TERAPIA OCUPACIONAL E O CONTEXTO FAMILIAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSA, SORAYA DINIZ
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: ROSSIGALLI, TALITHA DE MOURA, SOARES, CAMILA MESQUITA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/329
Resumo: Considerando a problemática dos familiares a respeito das dificuldades decompreender e vivenciar o cotidiano das pessoas acometidas por alguma doença/deficiência, apontamos neste trabalho algumas reflexões sobre a clínica da TerapiaOcupacional frente a essa realidade. Entendemos que independente da situaçãodemográfica, social ou econômica, as pessoas, na maioria das vezes, tendem ase unir frente ao adoecimento e às incapacidades de um familiar buscandoalternativas para lidar, não somente com a doença propriamente dita, mas comtodo o restabelecimento de uma rotina que se impõe nesse contexto. O presentetrabalho tem como objetivo principal fazer uma pesquisa bibliográfica sobre aintervenção terapêutica ocupacional junto a esses familiares/cuidadores.Procuramos coletar estes dados nas fontes definidas nos livros, periódicos, tesese artigos on-line, selecionados a partir do recorte periódico de 1990 a 2007. Comoresultado verificou-se que a intervenção terapêutica-ocupacional possibilita acriação e a potencialização de relações, contextos e lugares que favorecem aescuta e o acolhimento dos familiares. Nessa perspectiva, é preciso garantir quea relação terapeuta-familiar seja construída, respeitando a realidade e os valoresda família, tendo esta como aliada ativa no processo de tratamento.
id UFSCAR-1_dc598c52c776abd25188a7ca42515395
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/329
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling TERAPIA OCUPACIONAL E O CONTEXTO FAMILIARConsiderando a problemática dos familiares a respeito das dificuldades decompreender e vivenciar o cotidiano das pessoas acometidas por alguma doença/deficiência, apontamos neste trabalho algumas reflexões sobre a clínica da TerapiaOcupacional frente a essa realidade. Entendemos que independente da situaçãodemográfica, social ou econômica, as pessoas, na maioria das vezes, tendem ase unir frente ao adoecimento e às incapacidades de um familiar buscandoalternativas para lidar, não somente com a doença propriamente dita, mas comtodo o restabelecimento de uma rotina que se impõe nesse contexto. O presentetrabalho tem como objetivo principal fazer uma pesquisa bibliográfica sobre aintervenção terapêutica ocupacional junto a esses familiares/cuidadores.Procuramos coletar estes dados nas fontes definidas nos livros, periódicos, tesese artigos on-line, selecionados a partir do recorte periódico de 1990 a 2007. Comoresultado verificou-se que a intervenção terapêutica-ocupacional possibilita acriação e a potencialização de relações, contextos e lugares que favorecem aescuta e o acolhimento dos familiares. Nessa perspectiva, é preciso garantir quea relação terapeuta-familiar seja construída, respeitando a realidade e os valoresda família, tendo esta como aliada ativa no processo de tratamento.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/329Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 18 No. 1 (2010)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 18 Núm. 1 (2010)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 18 n. 1 (2010)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/329/264ROSA, SORAYA DINIZROSSIGALLI, TALITHA DE MOURASOARES, CAMILA MESQUITAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:30:29Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/329Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:30:29Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv TERAPIA OCUPACIONAL E O CONTEXTO FAMILIAR
title TERAPIA OCUPACIONAL E O CONTEXTO FAMILIAR
spellingShingle TERAPIA OCUPACIONAL E O CONTEXTO FAMILIAR
ROSA, SORAYA DINIZ
title_short TERAPIA OCUPACIONAL E O CONTEXTO FAMILIAR
title_full TERAPIA OCUPACIONAL E O CONTEXTO FAMILIAR
title_fullStr TERAPIA OCUPACIONAL E O CONTEXTO FAMILIAR
title_full_unstemmed TERAPIA OCUPACIONAL E O CONTEXTO FAMILIAR
title_sort TERAPIA OCUPACIONAL E O CONTEXTO FAMILIAR
author ROSA, SORAYA DINIZ
author_facet ROSA, SORAYA DINIZ
ROSSIGALLI, TALITHA DE MOURA
SOARES, CAMILA MESQUITA
author_role author
author2 ROSSIGALLI, TALITHA DE MOURA
SOARES, CAMILA MESQUITA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROSA, SORAYA DINIZ
ROSSIGALLI, TALITHA DE MOURA
SOARES, CAMILA MESQUITA
description Considerando a problemática dos familiares a respeito das dificuldades decompreender e vivenciar o cotidiano das pessoas acometidas por alguma doença/deficiência, apontamos neste trabalho algumas reflexões sobre a clínica da TerapiaOcupacional frente a essa realidade. Entendemos que independente da situaçãodemográfica, social ou econômica, as pessoas, na maioria das vezes, tendem ase unir frente ao adoecimento e às incapacidades de um familiar buscandoalternativas para lidar, não somente com a doença propriamente dita, mas comtodo o restabelecimento de uma rotina que se impõe nesse contexto. O presentetrabalho tem como objetivo principal fazer uma pesquisa bibliográfica sobre aintervenção terapêutica ocupacional junto a esses familiares/cuidadores.Procuramos coletar estes dados nas fontes definidas nos livros, periódicos, tesese artigos on-line, selecionados a partir do recorte periódico de 1990 a 2007. Comoresultado verificou-se que a intervenção terapêutica-ocupacional possibilita acriação e a potencialização de relações, contextos e lugares que favorecem aescuta e o acolhimento dos familiares. Nessa perspectiva, é preciso garantir quea relação terapeuta-familiar seja construída, respeitando a realidade e os valoresda família, tendo esta como aliada ativa no processo de tratamento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/329
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/329
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/329/264
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 18 No. 1 (2010)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 18 Núm. 1 (2010)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 18 n. 1 (2010)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688314371768320