A BRINQUEDOTECA SOB A VISÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL: DIFERENTES CONTEXTOS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/158 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo discutir as brinquedotecas pedagógicas e hospitalares a partir de pesquisa bibliográfica, apontando as diferentes finalidades das mesmas. A brinquedoteca visa 0 desenvolvimento das atividades lúdicas e a valorização do brincar livre. 0 contexto no qual esta inserida e a população a que e destinada exige adequação de objetivos, sendo essencial considerar as peculiaridades da criança e sua situação física, ambiental e socio-cultural. As brinquedotecas pedagógicas estão inseridas em universidades, instituições e escolas (públicas e particulares, que atendem ou não crianças com necessidades especiais) e objetivam disponibilizar brinquedos que facilitem a aprendizagem e o desenvolvimento infantil; estimular a interação entre pais e filhos durante as brincadeiras; permitir 0 acesso das crianças a variedade de brinquedos e estímulos; possibilitar apoio psicopedagogia quando necessário: apresentar atividades ludico-diretivas: oferecer brinquedos as crianças com pouco acesso a estes; e resgatar valores relacionados a jogos tradicionais e culturais. Já as brinquedotecas hospitalares tem por objetivo atenuar os efeitos negativos que a criança sofre durante a hospitalização, como a ruptura do cotidiano, a privação do brincar, 0 afastamento do núcleo familiar, 0 medo e a ansiedade devido a procedimentos médicos; fazendo com que a criança expresse e elabore seu sofrimento de forma lúdica, convivendo com outras crianças e desempenhando seu principal papel ocupacional: 0 brincar. A Terapia Ocupacional adquire uma importante função na brinquedo teca, pois além de atuar considerando 0 indivíduo biopsicossocialmente, utiliza 0 brincar como meio e fim das intervenções. |
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