Prevalência do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em uma amostra de crianças brasileiras/Prevalence of Developmental Coordination Disorder in a sample of Brazilian children
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1478 |
Resumo: | Introdução: Devido às consequências que o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação – TDC pode trazer para o desenvolvimento da criança nos aspectos motores, afetivos e sociais, há necessidade de investigações com amostras representativas no Brasil. Objetivo: Este estudo objetivou investigar a prevalência do TDC em escolares de 7 a 10 anos de idade. A amostra foi composta por 787 crianças do município de Florianópolis/SC. Método: O desempenho motor foi avaliado por meio da Movement Assessment Battery for Children Second Edition - MABC-2 que classifica o desempenho motor em três: dificuldade, risco e desempenho motor normal. Para as análises, recorreu-se à estatística descritiva (médias, mínimos, máximos, desvio padrão, frequências) e inferencial (teste Quiquadrado, U de Mann-Whitney, Krusskal-Wallis com post-hoc de Dunn). A significância estatística adotada foi de p<0,05. Resultados: A prevalência de dificuldade motora e risco para dificuldade motora foi de 7,1% e 11,3%, respectivamente, e sem dificuldade de movimento foi 81,6%. Ao associar o sexo com as classificações motoras, observou-se que os meninos apresentaram mais dificuldade motora (X2= 6,38; p=0,04). As meninas apresentaram mais dificuldade nas habilidades de lançar e receber e os meninos nas habilidades de destreza manual. As crianças na faixa etária de 7 e 8 anos apresentaram prevalências maiores de TDC. Conclusão: A prevalência do transtorno, bem como as diferenças entre os sexos, foi considerada semelhante às evidências apresentadas em pesquisas internacionais. |
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Prevalência do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em uma amostra de crianças brasileiras/Prevalence of Developmental Coordination Disorder in a sample of Brazilian childrenIntrodução: Devido às consequências que o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação – TDC pode trazer para o desenvolvimento da criança nos aspectos motores, afetivos e sociais, há necessidade de investigações com amostras representativas no Brasil. Objetivo: Este estudo objetivou investigar a prevalência do TDC em escolares de 7 a 10 anos de idade. A amostra foi composta por 787 crianças do município de Florianópolis/SC. Método: O desempenho motor foi avaliado por meio da Movement Assessment Battery for Children Second Edition - MABC-2 que classifica o desempenho motor em três: dificuldade, risco e desempenho motor normal. Para as análises, recorreu-se à estatística descritiva (médias, mínimos, máximos, desvio padrão, frequências) e inferencial (teste Quiquadrado, U de Mann-Whitney, Krusskal-Wallis com post-hoc de Dunn). A significância estatística adotada foi de p<0,05. Resultados: A prevalência de dificuldade motora e risco para dificuldade motora foi de 7,1% e 11,3%, respectivamente, e sem dificuldade de movimento foi 81,6%. Ao associar o sexo com as classificações motoras, observou-se que os meninos apresentaram mais dificuldade motora (X2= 6,38; p=0,04). As meninas apresentaram mais dificuldade nas habilidades de lançar e receber e os meninos nas habilidades de destreza manual. As crianças na faixa etária de 7 e 8 anos apresentaram prevalências maiores de TDC. Conclusão: A prevalência do transtorno, bem como as diferenças entre os sexos, foi considerada semelhante às evidências apresentadas em pesquisas internacionais.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2017-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/147810.4322/0104-4931.ctoAO0777Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 25 No. 1 (2017); 105-113Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 25 Núm. 1 (2017); 105-113Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 25 n. 1 (2017); 105-1132526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1478/821Copyright (c) 2017 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBeltrame, Thais SilvaCapistrano, RenataAlexandre, Juliano MaestriLisboa, TailineAndrade, Rubian DiegoFelden, Érico Pereira Gomes2017-03-31T09:19:47Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1478Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2017-03-31T09:19:47Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
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