INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL / SCHOOL INCLUSION OF THE STUDENT WITH PHYSICAL DYSFUNCTION: OCCUPATIONAL THERAPY CONTRIBUTIONS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DE PAULA, ANA FLÁVIA MAROSTEGAN
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: BALEOTTI, LUCIANA RAMOS
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/421
Resumo: A escola inclusiva busca atender efetivamente a diversidade em sua amplitude. Nessa direção, procura atender aos alunos com necessidades educacionais especiais, dentre os quais estão aqueles com deficiência física. O objetivo deste estudo foi o de identificar as dificuldades de uma professora  referentes ao processo de inclusão de um aluno com  deficiência física, adaptar recursos pedagógicos, adequar mobiliário escolar e orientar a professora em situações  específicas. Participou deste estudo uma professora da  Educação Infantil.A coleta de dados se deu por meio de dois roteiros de entrevista semiestruturados. O primeiro obteve informações da professora sobre os aspectos motores do aluno que dificultavam o acesso ao currículo. O segundo colheu informações sobre a percepção da professora quanto à  parceria entre terapeuta ocupacional e professor na perspectiva da educação inclusiva. A análise de dados da primeira  entrevista e um estudo de caso do aluno permitiram elaborar estratégias terapêuticas ocupacionais para minimizar as dificuldades encontradas no contexto escolar. Após a   elaboração das estratégias, realizouse a segunda entrevista, cujos dados evidenciaram que, com base na análise e na  adequação da interação entre as demandas funcionais da pessoa, da tarefa e do ambiente, é possível o aluno responder satisfatoriamente aos desafios inerentes ao contexto  educacional, e destacaram a importância da parceria entre o professor e o terapeuta ocupacional nesse processo.  Concluiu-se que a incapacidade do aluno do presente estudo provavelmente não se manifestaria se houvesse adequação do contexto ambiental e de recurso humano para recebê-lo.Palavras-chave: Terapia Ocupacional, Inclusão, Transtornos das Habilidades Motoras, Adaptação.
id UFSCAR-1_962d495be79fba717e85cf8f9f3951f2
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/421
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL / SCHOOL INCLUSION OF THE STUDENT WITH PHYSICAL DYSFUNCTION: OCCUPATIONAL THERAPY CONTRIBUTIONSA escola inclusiva busca atender efetivamente a diversidade em sua amplitude. Nessa direção, procura atender aos alunos com necessidades educacionais especiais, dentre os quais estão aqueles com deficiência física. O objetivo deste estudo foi o de identificar as dificuldades de uma professora  referentes ao processo de inclusão de um aluno com  deficiência física, adaptar recursos pedagógicos, adequar mobiliário escolar e orientar a professora em situações  específicas. Participou deste estudo uma professora da  Educação Infantil.A coleta de dados se deu por meio de dois roteiros de entrevista semiestruturados. O primeiro obteve informações da professora sobre os aspectos motores do aluno que dificultavam o acesso ao currículo. O segundo colheu informações sobre a percepção da professora quanto à  parceria entre terapeuta ocupacional e professor na perspectiva da educação inclusiva. A análise de dados da primeira  entrevista e um estudo de caso do aluno permitiram elaborar estratégias terapêuticas ocupacionais para minimizar as dificuldades encontradas no contexto escolar. Após a   elaboração das estratégias, realizouse a segunda entrevista, cujos dados evidenciaram que, com base na análise e na  adequação da interação entre as demandas funcionais da pessoa, da tarefa e do ambiente, é possível o aluno responder satisfatoriamente aos desafios inerentes ao contexto  educacional, e destacaram a importância da parceria entre o professor e o terapeuta ocupacional nesse processo.  Concluiu-se que a incapacidade do aluno do presente estudo provavelmente não se manifestaria se houvesse adequação do contexto ambiental e de recurso humano para recebê-lo.Palavras-chave: Terapia Ocupacional, Inclusão, Transtornos das Habilidades Motoras, Adaptação. Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2011-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/421Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 19 No. 1 (2011)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 19 Núm. 1 (2011)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 19 n. 1 (2011)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/421/312DE PAULA, ANA FLÁVIA MAROSTEGANBALEOTTI, LUCIANA RAMOSinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:29:23Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/421Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:29:23Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL / SCHOOL INCLUSION OF THE STUDENT WITH PHYSICAL DYSFUNCTION: OCCUPATIONAL THERAPY CONTRIBUTIONS
title INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL / SCHOOL INCLUSION OF THE STUDENT WITH PHYSICAL DYSFUNCTION: OCCUPATIONAL THERAPY CONTRIBUTIONS
spellingShingle INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL / SCHOOL INCLUSION OF THE STUDENT WITH PHYSICAL DYSFUNCTION: OCCUPATIONAL THERAPY CONTRIBUTIONS
DE PAULA, ANA FLÁVIA MAROSTEGAN
title_short INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL / SCHOOL INCLUSION OF THE STUDENT WITH PHYSICAL DYSFUNCTION: OCCUPATIONAL THERAPY CONTRIBUTIONS
title_full INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL / SCHOOL INCLUSION OF THE STUDENT WITH PHYSICAL DYSFUNCTION: OCCUPATIONAL THERAPY CONTRIBUTIONS
title_fullStr INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL / SCHOOL INCLUSION OF THE STUDENT WITH PHYSICAL DYSFUNCTION: OCCUPATIONAL THERAPY CONTRIBUTIONS
title_full_unstemmed INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL / SCHOOL INCLUSION OF THE STUDENT WITH PHYSICAL DYSFUNCTION: OCCUPATIONAL THERAPY CONTRIBUTIONS
title_sort INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA: CONTRIBUIÇÕES DA TERAPIA OCUPACIONAL / SCHOOL INCLUSION OF THE STUDENT WITH PHYSICAL DYSFUNCTION: OCCUPATIONAL THERAPY CONTRIBUTIONS
author DE PAULA, ANA FLÁVIA MAROSTEGAN
author_facet DE PAULA, ANA FLÁVIA MAROSTEGAN
BALEOTTI, LUCIANA RAMOS
author_role author
author2 BALEOTTI, LUCIANA RAMOS
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DE PAULA, ANA FLÁVIA MAROSTEGAN
BALEOTTI, LUCIANA RAMOS
description A escola inclusiva busca atender efetivamente a diversidade em sua amplitude. Nessa direção, procura atender aos alunos com necessidades educacionais especiais, dentre os quais estão aqueles com deficiência física. O objetivo deste estudo foi o de identificar as dificuldades de uma professora  referentes ao processo de inclusão de um aluno com  deficiência física, adaptar recursos pedagógicos, adequar mobiliário escolar e orientar a professora em situações  específicas. Participou deste estudo uma professora da  Educação Infantil.A coleta de dados se deu por meio de dois roteiros de entrevista semiestruturados. O primeiro obteve informações da professora sobre os aspectos motores do aluno que dificultavam o acesso ao currículo. O segundo colheu informações sobre a percepção da professora quanto à  parceria entre terapeuta ocupacional e professor na perspectiva da educação inclusiva. A análise de dados da primeira  entrevista e um estudo de caso do aluno permitiram elaborar estratégias terapêuticas ocupacionais para minimizar as dificuldades encontradas no contexto escolar. Após a   elaboração das estratégias, realizouse a segunda entrevista, cujos dados evidenciaram que, com base na análise e na  adequação da interação entre as demandas funcionais da pessoa, da tarefa e do ambiente, é possível o aluno responder satisfatoriamente aos desafios inerentes ao contexto  educacional, e destacaram a importância da parceria entre o professor e o terapeuta ocupacional nesse processo.  Concluiu-se que a incapacidade do aluno do presente estudo provavelmente não se manifestaria se houvesse adequação do contexto ambiental e de recurso humano para recebê-lo.Palavras-chave: Terapia Ocupacional, Inclusão, Transtornos das Habilidades Motoras, Adaptação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/421
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/421/312
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 19 No. 1 (2011)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 19 Núm. 1 (2011)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 19 n. 1 (2011)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688314443071488