Perfil do desenvolvimento motor de crianças entre 9 e 11 anos com baixo rendimento escolar da rede municipal de Maceió, AL / Motor development profile in 9-11 year-old children from the municipal education system of Maceio, Alagoas State, presenting low s
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/971 |
Resumo: | Introdução: Ao longo do seu desenvolvimento, a criança pode apresentar atrasos motores que, consequentemente, podem influenciar no seu processo de aprendizado. Dessa forma, destaca-se a necessidade de uma avaliação específica para detectar precocemente tais atrasos numa tentativa de dirimir ou amenizar possíveis prejuízos associados. Objetivo: Traçar o perfil do desenvolvimento motor em crianças entre 9 e 11 anos com baixo rendimento escolar da rede municipal de ensino da cidade de Maceió, AL. Metodologia: Este artigo caracteriza-se por um estudo exploratório, descritivo, transversal, que utiliza a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) para analisar os principais componentes de desempenho. Foram realizadas avaliações com 43 crianças de ambos os sexos. Resultados: A crianças apresentaram perfis motores que variaram de “normal médio” a “muito inferior”, corroborando achados na literatura. Conclusões: Os resultados obtidos convergem com a literatura, apontando estreita relação entre desenvolvimento motor e baixo rendimento escolar, enfatizando a importância da intervenção psicomotora para a maturação de padrões motores mais complexos. |
id |
UFSCAR-1_8b1e741d26ce557fa4bd7398467c6ba0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/971 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Perfil do desenvolvimento motor de crianças entre 9 e 11 anos com baixo rendimento escolar da rede municipal de Maceió, AL / Motor development profile in 9-11 year-old children from the municipal education system of Maceio, Alagoas State, presenting low sIntrodução: Ao longo do seu desenvolvimento, a criança pode apresentar atrasos motores que, consequentemente, podem influenciar no seu processo de aprendizado. Dessa forma, destaca-se a necessidade de uma avaliação específica para detectar precocemente tais atrasos numa tentativa de dirimir ou amenizar possíveis prejuízos associados. Objetivo: Traçar o perfil do desenvolvimento motor em crianças entre 9 e 11 anos com baixo rendimento escolar da rede municipal de ensino da cidade de Maceió, AL. Metodologia: Este artigo caracteriza-se por um estudo exploratório, descritivo, transversal, que utiliza a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) para analisar os principais componentes de desempenho. Foram realizadas avaliações com 43 crianças de ambos os sexos. Resultados: A crianças apresentaram perfis motores que variaram de “normal médio” a “muito inferior”, corroborando achados na literatura. Conclusões: Os resultados obtidos convergem com a literatura, apontando estreita relação entre desenvolvimento motor e baixo rendimento escolar, enfatizando a importância da intervenção psicomotora para a maturação de padrões motores mais complexos.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2014-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/97110.4322/cto.2014.007Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 1 (2014)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 1 (2014)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 1 (2014)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/971/488da Silva, Maria Natália SantosDounis, Alessandra Bonorandiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:24:22Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/971Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:24:22Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perfil do desenvolvimento motor de crianças entre 9 e 11 anos com baixo rendimento escolar da rede municipal de Maceió, AL / Motor development profile in 9-11 year-old children from the municipal education system of Maceio, Alagoas State, presenting low s |
title |
Perfil do desenvolvimento motor de crianças entre 9 e 11 anos com baixo rendimento escolar da rede municipal de Maceió, AL / Motor development profile in 9-11 year-old children from the municipal education system of Maceio, Alagoas State, presenting low s |
spellingShingle |
Perfil do desenvolvimento motor de crianças entre 9 e 11 anos com baixo rendimento escolar da rede municipal de Maceió, AL / Motor development profile in 9-11 year-old children from the municipal education system of Maceio, Alagoas State, presenting low s da Silva, Maria Natália Santos |
title_short |
Perfil do desenvolvimento motor de crianças entre 9 e 11 anos com baixo rendimento escolar da rede municipal de Maceió, AL / Motor development profile in 9-11 year-old children from the municipal education system of Maceio, Alagoas State, presenting low s |
title_full |
Perfil do desenvolvimento motor de crianças entre 9 e 11 anos com baixo rendimento escolar da rede municipal de Maceió, AL / Motor development profile in 9-11 year-old children from the municipal education system of Maceio, Alagoas State, presenting low s |
title_fullStr |
Perfil do desenvolvimento motor de crianças entre 9 e 11 anos com baixo rendimento escolar da rede municipal de Maceió, AL / Motor development profile in 9-11 year-old children from the municipal education system of Maceio, Alagoas State, presenting low s |
title_full_unstemmed |
Perfil do desenvolvimento motor de crianças entre 9 e 11 anos com baixo rendimento escolar da rede municipal de Maceió, AL / Motor development profile in 9-11 year-old children from the municipal education system of Maceio, Alagoas State, presenting low s |
title_sort |
Perfil do desenvolvimento motor de crianças entre 9 e 11 anos com baixo rendimento escolar da rede municipal de Maceió, AL / Motor development profile in 9-11 year-old children from the municipal education system of Maceio, Alagoas State, presenting low s |
author |
da Silva, Maria Natália Santos |
author_facet |
da Silva, Maria Natália Santos Dounis, Alessandra Bonorandi |
author_role |
author |
author2 |
Dounis, Alessandra Bonorandi |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Maria Natália Santos Dounis, Alessandra Bonorandi |
description |
Introdução: Ao longo do seu desenvolvimento, a criança pode apresentar atrasos motores que, consequentemente, podem influenciar no seu processo de aprendizado. Dessa forma, destaca-se a necessidade de uma avaliação específica para detectar precocemente tais atrasos numa tentativa de dirimir ou amenizar possíveis prejuízos associados. Objetivo: Traçar o perfil do desenvolvimento motor em crianças entre 9 e 11 anos com baixo rendimento escolar da rede municipal de ensino da cidade de Maceió, AL. Metodologia: Este artigo caracteriza-se por um estudo exploratório, descritivo, transversal, que utiliza a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) para analisar os principais componentes de desempenho. Foram realizadas avaliações com 43 crianças de ambos os sexos. Resultados: A crianças apresentaram perfis motores que variaram de “normal médio” a “muito inferior”, corroborando achados na literatura. Conclusões: Os resultados obtidos convergem com a literatura, apontando estreita relação entre desenvolvimento motor e baixo rendimento escolar, enfatizando a importância da intervenção psicomotora para a maturação de padrões motores mais complexos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/971 10.4322/cto.2014.007 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/971 |
identifier_str_mv |
10.4322/cto.2014.007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/971/488 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 22 No. 1 (2014) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 22 Núm. 1 (2014) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 22 n. 1 (2014) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688315492696064 |