Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo/Contributions of Occupational Therapy for the school inclusion of children suffering from autism
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/920 |
Resumo: | Objetivou-se relatar a experiência da atuação do terapeuta ocupacional fundamentada no referencialteórico da consultoria colaborativa em duas escolas de educação infantil da rede regular de ensino, pertencentes adois municípios de pequeno porte do interior do estado de São Paulo. A metodologia caracteriza-se por um estudode caso e as informações foram coletadas pelo período de seis meses, por meio de entrevistas abertas e diáriode campo, juntamente com a intervenção planejada através do projeto de extensão Consultoria colaborativa nainclusão escolar de crianças com transtornos de desenvolvimento – proposta de atuação da terapia ocupacional.Foram alvo da intervenção sujeitos de duas escolas: dois alunos com diagnóstico de autismo, suas mães e equipetécnica da escola, composta por coordenador pedagógico, professora, monitora e diretora. A intervenção propostateve início com a formação de parceria entre os atores envolvidos e da organização das reuniões que consistiramem espaços de partilha de experiências e planejamento de ações. Os resultados foram positivos quanto à efetivaçãoda inclusão escolar, destacando o acesso e permanência das crianças na escola, a facilitação de seu aprendizado ea conscientização dos atores envolvidos quanto à diversidade, respeito e trabalho em equipe. A ação do terapeutaocupacional deu-se na articulação do trabalho em equipe, no auxílio à percepção e identificação das necessidadese conquistas, avaliando e construindo conjuntamente as estratégias e ações, contribuiu na análise das atividades eorientações quanto a suas possibilidades de adaptação e flexibilização, no suporte oferecido aos atores envolvidosquanto às normas, leis e aspectos específicos de cada criança. |
id |
UFSCAR-1_502f0bb64a8f4484ef8c4bd573654bfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/920 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo/Contributions of Occupational Therapy for the school inclusion of children suffering from autismObjetivou-se relatar a experiência da atuação do terapeuta ocupacional fundamentada no referencialteórico da consultoria colaborativa em duas escolas de educação infantil da rede regular de ensino, pertencentes adois municípios de pequeno porte do interior do estado de São Paulo. A metodologia caracteriza-se por um estudode caso e as informações foram coletadas pelo período de seis meses, por meio de entrevistas abertas e diáriode campo, juntamente com a intervenção planejada através do projeto de extensão Consultoria colaborativa nainclusão escolar de crianças com transtornos de desenvolvimento – proposta de atuação da terapia ocupacional.Foram alvo da intervenção sujeitos de duas escolas: dois alunos com diagnóstico de autismo, suas mães e equipetécnica da escola, composta por coordenador pedagógico, professora, monitora e diretora. A intervenção propostateve início com a formação de parceria entre os atores envolvidos e da organização das reuniões que consistiramem espaços de partilha de experiências e planejamento de ações. Os resultados foram positivos quanto à efetivaçãoda inclusão escolar, destacando o acesso e permanência das crianças na escola, a facilitação de seu aprendizado ea conscientização dos atores envolvidos quanto à diversidade, respeito e trabalho em equipe. A ação do terapeutaocupacional deu-se na articulação do trabalho em equipe, no auxílio à percepção e identificação das necessidadese conquistas, avaliando e construindo conjuntamente as estratégias e ações, contribuiu na análise das atividades eorientações quanto a suas possibilidades de adaptação e flexibilização, no suporte oferecido aos atores envolvidosquanto às normas, leis e aspectos específicos de cada criança.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2013-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/92010.4322/cto.2013.062Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 3 (2013)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 3 (2013)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 3 (2013)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/920/472Barba, Patrícia Carla de Souza DellaMinatel, Martha Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:24:45Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/920Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:24:45Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo/Contributions of Occupational Therapy for the school inclusion of children suffering from autism |
title |
Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo/Contributions of Occupational Therapy for the school inclusion of children suffering from autism |
spellingShingle |
Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo/Contributions of Occupational Therapy for the school inclusion of children suffering from autism Barba, Patrícia Carla de Souza Della |
title_short |
Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo/Contributions of Occupational Therapy for the school inclusion of children suffering from autism |
title_full |
Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo/Contributions of Occupational Therapy for the school inclusion of children suffering from autism |
title_fullStr |
Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo/Contributions of Occupational Therapy for the school inclusion of children suffering from autism |
title_full_unstemmed |
Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo/Contributions of Occupational Therapy for the school inclusion of children suffering from autism |
title_sort |
Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo/Contributions of Occupational Therapy for the school inclusion of children suffering from autism |
author |
Barba, Patrícia Carla de Souza Della |
author_facet |
Barba, Patrícia Carla de Souza Della Minatel, Martha Morais |
author_role |
author |
author2 |
Minatel, Martha Morais |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barba, Patrícia Carla de Souza Della Minatel, Martha Morais |
description |
Objetivou-se relatar a experiência da atuação do terapeuta ocupacional fundamentada no referencialteórico da consultoria colaborativa em duas escolas de educação infantil da rede regular de ensino, pertencentes adois municípios de pequeno porte do interior do estado de São Paulo. A metodologia caracteriza-se por um estudode caso e as informações foram coletadas pelo período de seis meses, por meio de entrevistas abertas e diáriode campo, juntamente com a intervenção planejada através do projeto de extensão Consultoria colaborativa nainclusão escolar de crianças com transtornos de desenvolvimento – proposta de atuação da terapia ocupacional.Foram alvo da intervenção sujeitos de duas escolas: dois alunos com diagnóstico de autismo, suas mães e equipetécnica da escola, composta por coordenador pedagógico, professora, monitora e diretora. A intervenção propostateve início com a formação de parceria entre os atores envolvidos e da organização das reuniões que consistiramem espaços de partilha de experiências e planejamento de ações. Os resultados foram positivos quanto à efetivaçãoda inclusão escolar, destacando o acesso e permanência das crianças na escola, a facilitação de seu aprendizado ea conscientização dos atores envolvidos quanto à diversidade, respeito e trabalho em equipe. A ação do terapeutaocupacional deu-se na articulação do trabalho em equipe, no auxílio à percepção e identificação das necessidadese conquistas, avaliando e construindo conjuntamente as estratégias e ações, contribuiu na análise das atividades eorientações quanto a suas possibilidades de adaptação e flexibilização, no suporte oferecido aos atores envolvidosquanto às normas, leis e aspectos específicos de cada criança. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/920 10.4322/cto.2013.062 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/920 |
identifier_str_mv |
10.4322/cto.2013.062 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/920/472 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 21 No. 3 (2013) Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 21 Núm. 3 (2013) Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 21 n. 3 (2013) 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688315449704448 |