Contribuições à clínica da Terapia Ocupacional na área da intervenção precoce em equipe interdisciplinar/Contributions to clinical Occupational Therapy in the area of early intervention in interdisciplinary team

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: peruzzolo, dani laura
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/965
Resumo: Introdução: O atendimento a bebês considera que quanto mais cedo se intervém no risco/sintomas, maior a probabilidade de melhores resultados. Objetivos: Narrar o processo de intervenção precoce oferecido por um programa de extensão dos cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia. Discutir os caminhos teórico-práticos para a clínica com bebês e para a terapia ocupacional. Método: Estudo de caso, com amostra de conveniência. Conta com avaliação interpretada, por meio de observação em sessão, considerando aportes teóricos psicomotores, terapêuticos ocupacionais e fonoaudiológicos. A intervenção se deu por um terapeuta ocupacional, em equipe interdisciplinar, nos meses de agosto/2011 a janeiro/2012; e março a julho/2012, uma vez por semana. A análise dos dados deu-se comparando a avaliação de ingresso e avaliação ao final do tempo de pesquisa. Resultados: O menino não havia elaborado conceitos de esquema e imagem corporal que o sustentassem na relação com objetos, com espaço e com o outro. Apresentava pouca evolução linguística. Considerando os aportes da terapia ocupacional na clínica psicomotora em intervenção precoce, o menino reconstruiu seu lugar familiar. O funcionamento de linguagem sintonizado às demandas do menino permitiu seu acesso ao simbolismo e apropriação linguística. Conclusão: A proposta de intervenção precoce com terapeuta ocupacional como terapeuta único, com suporte de equipe interdisciplinar, foi eficaz para ultrapassar os obstáculos estruturais e instrumentais ao desenvolvimento do menino.
id UFSCAR-1_70a14446270ad55db0ae744f82ce559a
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/965
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Contribuições à clínica da Terapia Ocupacional na área da intervenção precoce em equipe interdisciplinar/Contributions to clinical Occupational Therapy in the area of early intervention in interdisciplinary teamIntrodução: O atendimento a bebês considera que quanto mais cedo se intervém no risco/sintomas, maior a probabilidade de melhores resultados. Objetivos: Narrar o processo de intervenção precoce oferecido por um programa de extensão dos cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia. Discutir os caminhos teórico-práticos para a clínica com bebês e para a terapia ocupacional. Método: Estudo de caso, com amostra de conveniência. Conta com avaliação interpretada, por meio de observação em sessão, considerando aportes teóricos psicomotores, terapêuticos ocupacionais e fonoaudiológicos. A intervenção se deu por um terapeuta ocupacional, em equipe interdisciplinar, nos meses de agosto/2011 a janeiro/2012; e março a julho/2012, uma vez por semana. A análise dos dados deu-se comparando a avaliação de ingresso e avaliação ao final do tempo de pesquisa. Resultados: O menino não havia elaborado conceitos de esquema e imagem corporal que o sustentassem na relação com objetos, com espaço e com o outro. Apresentava pouca evolução linguística. Considerando os aportes da terapia ocupacional na clínica psicomotora em intervenção precoce, o menino reconstruiu seu lugar familiar. O funcionamento de linguagem sintonizado às demandas do menino permitiu seu acesso ao simbolismo e apropriação linguística. Conclusão: A proposta de intervenção precoce com terapeuta ocupacional como terapeuta único, com suporte de equipe interdisciplinar, foi eficaz para ultrapassar os obstáculos estruturais e instrumentais ao desenvolvimento do menino.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/96510.4322/0104-4931.ctoAO0515Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 23 No. 2 (2015); 295-303Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 23 Núm. 2 (2015); 295-303Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 23 n. 2 (2015); 295-3032526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/965/610Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessperuzzolo, dani laura2022-04-22T18:00:28Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/965Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T18:00:28Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições à clínica da Terapia Ocupacional na área da intervenção precoce em equipe interdisciplinar/Contributions to clinical Occupational Therapy in the area of early intervention in interdisciplinary team
title Contribuições à clínica da Terapia Ocupacional na área da intervenção precoce em equipe interdisciplinar/Contributions to clinical Occupational Therapy in the area of early intervention in interdisciplinary team
spellingShingle Contribuições à clínica da Terapia Ocupacional na área da intervenção precoce em equipe interdisciplinar/Contributions to clinical Occupational Therapy in the area of early intervention in interdisciplinary team
peruzzolo, dani laura
title_short Contribuições à clínica da Terapia Ocupacional na área da intervenção precoce em equipe interdisciplinar/Contributions to clinical Occupational Therapy in the area of early intervention in interdisciplinary team
title_full Contribuições à clínica da Terapia Ocupacional na área da intervenção precoce em equipe interdisciplinar/Contributions to clinical Occupational Therapy in the area of early intervention in interdisciplinary team
title_fullStr Contribuições à clínica da Terapia Ocupacional na área da intervenção precoce em equipe interdisciplinar/Contributions to clinical Occupational Therapy in the area of early intervention in interdisciplinary team
title_full_unstemmed Contribuições à clínica da Terapia Ocupacional na área da intervenção precoce em equipe interdisciplinar/Contributions to clinical Occupational Therapy in the area of early intervention in interdisciplinary team
title_sort Contribuições à clínica da Terapia Ocupacional na área da intervenção precoce em equipe interdisciplinar/Contributions to clinical Occupational Therapy in the area of early intervention in interdisciplinary team
author peruzzolo, dani laura
author_facet peruzzolo, dani laura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv peruzzolo, dani laura
description Introdução: O atendimento a bebês considera que quanto mais cedo se intervém no risco/sintomas, maior a probabilidade de melhores resultados. Objetivos: Narrar o processo de intervenção precoce oferecido por um programa de extensão dos cursos de Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia. Discutir os caminhos teórico-práticos para a clínica com bebês e para a terapia ocupacional. Método: Estudo de caso, com amostra de conveniência. Conta com avaliação interpretada, por meio de observação em sessão, considerando aportes teóricos psicomotores, terapêuticos ocupacionais e fonoaudiológicos. A intervenção se deu por um terapeuta ocupacional, em equipe interdisciplinar, nos meses de agosto/2011 a janeiro/2012; e março a julho/2012, uma vez por semana. A análise dos dados deu-se comparando a avaliação de ingresso e avaliação ao final do tempo de pesquisa. Resultados: O menino não havia elaborado conceitos de esquema e imagem corporal que o sustentassem na relação com objetos, com espaço e com o outro. Apresentava pouca evolução linguística. Considerando os aportes da terapia ocupacional na clínica psicomotora em intervenção precoce, o menino reconstruiu seu lugar familiar. O funcionamento de linguagem sintonizado às demandas do menino permitiu seu acesso ao simbolismo e apropriação linguística. Conclusão: A proposta de intervenção precoce com terapeuta ocupacional como terapeuta único, com suporte de equipe interdisciplinar, foi eficaz para ultrapassar os obstáculos estruturais e instrumentais ao desenvolvimento do menino.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/965
10.4322/0104-4931.ctoAO0515
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/965
identifier_str_mv 10.4322/0104-4931.ctoAO0515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/965/610
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 23 No. 2 (2015); 295-303
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 23 Núm. 2 (2015); 295-303
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 23 n. 2 (2015); 295-303
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688315483258880