O faz de conta e as brincadeiras como estratégia de intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento infantil/The make-believe and games as an intervention strategy for an infant with delay in child development
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1957 |
Resumo: | Introdução: O brincar é uma atividade importante para o desenvolvimento infantil, pois possibilita a aquisição de conceitos, a assimilação de papéis sociais e a compreensão das relações afetivas. Objetivo: Avaliar o uso do brincar para estimulação do desenvolvimento global. Método: A participante foi uma menina de quatro anos de idade, sem diagnóstico concluído, com atraso no desenvolvimento global, em especial na linguagem oral e gestual, com pouca exploração e manipulação de brinquedos e objetos. Realizaram-se avaliações com o Inventário Portage Operacionalizado antes e após a intervenção, planejada com oferta de jogos e brincadeiras simbólicas e de imitação, com desenvolvimento de habilidades para as Atividades de Vida Diária e orientações a mãe. Foram realizadas 10 sessões de atendimento individualizado. Resultados: Obteve-se melhora em todas as áreas, principalmente em autocuidado e no desempenho da brincadeira e imitação. Conclusão: O plano sistematizado, com o treino de habilidades para as Atividades de Vida Diária, seguido de brincadeiras lúdicas e simbólicas, pode ser uma estratégia de ação da terapia ocupacional para crianças com características semelhantes às apresentadas. |
id |
UFSCAR-1_c077e08fbf3d41db628d2d7a77377124 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1957 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
O faz de conta e as brincadeiras como estratégia de intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento infantil/The make-believe and games as an intervention strategy for an infant with delay in child developmentIntrodução: O brincar é uma atividade importante para o desenvolvimento infantil, pois possibilita a aquisição de conceitos, a assimilação de papéis sociais e a compreensão das relações afetivas. Objetivo: Avaliar o uso do brincar para estimulação do desenvolvimento global. Método: A participante foi uma menina de quatro anos de idade, sem diagnóstico concluído, com atraso no desenvolvimento global, em especial na linguagem oral e gestual, com pouca exploração e manipulação de brinquedos e objetos. Realizaram-se avaliações com o Inventário Portage Operacionalizado antes e após a intervenção, planejada com oferta de jogos e brincadeiras simbólicas e de imitação, com desenvolvimento de habilidades para as Atividades de Vida Diária e orientações a mãe. Foram realizadas 10 sessões de atendimento individualizado. Resultados: Obteve-se melhora em todas as áreas, principalmente em autocuidado e no desempenho da brincadeira e imitação. Conclusão: O plano sistematizado, com o treino de habilidades para as Atividades de Vida Diária, seguido de brincadeiras lúdicas e simbólicas, pode ser uma estratégia de ação da terapia ocupacional para crianças com características semelhantes às apresentadas.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2018-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/195710.4322/2526-8910.ctoAO1169Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 26 No. 1 (2018); 63-71Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 26 Núm. 1 (2018); 63-71Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 26 n. 1 (2018); 63-712526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1957/944https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1957/963https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJoaquim, Regina Helena Vitale Torkomianda Silva, Fernanda RodriguesLourenço, Gerusa Ferreira2022-04-20T20:22:18Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1957Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:22:18Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O faz de conta e as brincadeiras como estratégia de intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento infantil/The make-believe and games as an intervention strategy for an infant with delay in child development |
title |
O faz de conta e as brincadeiras como estratégia de intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento infantil/The make-believe and games as an intervention strategy for an infant with delay in child development |
spellingShingle |
O faz de conta e as brincadeiras como estratégia de intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento infantil/The make-believe and games as an intervention strategy for an infant with delay in child development Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian |
title_short |
O faz de conta e as brincadeiras como estratégia de intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento infantil/The make-believe and games as an intervention strategy for an infant with delay in child development |
title_full |
O faz de conta e as brincadeiras como estratégia de intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento infantil/The make-believe and games as an intervention strategy for an infant with delay in child development |
title_fullStr |
O faz de conta e as brincadeiras como estratégia de intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento infantil/The make-believe and games as an intervention strategy for an infant with delay in child development |
title_full_unstemmed |
O faz de conta e as brincadeiras como estratégia de intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento infantil/The make-believe and games as an intervention strategy for an infant with delay in child development |
title_sort |
O faz de conta e as brincadeiras como estratégia de intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento infantil/The make-believe and games as an intervention strategy for an infant with delay in child development |
author |
Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian |
author_facet |
Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian da Silva, Fernanda Rodrigues Lourenço, Gerusa Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Fernanda Rodrigues Lourenço, Gerusa Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian da Silva, Fernanda Rodrigues Lourenço, Gerusa Ferreira |
description |
Introdução: O brincar é uma atividade importante para o desenvolvimento infantil, pois possibilita a aquisição de conceitos, a assimilação de papéis sociais e a compreensão das relações afetivas. Objetivo: Avaliar o uso do brincar para estimulação do desenvolvimento global. Método: A participante foi uma menina de quatro anos de idade, sem diagnóstico concluído, com atraso no desenvolvimento global, em especial na linguagem oral e gestual, com pouca exploração e manipulação de brinquedos e objetos. Realizaram-se avaliações com o Inventário Portage Operacionalizado antes e após a intervenção, planejada com oferta de jogos e brincadeiras simbólicas e de imitação, com desenvolvimento de habilidades para as Atividades de Vida Diária e orientações a mãe. Foram realizadas 10 sessões de atendimento individualizado. Resultados: Obteve-se melhora em todas as áreas, principalmente em autocuidado e no desempenho da brincadeira e imitação. Conclusão: O plano sistematizado, com o treino de habilidades para as Atividades de Vida Diária, seguido de brincadeiras lúdicas e simbólicas, pode ser uma estratégia de ação da terapia ocupacional para crianças com características semelhantes às apresentadas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1957 10.4322/2526-8910.ctoAO1169 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1957 |
identifier_str_mv |
10.4322/2526-8910.ctoAO1169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1957/944 https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1957/963 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 26 No. 1 (2018); 63-71 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 26 Núm. 1 (2018); 63-71 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 26 n. 1 (2018); 63-71 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688316999499776 |