Fatores que prevalecem ao esgotamento profissional em professores/Prevailing factors causing professional burnout in teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1539 |
Resumo: | Introdução: A síndrome de burnout (SB) é uma reação ao estresse excessivo relacionado ao trabalho. Objetivo: Verificar a prevalência e os fatores associados à síndrome do esgotamento profissional (SEP) nos professores da rede pública dos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio. Método: Para este estudo transversal, 462 professores das cidades de Januária, Itacarambi, Manga, São Francisco e Pedras de Maria da Cruz foram entrevistados. Utilizou-se como instrumento o Questionário Preliminar de Identificação do Burnout, que classifica o sujeito em “esgotado” e “não esgotado”. Os fatores associados investigados foram: sexo, modalidade de ensino, tempo na docência, se trabalha em outra escola pública, vínculo empregatício, se está satisfeito com a remuneração, jornada semanal na docência e se possui algum tipo de doença. Resultados: Dos professores investigados, 24% estavam na fase 3 – estágio em que começa a se instalar a SEP – e 4,7% dos professores estavam na fase 4 – estágio mais crítico da síndrome. A SEP esteve associada à baixa remuneração, à dedicação à carreira de docente e ao tempo de trabalho de um a 11 anos ou mais. Conclusão: Pode-se concluir que a SEP é altamente prevalente entre os professores efetivos e efetivados do ensino público e gratuito. |
id |
UFSCAR-1_9111ee93ba39baf8321a5ef6f6ea9f27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1539 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores que prevalecem ao esgotamento profissional em professores/Prevailing factors causing professional burnout in teachersIntrodução: A síndrome de burnout (SB) é uma reação ao estresse excessivo relacionado ao trabalho. Objetivo: Verificar a prevalência e os fatores associados à síndrome do esgotamento profissional (SEP) nos professores da rede pública dos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio. Método: Para este estudo transversal, 462 professores das cidades de Januária, Itacarambi, Manga, São Francisco e Pedras de Maria da Cruz foram entrevistados. Utilizou-se como instrumento o Questionário Preliminar de Identificação do Burnout, que classifica o sujeito em “esgotado” e “não esgotado”. Os fatores associados investigados foram: sexo, modalidade de ensino, tempo na docência, se trabalha em outra escola pública, vínculo empregatício, se está satisfeito com a remuneração, jornada semanal na docência e se possui algum tipo de doença. Resultados: Dos professores investigados, 24% estavam na fase 3 – estágio em que começa a se instalar a SEP – e 4,7% dos professores estavam na fase 4 – estágio mais crítico da síndrome. A SEP esteve associada à baixa remuneração, à dedicação à carreira de docente e ao tempo de trabalho de um a 11 anos ou mais. Conclusão: Pode-se concluir que a SEP é altamente prevalente entre os professores efetivos e efetivados do ensino público e gratuito.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2017-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/153910.4322/0104-4931.ctoAO0822Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 25 No. 2 (2017); 333-339Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 25 Núm. 2 (2017); 333-339Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 25 n. 2 (2017); 333-3392526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1539/849https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1539/868Copyright (c) 2017 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adelson FernandesMaia, Maria de Fatima de MatosLima, Celina Aparecida GonçalvesGuedes, Izulina TorresPedreira, Karoline CostaSilva, Diego Augusto SantosPetroski, Edio Luiz2022-04-20T20:23:04Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1539Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:23:04Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores que prevalecem ao esgotamento profissional em professores/Prevailing factors causing professional burnout in teachers |
title |
Fatores que prevalecem ao esgotamento profissional em professores/Prevailing factors causing professional burnout in teachers |
spellingShingle |
Fatores que prevalecem ao esgotamento profissional em professores/Prevailing factors causing professional burnout in teachers Silva, Adelson Fernandes |
title_short |
Fatores que prevalecem ao esgotamento profissional em professores/Prevailing factors causing professional burnout in teachers |
title_full |
Fatores que prevalecem ao esgotamento profissional em professores/Prevailing factors causing professional burnout in teachers |
title_fullStr |
Fatores que prevalecem ao esgotamento profissional em professores/Prevailing factors causing professional burnout in teachers |
title_full_unstemmed |
Fatores que prevalecem ao esgotamento profissional em professores/Prevailing factors causing professional burnout in teachers |
title_sort |
Fatores que prevalecem ao esgotamento profissional em professores/Prevailing factors causing professional burnout in teachers |
author |
Silva, Adelson Fernandes |
author_facet |
Silva, Adelson Fernandes Maia, Maria de Fatima de Matos Lima, Celina Aparecida Gonçalves Guedes, Izulina Torres Pedreira, Karoline Costa Silva, Diego Augusto Santos Petroski, Edio Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Maria de Fatima de Matos Lima, Celina Aparecida Gonçalves Guedes, Izulina Torres Pedreira, Karoline Costa Silva, Diego Augusto Santos Petroski, Edio Luiz |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adelson Fernandes Maia, Maria de Fatima de Matos Lima, Celina Aparecida Gonçalves Guedes, Izulina Torres Pedreira, Karoline Costa Silva, Diego Augusto Santos Petroski, Edio Luiz |
description |
Introdução: A síndrome de burnout (SB) é uma reação ao estresse excessivo relacionado ao trabalho. Objetivo: Verificar a prevalência e os fatores associados à síndrome do esgotamento profissional (SEP) nos professores da rede pública dos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio. Método: Para este estudo transversal, 462 professores das cidades de Januária, Itacarambi, Manga, São Francisco e Pedras de Maria da Cruz foram entrevistados. Utilizou-se como instrumento o Questionário Preliminar de Identificação do Burnout, que classifica o sujeito em “esgotado” e “não esgotado”. Os fatores associados investigados foram: sexo, modalidade de ensino, tempo na docência, se trabalha em outra escola pública, vínculo empregatício, se está satisfeito com a remuneração, jornada semanal na docência e se possui algum tipo de doença. Resultados: Dos professores investigados, 24% estavam na fase 3 – estágio em que começa a se instalar a SEP – e 4,7% dos professores estavam na fase 4 – estágio mais crítico da síndrome. A SEP esteve associada à baixa remuneração, à dedicação à carreira de docente e ao tempo de trabalho de um a 11 anos ou mais. Conclusão: Pode-se concluir que a SEP é altamente prevalente entre os professores efetivos e efetivados do ensino público e gratuito. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1539 10.4322/0104-4931.ctoAO0822 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1539 |
identifier_str_mv |
10.4322/0104-4931.ctoAO0822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1539/849 https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1539/868 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 25 No. 2 (2017); 333-339 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 25 Núm. 2 (2017); 333-339 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 25 n. 2 (2017); 333-339 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688316510863360 |