Estudo comparativo do desempenho ocupacional entre crianças com atraso de desenvolvimento entre 3 e 5 anos de idade/Comparative study of occupational performance in children with global developmental delay at 3 and 5 years old

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Patrícia Isabel Candeias
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santana, Maria Raquel Rodrigues, Pestana, Susana Cristina Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1337
Resumo: Objetivos: O presente estudo teve como objetivo comparar o desempenho ocupacional de crianças com atraso de desenvolvimento, inseridas no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) de Portugal, e crianças com desenvolvimento típico aos 3 e aos 5 anos de idade, bem como verificar em que áreas funcionais ‒ ou seja, a autonomia pessoal, a mobilidade e a socialização ‒, as crianças com atraso de desenvolvimento apresentam mais dificuldades. Método: Tratou-se de um estudo descritivo comparativo, que contou com uma amostra de 40 participantes, sendo que 20 apresentam Desenvolvimento Típico (DT) e 20 apresentam diagnóstico de Atraso de Desenvolvimento (AD). Estes dois grupos foram divididos em dois subgrupos etários de 10 crianças (com 3 e com 5 anos). Resultados: Foi preenchido pelos pais o Inventário Pediátrico de Avaliação das Incapacidades, sendo que os resultados analisados revelam que o desempenho ocupacional de crianças com atraso de desenvolvimento, inseridas no SNIPI, é inferior ao das crianças com desenvolvimento típico, com 3 e 5 anos de idade, nas áreas da autonomia pessoal, mobilidade e socialização. Conclusão: É pertinente que sejam publicados mais estudos relacionados com a prática da terapia ocupacional, em Portugal, contribuindo, desta forma, para o conhecimento de profissionais e alunos desta área científica. Além disso, cada vez mais a prática baseada na evidência é uma abordagem adotada pelos profissionais de saúde, incluindo os terapeutas ocupacionais, sendo que, para tal, devem ser realizados estudos atuais sobretudo em Portugal.
id UFSCAR-1_d2465ca0ee08934584fc8595c476bf84
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1337
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling Estudo comparativo do desempenho ocupacional entre crianças com atraso de desenvolvimento entre 3 e 5 anos de idade/Comparative study of occupational performance in children with global developmental delay at 3 and 5 years oldObjetivos: O presente estudo teve como objetivo comparar o desempenho ocupacional de crianças com atraso de desenvolvimento, inseridas no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) de Portugal, e crianças com desenvolvimento típico aos 3 e aos 5 anos de idade, bem como verificar em que áreas funcionais ‒ ou seja, a autonomia pessoal, a mobilidade e a socialização ‒, as crianças com atraso de desenvolvimento apresentam mais dificuldades. Método: Tratou-se de um estudo descritivo comparativo, que contou com uma amostra de 40 participantes, sendo que 20 apresentam Desenvolvimento Típico (DT) e 20 apresentam diagnóstico de Atraso de Desenvolvimento (AD). Estes dois grupos foram divididos em dois subgrupos etários de 10 crianças (com 3 e com 5 anos). Resultados: Foi preenchido pelos pais o Inventário Pediátrico de Avaliação das Incapacidades, sendo que os resultados analisados revelam que o desempenho ocupacional de crianças com atraso de desenvolvimento, inseridas no SNIPI, é inferior ao das crianças com desenvolvimento típico, com 3 e 5 anos de idade, nas áreas da autonomia pessoal, mobilidade e socialização. Conclusão: É pertinente que sejam publicados mais estudos relacionados com a prática da terapia ocupacional, em Portugal, contribuindo, desta forma, para o conhecimento de profissionais e alunos desta área científica. Além disso, cada vez mais a prática baseada na evidência é uma abordagem adotada pelos profissionais de saúde, incluindo os terapeutas ocupacionais, sendo que, para tal, devem ser realizados estudos atuais sobretudo em Portugal.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2016-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/133710.4322/0104-4931.ctoAO0694Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 24 No. 3 (2016); 447-456Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 24 Núm. 3 (2016); 447-456Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 24 n. 3 (2016); 447-4562526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1337/741Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Patrícia Isabel CandeiasSantana, Maria Raquel RodriguesPestana, Susana Cristina Costa2022-04-22T17:58:29Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/1337Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T17:58:29Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo do desempenho ocupacional entre crianças com atraso de desenvolvimento entre 3 e 5 anos de idade/Comparative study of occupational performance in children with global developmental delay at 3 and 5 years old
title Estudo comparativo do desempenho ocupacional entre crianças com atraso de desenvolvimento entre 3 e 5 anos de idade/Comparative study of occupational performance in children with global developmental delay at 3 and 5 years old
spellingShingle Estudo comparativo do desempenho ocupacional entre crianças com atraso de desenvolvimento entre 3 e 5 anos de idade/Comparative study of occupational performance in children with global developmental delay at 3 and 5 years old
Fernandes, Patrícia Isabel Candeias
title_short Estudo comparativo do desempenho ocupacional entre crianças com atraso de desenvolvimento entre 3 e 5 anos de idade/Comparative study of occupational performance in children with global developmental delay at 3 and 5 years old
title_full Estudo comparativo do desempenho ocupacional entre crianças com atraso de desenvolvimento entre 3 e 5 anos de idade/Comparative study of occupational performance in children with global developmental delay at 3 and 5 years old
title_fullStr Estudo comparativo do desempenho ocupacional entre crianças com atraso de desenvolvimento entre 3 e 5 anos de idade/Comparative study of occupational performance in children with global developmental delay at 3 and 5 years old
title_full_unstemmed Estudo comparativo do desempenho ocupacional entre crianças com atraso de desenvolvimento entre 3 e 5 anos de idade/Comparative study of occupational performance in children with global developmental delay at 3 and 5 years old
title_sort Estudo comparativo do desempenho ocupacional entre crianças com atraso de desenvolvimento entre 3 e 5 anos de idade/Comparative study of occupational performance in children with global developmental delay at 3 and 5 years old
author Fernandes, Patrícia Isabel Candeias
author_facet Fernandes, Patrícia Isabel Candeias
Santana, Maria Raquel Rodrigues
Pestana, Susana Cristina Costa
author_role author
author2 Santana, Maria Raquel Rodrigues
Pestana, Susana Cristina Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Patrícia Isabel Candeias
Santana, Maria Raquel Rodrigues
Pestana, Susana Cristina Costa
description Objetivos: O presente estudo teve como objetivo comparar o desempenho ocupacional de crianças com atraso de desenvolvimento, inseridas no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) de Portugal, e crianças com desenvolvimento típico aos 3 e aos 5 anos de idade, bem como verificar em que áreas funcionais ‒ ou seja, a autonomia pessoal, a mobilidade e a socialização ‒, as crianças com atraso de desenvolvimento apresentam mais dificuldades. Método: Tratou-se de um estudo descritivo comparativo, que contou com uma amostra de 40 participantes, sendo que 20 apresentam Desenvolvimento Típico (DT) e 20 apresentam diagnóstico de Atraso de Desenvolvimento (AD). Estes dois grupos foram divididos em dois subgrupos etários de 10 crianças (com 3 e com 5 anos). Resultados: Foi preenchido pelos pais o Inventário Pediátrico de Avaliação das Incapacidades, sendo que os resultados analisados revelam que o desempenho ocupacional de crianças com atraso de desenvolvimento, inseridas no SNIPI, é inferior ao das crianças com desenvolvimento típico, com 3 e 5 anos de idade, nas áreas da autonomia pessoal, mobilidade e socialização. Conclusão: É pertinente que sejam publicados mais estudos relacionados com a prática da terapia ocupacional, em Portugal, contribuindo, desta forma, para o conhecimento de profissionais e alunos desta área científica. Além disso, cada vez mais a prática baseada na evidência é uma abordagem adotada pelos profissionais de saúde, incluindo os terapeutas ocupacionais, sendo que, para tal, devem ser realizados estudos atuais sobretudo em Portugal.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1337
10.4322/0104-4931.ctoAO0694
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1337
identifier_str_mv 10.4322/0104-4931.ctoAO0694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1337/741
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 24 No. 3 (2016); 447-456
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 24 Núm. 3 (2016); 447-456
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 24 n. 3 (2016); 447-456
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688316315828224