Estágio supervisionado em terapia ocupacional em um centro de atenção psicossocial CAPS II: Desafios para a assistência e para o processo de ensino-aprendizagem/Supervised practice in occupational therapy in a psychosocial care center: Challenges for the

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariotti, Milton Carlos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Marques, Luciana Carvalho, Schlean, Aline, Silva, Rafaela, Stoffel, Diane Priscila, Veiga, Bruna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1071
Resumo: A reforma psiquiátrica no Brasil substituiu o modelo hospitalocêntrico pela proposta de reinserção do usuário na comunidade, sendo o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) o principal equipamento nesse âmbito. Objetivos: Relatar o desenvolvimento de um Estágio Supervisionado de Prática em Terapia Ocupacional num CAPS II de Curitiba. Procedimentos metodológicos: Trata-se de um relato de experiência. Caracteriza o campo de estágio e descreve as etapas do processo de ensino-aprendizagem que envolveu: observação institucional, relatório dos aspectos observados, proposta de intervenção, coleta de dados do perfil dos usuários e atendimentos. O foco do trabalho foi o grupo de usuários do regime não intensivo, por estarem mais próximos da alta, considerando-se a falta de equipamentos para a continuidade da assistência para essa população. Resultados: Observou-se que os usuários do regime não intensivo, ao invés de almejarem a alta, gostariam de retornar aos regimes semi-intensivo ou intensivo, objetivando recuperar direitos ao auxílio-doença e transporte, o que denota grande contradição no sistema. Foram atendidos complementarmente também usuários dos regimes intensivo e semi-intensivo. Conclusões: O aprendizado dos estudantes contemplou aspectos como: a realidade institucional; conhecimento do sistema de saúde, suas limitações e contradições; aproximação com usuários, familiares, suas condições socioeconômicas, desejos, aspirações ou sua falta, dificuldades para engajamento em ocupações significativas em seu território, limitações e estigmas sociais; trabalho com as frustrações, reflexão sobre as possibilidades de mudança da realidade, além da prática clínica ampliada com discussões sobre os modelos de intervenção e os de formulação das políticas públicas de assistência à saúde mental e controle social.
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