O dançarinar como ato ético no acompanhamento de crianças em saúde mental/ Dançarinar as an ethical act in the follow-up of children in mental health

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo Silva, Juliana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lima, Elizabeth Maria Freire de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2541
Resumo: Este artigo é um relato de acompanhamento apresentado na tese “Políticas do encontro e as forças selvagens na clínica infantojuvenil”, realizada no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNESP-Assis. Relata uma história composta por questões pertinentes à clínica da atenção psicossocial com crianças e jovens. A composição dessa história acolheu o desafio de desviar da narrativa de histórias únicas, da reprodução de somente um lugar majoritário, com o intuito de dar passagem a novas perspectivas, fazendo aliança com a ideia de minoração deleuziana. Na tese, chamou-se a complexidade de forças, atravessamentos e acontecimentos presentes nas situações dos acompanhamentos clínicos, que dão visibilidade aos diferentes modos de construir aproximação, relação e cuidado, de políticas do encontro. Apresenta-se o acompanhamento de Violeta, uma criança com autismo. Ao longo da escrita, são pinçadas problematizações sobre: o trabalho grupal no CAPSij, a corporeidade das crianças e dos adultos e as estratégias de produção do comum. Tais questionamentos são potencializados pela composição com autores como Deleuze e Guattari, Fernand Deligny, Lapoujade e Lepecki. Concluiu-se que apostar na capacidade dos corpos de entrar em conexão ou acessar um comunismo primordial, ao desafiar o adultocentrismo e a redução da sensibilidade e afetividade corporal, podem ser estratégias disparadas na clínica da infância.
id UFSCAR-1_b863ad1675270434eff7e2f7fa0757cc
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2541
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling O dançarinar como ato ético no acompanhamento de crianças em saúde mental/ Dançarinar as an ethical act in the follow-up of children in mental healthEste artigo é um relato de acompanhamento apresentado na tese “Políticas do encontro e as forças selvagens na clínica infantojuvenil”, realizada no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNESP-Assis. Relata uma história composta por questões pertinentes à clínica da atenção psicossocial com crianças e jovens. A composição dessa história acolheu o desafio de desviar da narrativa de histórias únicas, da reprodução de somente um lugar majoritário, com o intuito de dar passagem a novas perspectivas, fazendo aliança com a ideia de minoração deleuziana. Na tese, chamou-se a complexidade de forças, atravessamentos e acontecimentos presentes nas situações dos acompanhamentos clínicos, que dão visibilidade aos diferentes modos de construir aproximação, relação e cuidado, de políticas do encontro. Apresenta-se o acompanhamento de Violeta, uma criança com autismo. Ao longo da escrita, são pinçadas problematizações sobre: o trabalho grupal no CAPSij, a corporeidade das crianças e dos adultos e as estratégias de produção do comum. Tais questionamentos são potencializados pela composição com autores como Deleuze e Guattari, Fernand Deligny, Lapoujade e Lepecki. Concluiu-se que apostar na capacidade dos corpos de entrar em conexão ou acessar um comunismo primordial, ao desafiar o adultocentrismo e a redução da sensibilidade e afetividade corporal, podem ser estratégias disparadas na clínica da infância.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2021-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/254110.4322/2526-8910.ctoAO1945Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 28 No. 4 (2020); 1234-1250Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 28 Núm. 4 (2020); 1234-1250Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 28 n. 4 (2020); 1234-12502526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2541/1379https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2541/1380Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAraujo Silva, JulianaLima, Elizabeth Maria Freire de Araújo2021-01-12T14:23:50Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2541Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2021-01-12T14:23:50Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv O dançarinar como ato ético no acompanhamento de crianças em saúde mental/ Dançarinar as an ethical act in the follow-up of children in mental health
title O dançarinar como ato ético no acompanhamento de crianças em saúde mental/ Dançarinar as an ethical act in the follow-up of children in mental health
spellingShingle O dançarinar como ato ético no acompanhamento de crianças em saúde mental/ Dançarinar as an ethical act in the follow-up of children in mental health
Araujo Silva, Juliana
title_short O dançarinar como ato ético no acompanhamento de crianças em saúde mental/ Dançarinar as an ethical act in the follow-up of children in mental health
title_full O dançarinar como ato ético no acompanhamento de crianças em saúde mental/ Dançarinar as an ethical act in the follow-up of children in mental health
title_fullStr O dançarinar como ato ético no acompanhamento de crianças em saúde mental/ Dançarinar as an ethical act in the follow-up of children in mental health
title_full_unstemmed O dançarinar como ato ético no acompanhamento de crianças em saúde mental/ Dançarinar as an ethical act in the follow-up of children in mental health
title_sort O dançarinar como ato ético no acompanhamento de crianças em saúde mental/ Dançarinar as an ethical act in the follow-up of children in mental health
author Araujo Silva, Juliana
author_facet Araujo Silva, Juliana
Lima, Elizabeth Maria Freire de Araújo
author_role author
author2 Lima, Elizabeth Maria Freire de Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo Silva, Juliana
Lima, Elizabeth Maria Freire de Araújo
description Este artigo é um relato de acompanhamento apresentado na tese “Políticas do encontro e as forças selvagens na clínica infantojuvenil”, realizada no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNESP-Assis. Relata uma história composta por questões pertinentes à clínica da atenção psicossocial com crianças e jovens. A composição dessa história acolheu o desafio de desviar da narrativa de histórias únicas, da reprodução de somente um lugar majoritário, com o intuito de dar passagem a novas perspectivas, fazendo aliança com a ideia de minoração deleuziana. Na tese, chamou-se a complexidade de forças, atravessamentos e acontecimentos presentes nas situações dos acompanhamentos clínicos, que dão visibilidade aos diferentes modos de construir aproximação, relação e cuidado, de políticas do encontro. Apresenta-se o acompanhamento de Violeta, uma criança com autismo. Ao longo da escrita, são pinçadas problematizações sobre: o trabalho grupal no CAPSij, a corporeidade das crianças e dos adultos e as estratégias de produção do comum. Tais questionamentos são potencializados pela composição com autores como Deleuze e Guattari, Fernand Deligny, Lapoujade e Lepecki. Concluiu-se que apostar na capacidade dos corpos de entrar em conexão ou acessar um comunismo primordial, ao desafiar o adultocentrismo e a redução da sensibilidade e afetividade corporal, podem ser estratégias disparadas na clínica da infância.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2541
10.4322/2526-8910.ctoAO1945
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2541
identifier_str_mv 10.4322/2526-8910.ctoAO1945
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2541/1379
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2541/1380
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 28 No. 4 (2020); 1234-1250
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 28 Núm. 4 (2020); 1234-1250
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 28 n. 4 (2020); 1234-1250
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688313069436928