapia Ocupacional ao estipular metas interventivas individualizadas e voltadas à promoção da independência funcional.  http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.014 Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2012-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/556Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 20 No. 1 (2012)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 20 Núm. 1 (2012)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 20 n. 1 (2012)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/556/370Monteiro, Jefferson de AbreuVasconcelos, Thamires Bezerra deSilva, Rafael Luiz Morais daCavalcante, Lília Iêda Chavesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-18T14:00:47Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/556Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-01-18T14:00:47Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do nível de independência nas atividades de vida diária da criança com paralisia cerebral: um estudo de caso / Independence level evaluation in activities of daily living of children with cerebral palsy: a case study
title Avaliação do nível de independência nas atividades de vida diária da criança com paralisia cerebral: um estudo de caso / Independence level evaluation in activities of daily living of children with cerebral palsy: a case study
spellingShingle Avaliação do nível de independência nas atividades de vida diária da criança com paralisia cerebral: um estudo de caso / Independence level evaluation in activities of daily living of children with cerebral palsy: a case study
Monteiro, Jefferson de Abreu
title_short Avaliação do nível de independência nas atividades de vida diária da criança com paralisia cerebral: um estudo de caso / Independence level evaluation in activities of daily living of children with cerebral palsy: a case study
title_full Avaliação do nível de independência nas atividades de vida diária da criança com paralisia cerebral: um estudo de caso / Independence level evaluation in activities of daily living of children with cerebral palsy: a case study
title_fullStr Avaliação do nível de independência nas atividades de vida diária da criança com paralisia cerebral: um estudo de caso / Independence level evaluation in activities of daily living of children with cerebral palsy: a case study
title_full_unstemmed Avaliação do nível de independência nas atividades de vida diária da criança com paralisia cerebral: um estudo de caso / Independence level evaluation in activities of daily living of children with cerebral palsy: a case study
title_sort Avaliação do nível de independência nas atividades de vida diária da criança com paralisia cerebral: um estudo de caso / Independence level evaluation in activities of daily living of children with cerebral palsy: a case study
author Monteiro, Jefferson de Abreu
author_facet Monteiro, Jefferson de Abreu
Vasconcelos, Thamires Bezerra de
Silva, Rafael Luiz Morais da
Cavalcante, Lília Iêda Chaves
author_role author
author2 Vasconcelos, Thamires Bezerra de
Silva, Rafael Luiz Morais da
Cavalcante, Lília Iêda Chaves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Jefferson de Abreu
Vasconcelos, Thamires Bezerra de
Silva, Rafael Luiz Morais da
Cavalcante, Lília Iêda Chaves
description  Sabe-se que, para a criança com paralisia cerebral (PC), as deficiências neuromotoras e sensoriais acarretam inúmeras incapacidades e limitações para o desempenho de ocupações e atividades do cotidiano. O Terapeuta Ocupacional almeja em sua intervenção maximizar as potencialidades dessa criança, proporcionando-lhe maior independência na execução das Atividades de Vida Diária (AVD). O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de independência funcional nas AVD de uma criança com PC do tipo tetraparesia espástica, por meio do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI), antes e após um período de treino de atividades funcionais. O programa de intervenção foi realizado no Serviço de Atendimento Básico em Reabilitação – SABER/Belém-PA, duas vezes por semana, durante um período de seis semanas. A análise dos resultados demonstrou aumento significativo no nível de independência da criança após o treinamento, nos itens referentes ao autocuidado, nas áreas de habilidades funcionais e assistência do cuidador. Os resultados sugerem que o programa de intervenção baseado em atividades funcionais proporcionou mudanças no desempenho da criança, permitindo-lhe acrescentar habilidades importantes ao seu repertório funcional e diminuindo a quantidade de ajuda oferecida pela cuidadora nas tarefas diárias. Presume-se, assim, que os ganhos funcionais apresentados são decorrentes das sessões direcionadas às necessidades identificadas pelo teste PEDI, o que o confirma como instrumento útil para profissionais de Terapia Ocupacional ao estipular metas interventivas individualizadas e voltadas à promoção da independência funcional.  http://dx.doi.org/10.4322/cto.2012.014
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/556
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/556/370
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 20 No. 1 (2012)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 20 Núm. 1 (2012)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 20 n. 1 (2012)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688314836287488