Terapeutas ocupacionais na gestão da atenção básica à saúde/Occupational therapists in primary care health management

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furlan, Paula Giovana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Oliveira, Marianna dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/1146
Resumo: Introdução: A ampliação do campo de ação do terapeuta ocupacional em ambientes não hospitalares e asilares nas últimas décadas, com a territorialização das práticas de saúde no Sistema Único de Saúde, mostra a relação entre as possibilidades de atuação da profissão e as políticas públicas vigentes, incluindo funções de gestão e gerenciamento de serviços. Objetivos: Caracterizar a atuação do terapeuta ocupacional no âmbito da gestão da atenção básica à saúde do Distrito Federal e identificar os conhecimentos do núcleo profissional aplicados. Método: Pesquisa qualitativa, com o referencial da etnografia para produção e análise dos dados, com observação, diário de campo, entrevistas semiestruturadas e revisão bibliográfica. Os sujeitos foram dois terapeutas ocupacionais da Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, atuantes na gestão da atenção básica. Resultados: A ampliação do conceito de saúde resultou na incorporação de diferentes profissionais para compor a gestão de serviços e programas. A atuação do terapeuta ocupacional depende de seus conhecimentos do campo da gestão, do desenvolvimento de projetos coletivos e da integralidade do cuidado. Os terapeutas ocupacionais estudados estavam inseridos na gestão central e de programas assistenciais a populações específicas. Conclusão: Possibilitou a análise sobre a ampliação do espaço de atuação do terapeuta ocupacional, contribuindo para futuras discussões da formação profissional. Evidenciou-se que a formação do núcleo profissional oferece subsídios que favorecem uma prática ampliada na gestão, como habilidades para o trabalho em grupo, em equipe e em processos de exclusão social.
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