O faz de conta e as brincadeiras como estratégia de intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento infantil/The make-believe and games as an intervention strategy for an infant with delay in child development

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: da Silva, Fernanda Rodrigues, Lourenço, Gerusa Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1957
Resumo: Introdução: O brincar é uma atividade importante para o desenvolvimento infantil, pois possibilita a aquisição de conceitos, a assimilação de papéis sociais e a compreensão das relações afetivas. Objetivo: Avaliar o uso do brincar para estimulação do desenvolvimento global. Método: A participante foi uma menina de quatro anos de idade, sem diagnóstico concluído, com atraso no desenvolvimento global, em especial na linguagem oral e gestual, com pouca exploração e manipulação de brinquedos e objetos. Realizaram-se avaliações com o Inventário Portage Operacionalizado antes e após a intervenção, planejada com oferta de jogos e brincadeiras simbólicas e de imitação, com desenvolvimento de habilidades para as Atividades de Vida Diária e orientações a mãe. Foram realizadas 10 sessões de atendimento individualizado. Resultados: Obteve-se melhora em todas as áreas, principalmente em autocuidado e no desempenho da brincadeira e imitação. Conclusão: O plano sistematizado, com o treino de habilidades para as Atividades de Vida Diária, seguido de brincadeiras lúdicas e simbólicas, pode ser uma estratégia de ação da terapia ocupacional para crianças com características semelhantes às apresentadas.
id UFSCAR-1_c077e08fbf3d41db628d2d7a77377124
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1957
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling O faz de conta e as brincadeiras como estratégia de intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento infantil/The make-believe and games as an intervention strategy for an infant with delay in child developmentIntrodução: O brincar é uma atividade importante para o desenvolvimento infantil, pois possibilita a aquisição de conceitos, a assimilação de papéis sociais e a compreensão das relações afetivas. Objetivo: Avaliar o uso do brincar para estimulação do desenvolvimento global. Método: A participante foi uma menina de quatro anos de idade, sem diagnóstico concluído, com atraso no desenvolvimento global, em especial na linguagem oral e gestual, com pouca exploração e manipulação de brinquedos e objetos. Realizaram-se avaliações com o Inventário Portage Operacionalizado antes e após a intervenção, planejada com oferta de jogos e brincadeiras simbólicas e de imitação, com desenvolvimento de habilidades para as Atividades de Vida Diária e orientações a mãe. Foram realizadas 10 sessões de atendimento individualizado. Resultados: Obteve-se melhora em todas as áreas, principalmente em autocuidado e no desempenho da brincadeira e imitação. Conclusão: O plano sistematizado, com o treino de habilidades para as Atividades de Vida Diária, seguido de brincadeiras lúdicas e simbólicas, pode ser uma estratégia de ação da terapia ocupacional para crianças com características semelhantes às apresentadas.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2018-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/195710.4322/2526-8910.ctoAO1169Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 26 No. 1 (2018); 63-71Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 26 Núm. 1 (2018); 63-71Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 26 n. 1 (2018); 63-712526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1957/944https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1957/963https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJoaquim, Regina Helena Vitale Torkomianda Silva, Fernanda RodriguesLourenço, Gerusa Ferreira2022-04-20T20:22:18Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1957Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:22:18Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv O faz de conta e as brincadeiras como estratégia de intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento infantil/The make-believe and games as an intervention strategy for an infant with delay in child development
title O faz de conta e as brincadeiras como estratégia de intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento infantil/The make-believe and games as an intervention strategy for an infant with delay in child development
spellingShingle O faz de conta e as brincadeiras como estratégia de intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento infantil/The make-believe and games as an intervention strategy for an infant with delay in child development
Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian
title_short O faz de conta e as brincadeiras como estratégia de intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento infantil/The make-believe and games as an intervention strategy for an infant with delay in child development
title_full O faz de conta e as brincadeiras como estratégia de intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento infantil/The make-believe and games as an intervention strategy for an infant with delay in child development
title_fullStr O faz de conta e as brincadeiras como estratégia de intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento infantil/The make-believe and games as an intervention strategy for an infant with delay in child development
title_full_unstemmed O faz de conta e as brincadeiras como estratégia de intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento infantil/The make-believe and games as an intervention strategy for an infant with delay in child development
title_sort O faz de conta e as brincadeiras como estratégia de intervenção para uma criança com atraso no desenvolvimento infantil/The make-believe and games as an intervention strategy for an infant with delay in child development
author Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian
author_facet Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian
da Silva, Fernanda Rodrigues
Lourenço, Gerusa Ferreira
author_role author
author2 da Silva, Fernanda Rodrigues
Lourenço, Gerusa Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Joaquim, Regina Helena Vitale Torkomian
da Silva, Fernanda Rodrigues
Lourenço, Gerusa Ferreira
description Introdução: O brincar é uma atividade importante para o desenvolvimento infantil, pois possibilita a aquisição de conceitos, a assimilação de papéis sociais e a compreensão das relações afetivas. Objetivo: Avaliar o uso do brincar para estimulação do desenvolvimento global. Método: A participante foi uma menina de quatro anos de idade, sem diagnóstico concluído, com atraso no desenvolvimento global, em especial na linguagem oral e gestual, com pouca exploração e manipulação de brinquedos e objetos. Realizaram-se avaliações com o Inventário Portage Operacionalizado antes e após a intervenção, planejada com oferta de jogos e brincadeiras simbólicas e de imitação, com desenvolvimento de habilidades para as Atividades de Vida Diária e orientações a mãe. Foram realizadas 10 sessões de atendimento individualizado. Resultados: Obteve-se melhora em todas as áreas, principalmente em autocuidado e no desempenho da brincadeira e imitação. Conclusão: O plano sistematizado, com o treino de habilidades para as Atividades de Vida Diária, seguido de brincadeiras lúdicas e simbólicas, pode ser uma estratégia de ação da terapia ocupacional para crianças com características semelhantes às apresentadas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1957
10.4322/2526-8910.ctoAO1169
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1957
identifier_str_mv 10.4322/2526-8910.ctoAO1169
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1957/944
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1957/963
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 26 No. 1 (2018); 63-71
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 26 Núm. 1 (2018); 63-71
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 26 n. 1 (2018); 63-71
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688316999499776