O registro de práticas interventivas da Terapia Ocupacional na educação inclusiva/Record of Occupational Therapy interventional practice in inclusive education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
Texto Completo: | https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/904 |
Resumo: | Considerando a importância dos registros na prática da Terapia Ocupacional é necessário instigar nos profissionais um olhar mais criterioso na efetivação de suas anotações, assim como estimular o desenvolvimento de pesquisas voltadas a investigação da prática documental. A elaboração dos registros provém da necessidade de se ter informações decorrentes da assistência como via de orientação e fiscalização sobre o serviço prestado e acerca da responsabilidade técnica adotada; bem como da compreensão das anotações como um recurso valioso fornecedor de dados para pesquisas. O presente estudo buscou caracterizar os terapeutas ocupacionais do estado de São Paulo que atuam na educação inclusiva e identificar como são realizados os registros de suas práticas interventivas. Como instrumento foi utilizado um questionário estruturado disponibilizado em site específico da web por tempo predeterminado, sendo os dados obtidos analisados por meio de estatística descritiva. Os participantes foram 55 terapeutas ocupacionais atuantes no processo de educação inclusiva e cadastrados no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região. Os resultados demonstraram a narrativa livre como o modelo de registro mais utilizado e fragmentações das informações relacionadas ao processo de guarda das anotações. Tais dados evidenciaram fragilidade na sistematização dos registros, o que implica no aprimoramento da profissão, fator que demonstra a necessidade e temporalidade do início de produção científica sobre essa temática. |
id |
UFSCAR-1_dc8093374424b820bd0d779826bde8b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/904 |
network_acronym_str |
UFSCAR-1 |
network_name_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository_id_str |
|
spelling |
O registro de práticas interventivas da Terapia Ocupacional na educação inclusiva/Record of Occupational Therapy interventional practice in inclusive educationConsiderando a importância dos registros na prática da Terapia Ocupacional é necessário instigar nos profissionais um olhar mais criterioso na efetivação de suas anotações, assim como estimular o desenvolvimento de pesquisas voltadas a investigação da prática documental. A elaboração dos registros provém da necessidade de se ter informações decorrentes da assistência como via de orientação e fiscalização sobre o serviço prestado e acerca da responsabilidade técnica adotada; bem como da compreensão das anotações como um recurso valioso fornecedor de dados para pesquisas. O presente estudo buscou caracterizar os terapeutas ocupacionais do estado de São Paulo que atuam na educação inclusiva e identificar como são realizados os registros de suas práticas interventivas. Como instrumento foi utilizado um questionário estruturado disponibilizado em site específico da web por tempo predeterminado, sendo os dados obtidos analisados por meio de estatística descritiva. Os participantes foram 55 terapeutas ocupacionais atuantes no processo de educação inclusiva e cadastrados no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região. Os resultados demonstraram a narrativa livre como o modelo de registro mais utilizado e fragmentações das informações relacionadas ao processo de guarda das anotações. Tais dados evidenciaram fragilidade na sistematização dos registros, o que implica no aprimoramento da profissão, fator que demonstra a necessidade e temporalidade do início de produção científica sobre essa temática.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2015-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/90410.4322/0104-4931.ctoAO0496Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 23 No. 2 (2015); 285-294Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 23 Núm. 2 (2015); 285-294Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 23 n. 2 (2015); 285-2942526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/904/609Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBombarda, Tatiana BarbieriPalhares, Marina Silveira2022-04-22T18:00:28Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/904Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-22T18:00:28Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O registro de práticas interventivas da Terapia Ocupacional na educação inclusiva/Record of Occupational Therapy interventional practice in inclusive education |
title |
O registro de práticas interventivas da Terapia Ocupacional na educação inclusiva/Record of Occupational Therapy interventional practice in inclusive education |
spellingShingle |
O registro de práticas interventivas da Terapia Ocupacional na educação inclusiva/Record of Occupational Therapy interventional practice in inclusive education Bombarda, Tatiana Barbieri |
title_short |
O registro de práticas interventivas da Terapia Ocupacional na educação inclusiva/Record of Occupational Therapy interventional practice in inclusive education |
title_full |
O registro de práticas interventivas da Terapia Ocupacional na educação inclusiva/Record of Occupational Therapy interventional practice in inclusive education |
title_fullStr |
O registro de práticas interventivas da Terapia Ocupacional na educação inclusiva/Record of Occupational Therapy interventional practice in inclusive education |
title_full_unstemmed |
O registro de práticas interventivas da Terapia Ocupacional na educação inclusiva/Record of Occupational Therapy interventional practice in inclusive education |
title_sort |
O registro de práticas interventivas da Terapia Ocupacional na educação inclusiva/Record of Occupational Therapy interventional practice in inclusive education |
author |
Bombarda, Tatiana Barbieri |
author_facet |
Bombarda, Tatiana Barbieri Palhares, Marina Silveira |
author_role |
author |
author2 |
Palhares, Marina Silveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bombarda, Tatiana Barbieri Palhares, Marina Silveira |
description |
Considerando a importância dos registros na prática da Terapia Ocupacional é necessário instigar nos profissionais um olhar mais criterioso na efetivação de suas anotações, assim como estimular o desenvolvimento de pesquisas voltadas a investigação da prática documental. A elaboração dos registros provém da necessidade de se ter informações decorrentes da assistência como via de orientação e fiscalização sobre o serviço prestado e acerca da responsabilidade técnica adotada; bem como da compreensão das anotações como um recurso valioso fornecedor de dados para pesquisas. O presente estudo buscou caracterizar os terapeutas ocupacionais do estado de São Paulo que atuam na educação inclusiva e identificar como são realizados os registros de suas práticas interventivas. Como instrumento foi utilizado um questionário estruturado disponibilizado em site específico da web por tempo predeterminado, sendo os dados obtidos analisados por meio de estatística descritiva. Os participantes foram 55 terapeutas ocupacionais atuantes no processo de educação inclusiva e cadastrados no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região. Os resultados demonstraram a narrativa livre como o modelo de registro mais utilizado e fragmentações das informações relacionadas ao processo de guarda das anotações. Tais dados evidenciaram fragilidade na sistematização dos registros, o que implica no aprimoramento da profissão, fator que demonstra a necessidade e temporalidade do início de produção científica sobre essa temática. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/904 10.4322/0104-4931.ctoAO0496 |
url |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/904 |
identifier_str_mv |
10.4322/0104-4931.ctoAO0496 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/904/609 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 23 No. 2 (2015); 285-294 Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 23 Núm. 2 (2015); 285-294 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 23 n. 2 (2015); 285-294 2526-8910 reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
collection |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br |
_version_ |
1797688315418247168 |