Agruras no trabalho do professor/Troubles in the teacher’s work

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nilson Rogério da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pinheiro, Debora Mendes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1660
Resumo: Introdução: O trabalho do professor é permeado por um conjunto de fatores adversos que incluem condições de trabalho inadequadas, salários insuficientes, carência de materiais e recursos didáticos, problemas de relacionamento com os alunos, elevada carga de trabalho, pouca ou nenhuma participação na gestão do seu trabalho. Tais condições acabam sendo expressas pelos professores por meio de adoecimentos de ordem física e emocional. Objetivo: Identificar a percepção dos professores sobre o seu trabalho e sua relação com a saúde, considerando aspectos físicos, emocionais e organizacionais. Método: Participaram do estudo 110 professores do ensino fundamental integrantes de curso à distância (EAD). Para coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado que abordou dados pessoais e profissionais, aspectos físicos, mentais e organizacionais do trabalho. A análise de dados foi realizada por meio de estatística não paramétrica, com cálculos da média e do desvio-padrão. Resultados: As atividades burocráticas são as de maior demanda física e as mentais referem-se ao desinteresse dos alunos e pais. A região corporal de maior queixa foi membros superiores e inferiores. Quanto às condições de trabalho, a maioria dos professores considerou parcialmente satisfatórias, tendo em vista que estas prejudicam sua saúde e podem interferir na aprendizagem dos alunos. Conclusão: O trabalho do professor é permeado de agruras e requer medidas de prevenção e intervenção no sentido de desenvolver estratégias de enfrentamento e reflexão do contexto organizacional, com benefício também para os alunos e as instituições escolares.
id UFSCAR-1_b614c420842280e57cc50e5f021776cf
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1660
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Agruras no trabalho do professor/Troubles in the teacher’s workIntrodução: O trabalho do professor é permeado por um conjunto de fatores adversos que incluem condições de trabalho inadequadas, salários insuficientes, carência de materiais e recursos didáticos, problemas de relacionamento com os alunos, elevada carga de trabalho, pouca ou nenhuma participação na gestão do seu trabalho. Tais condições acabam sendo expressas pelos professores por meio de adoecimentos de ordem física e emocional. Objetivo: Identificar a percepção dos professores sobre o seu trabalho e sua relação com a saúde, considerando aspectos físicos, emocionais e organizacionais. Método: Participaram do estudo 110 professores do ensino fundamental integrantes de curso à distância (EAD). Para coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado que abordou dados pessoais e profissionais, aspectos físicos, mentais e organizacionais do trabalho. A análise de dados foi realizada por meio de estatística não paramétrica, com cálculos da média e do desvio-padrão. Resultados: As atividades burocráticas são as de maior demanda física e as mentais referem-se ao desinteresse dos alunos e pais. A região corporal de maior queixa foi membros superiores e inferiores. Quanto às condições de trabalho, a maioria dos professores considerou parcialmente satisfatórias, tendo em vista que estas prejudicam sua saúde e podem interferir na aprendizagem dos alunos. Conclusão: O trabalho do professor é permeado de agruras e requer medidas de prevenção e intervenção no sentido de desenvolver estratégias de enfrentamento e reflexão do contexto organizacional, com benefício também para os alunos e as instituições escolares.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/166010.4322/2526-8910.ctoAO0928Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 25 No. 4 (2017); 713-721Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 25 Núm. 4 (2017); 713-721Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 25 n. 4 (2017); 713-7212526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1660/906https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1660/929https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Nilson Rogério daPinheiro, Debora Mendes2022-04-20T20:22:33Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1660Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:22:33Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Agruras no trabalho do professor/Troubles in the teacher’s work
title Agruras no trabalho do professor/Troubles in the teacher’s work
spellingShingle Agruras no trabalho do professor/Troubles in the teacher’s work
Silva, Nilson Rogério da
title_short Agruras no trabalho do professor/Troubles in the teacher’s work
title_full Agruras no trabalho do professor/Troubles in the teacher’s work
title_fullStr Agruras no trabalho do professor/Troubles in the teacher’s work
title_full_unstemmed Agruras no trabalho do professor/Troubles in the teacher’s work
title_sort Agruras no trabalho do professor/Troubles in the teacher’s work
author Silva, Nilson Rogério da
author_facet Silva, Nilson Rogério da
Pinheiro, Debora Mendes
author_role author
author2 Pinheiro, Debora Mendes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nilson Rogério da
Pinheiro, Debora Mendes
description Introdução: O trabalho do professor é permeado por um conjunto de fatores adversos que incluem condições de trabalho inadequadas, salários insuficientes, carência de materiais e recursos didáticos, problemas de relacionamento com os alunos, elevada carga de trabalho, pouca ou nenhuma participação na gestão do seu trabalho. Tais condições acabam sendo expressas pelos professores por meio de adoecimentos de ordem física e emocional. Objetivo: Identificar a percepção dos professores sobre o seu trabalho e sua relação com a saúde, considerando aspectos físicos, emocionais e organizacionais. Método: Participaram do estudo 110 professores do ensino fundamental integrantes de curso à distância (EAD). Para coleta de dados, utilizou-se um questionário semiestruturado que abordou dados pessoais e profissionais, aspectos físicos, mentais e organizacionais do trabalho. A análise de dados foi realizada por meio de estatística não paramétrica, com cálculos da média e do desvio-padrão. Resultados: As atividades burocráticas são as de maior demanda física e as mentais referem-se ao desinteresse dos alunos e pais. A região corporal de maior queixa foi membros superiores e inferiores. Quanto às condições de trabalho, a maioria dos professores considerou parcialmente satisfatórias, tendo em vista que estas prejudicam sua saúde e podem interferir na aprendizagem dos alunos. Conclusão: O trabalho do professor é permeado de agruras e requer medidas de prevenção e intervenção no sentido de desenvolver estratégias de enfrentamento e reflexão do contexto organizacional, com benefício também para os alunos e as instituições escolares.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1660
10.4322/2526-8910.ctoAO0928
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1660
identifier_str_mv 10.4322/2526-8910.ctoAO0928
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1660/906
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1660/929
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 25 No. 4 (2017); 713-721
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 25 Núm. 4 (2017); 713-721
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 25 n. 4 (2017); 713-721
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688316828581888