Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo/Contributions of Occupational Therapy for the school inclusion of children suffering from autism

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barba, Patrícia Carla de Souza Della
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Minatel, Martha Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/920
Resumo: Objetivou-se relatar a experiência da atuação do terapeuta ocupacional fundamentada no referencialteórico da consultoria colaborativa em duas escolas de educação infantil da rede regular de ensino, pertencentes adois municípios de pequeno porte do interior do estado de São Paulo. A metodologia caracteriza-se por um estudode caso e as informações foram coletadas pelo período de seis meses, por meio de entrevistas abertas e diáriode campo, juntamente com a intervenção planejada através do projeto de extensão Consultoria colaborativa nainclusão escolar de crianças com transtornos de desenvolvimento – proposta de atuação da terapia ocupacional.Foram alvo da intervenção sujeitos de duas escolas: dois alunos com diagnóstico de autismo, suas mães e equipetécnica da escola, composta por coordenador pedagógico, professora, monitora e diretora. A intervenção propostateve início com a formação de parceria entre os atores envolvidos e da organização das reuniões que consistiramem espaços de partilha de experiências e planejamento de ações. Os resultados foram positivos quanto à efetivaçãoda inclusão escolar, destacando o acesso e permanência das crianças na escola, a facilitação de seu aprendizado ea conscientização dos atores envolvidos quanto à diversidade, respeito e trabalho em equipe. A ação do terapeutaocupacional deu-se na articulação do trabalho em equipe, no auxílio à percepção e identificação das necessidadese conquistas, avaliando e construindo conjuntamente as estratégias e ações, contribuiu na análise das atividades eorientações quanto a suas possibilidades de adaptação e flexibilização, no suporte oferecido aos atores envolvidosquanto às normas, leis e aspectos específicos de cada criança.
id UFSCAR-1_502f0bb64a8f4484ef8c4bd573654bfc
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/920
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo/Contributions of Occupational Therapy for the school inclusion of children suffering from autismObjetivou-se relatar a experiência da atuação do terapeuta ocupacional fundamentada no referencialteórico da consultoria colaborativa em duas escolas de educação infantil da rede regular de ensino, pertencentes adois municípios de pequeno porte do interior do estado de São Paulo. A metodologia caracteriza-se por um estudode caso e as informações foram coletadas pelo período de seis meses, por meio de entrevistas abertas e diáriode campo, juntamente com a intervenção planejada através do projeto de extensão Consultoria colaborativa nainclusão escolar de crianças com transtornos de desenvolvimento – proposta de atuação da terapia ocupacional.Foram alvo da intervenção sujeitos de duas escolas: dois alunos com diagnóstico de autismo, suas mães e equipetécnica da escola, composta por coordenador pedagógico, professora, monitora e diretora. A intervenção propostateve início com a formação de parceria entre os atores envolvidos e da organização das reuniões que consistiramem espaços de partilha de experiências e planejamento de ações. Os resultados foram positivos quanto à efetivaçãoda inclusão escolar, destacando o acesso e permanência das crianças na escola, a facilitação de seu aprendizado ea conscientização dos atores envolvidos quanto à diversidade, respeito e trabalho em equipe. A ação do terapeutaocupacional deu-se na articulação do trabalho em equipe, no auxílio à percepção e identificação das necessidadese conquistas, avaliando e construindo conjuntamente as estratégias e ações, contribuiu na análise das atividades eorientações quanto a suas possibilidades de adaptação e flexibilização, no suporte oferecido aos atores envolvidosquanto às normas, leis e aspectos específicos de cada criança.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2013-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/92010.4322/cto.2013.062Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 3 (2013)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 3 (2013)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 3 (2013)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/920/472Barba, Patrícia Carla de Souza DellaMinatel, Martha Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:24:45Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/920Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:24:45Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo/Contributions of Occupational Therapy for the school inclusion of children suffering from autism
title Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo/Contributions of Occupational Therapy for the school inclusion of children suffering from autism
spellingShingle Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo/Contributions of Occupational Therapy for the school inclusion of children suffering from autism
Barba, Patrícia Carla de Souza Della
title_short Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo/Contributions of Occupational Therapy for the school inclusion of children suffering from autism
title_full Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo/Contributions of Occupational Therapy for the school inclusion of children suffering from autism
title_fullStr Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo/Contributions of Occupational Therapy for the school inclusion of children suffering from autism
title_full_unstemmed Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo/Contributions of Occupational Therapy for the school inclusion of children suffering from autism
title_sort Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo/Contributions of Occupational Therapy for the school inclusion of children suffering from autism
author Barba, Patrícia Carla de Souza Della
author_facet Barba, Patrícia Carla de Souza Della
Minatel, Martha Morais
author_role author
author2 Minatel, Martha Morais
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barba, Patrícia Carla de Souza Della
Minatel, Martha Morais
description Objetivou-se relatar a experiência da atuação do terapeuta ocupacional fundamentada no referencialteórico da consultoria colaborativa em duas escolas de educação infantil da rede regular de ensino, pertencentes adois municípios de pequeno porte do interior do estado de São Paulo. A metodologia caracteriza-se por um estudode caso e as informações foram coletadas pelo período de seis meses, por meio de entrevistas abertas e diáriode campo, juntamente com a intervenção planejada através do projeto de extensão Consultoria colaborativa nainclusão escolar de crianças com transtornos de desenvolvimento – proposta de atuação da terapia ocupacional.Foram alvo da intervenção sujeitos de duas escolas: dois alunos com diagnóstico de autismo, suas mães e equipetécnica da escola, composta por coordenador pedagógico, professora, monitora e diretora. A intervenção propostateve início com a formação de parceria entre os atores envolvidos e da organização das reuniões que consistiramem espaços de partilha de experiências e planejamento de ações. Os resultados foram positivos quanto à efetivaçãoda inclusão escolar, destacando o acesso e permanência das crianças na escola, a facilitação de seu aprendizado ea conscientização dos atores envolvidos quanto à diversidade, respeito e trabalho em equipe. A ação do terapeutaocupacional deu-se na articulação do trabalho em equipe, no auxílio à percepção e identificação das necessidadese conquistas, avaliando e construindo conjuntamente as estratégias e ações, contribuiu na análise das atividades eorientações quanto a suas possibilidades de adaptação e flexibilização, no suporte oferecido aos atores envolvidosquanto às normas, leis e aspectos específicos de cada criança.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/920
10.4322/cto.2013.062
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/920
identifier_str_mv 10.4322/cto.2013.062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/920/472
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 3 (2013)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 3 (2013)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 3 (2013)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688315449704448