Contribuições à clínica da Terapia Ocupacional na área da intervenção precoce em equipe interdisciplinar/Contributions to clinical Occupational Therapy in the area of early intervention in interdisciplinary team
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/965 |
Resumo: | Introdução: O atendimento a bebês considera que quanto mais cedo se intervém no risco/sintomas, maior a probabilidade de melhores resultados. Objetivos: Narrar o processo de intervenção precoce oferecido por um programa de extensão dos cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia. Discutir os caminhos teórico-práticos para a clínica com bebês e para a terapia ocupacional. Método: Estudo de caso, com amostra de conveniência. Conta com avaliação interpretada, por meio de observação em sessão, considerando aportes teóricos psicomotores, terapêuticos ocupacionais e fonoaudiológicos. A intervenção se deu por um terapeuta ocupacional, em equipe interdisciplinar, nos meses de agosto/2011 a janeiro/2012; e março a julho/2012, uma vez por semana. A análise dos dados deu-se comparando a avaliação de ingresso e avaliação ao final do tempo de pesquisa. Resultados: O menino não havia elaborado conceitos de esquema e imagem corporal que o sustentassem na relação com objetos, com espaço e com o outro. Apresentava pouca evolução linguística. Considerando os aportes da terapia ocupacional na clínica psicomotora em intervenção precoce, o menino reconstruiu seu lugar familiar. O funcionamento de linguagem sintonizado às demandas do menino permitiu seu acesso ao simbolismo e apropriação linguística. Conclusão: A proposta de intervenção precoce com terapeuta ocupacional como terapeuta único, com suporte de equipe interdisciplinar, foi eficaz para ultrapassar os obstáculos estruturais e instrumentais ao desenvolvimento do menino. |
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