O ensino do registro em prontuário no campo da terapia ocupacional hospitalar/The registration teaching of medical records in the hospital occupational therapy context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bombarda, Tatiana Barbieri
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Torkomian Joaquim, Regina Helena Vitale
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2231
Resumo: Considerando a obrigatoriedade do registro em prontuário sempre que houver atendimentos efetivados pelo terapeuta ocupacional, bem como apontamentos sobre a necessidade de maiores investimentos na educação inicial e continuada acerca desta temática, este estudo buscou estratificar dados acerca do processo de ensino na graduação brasileira sobre o registro em prontuário no campo da terapia ocupacional em contextos hospitalares. Trata-se de um estudo documental, sendo inicialmente realizado consulta no sistema E-mec para verificação dos cursos de terapia ocupacional ativos no Brasil. Este levantamento viabilizou o encaminhamento por e-mail de um questionário às coordenações dos cursos para mapeamento das disciplinas teóricas e de estágios profissionalizantes de terapia ocupacional em contextos hospitalares e em consequência, a captação das respectivas ementas, as quais foram analisadas por meio de estatística descritiva. A amostra final envolveu 24 questionários preenchidos pelos coordenadores de curso e 28 ementas, sendo constatado em apenas 11 das ementas conteúdos vinculados a temática pesquisada. Verificou-se que o ensino sobre o registro em prontuário ocorre especialmente atrelado à prática e pautado em escassa apresentação de fundamentos teóricos como normativas e modelos. As fragilidades constatadas implicam em tensionamentos acerca do discurso público profissional visto que as anotações em prontuário constituem-se como uma via do reconhecimento do trabalho terapêutico ocupacional e alicerce de pesquisas científicas.
id UFSCAR-1_3a192ea201ff1239e1f3cac8b8711207
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2231
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling O ensino do registro em prontuário no campo da terapia ocupacional hospitalar/The registration teaching of medical records in the hospital occupational therapy contextConsiderando a obrigatoriedade do registro em prontuário sempre que houver atendimentos efetivados pelo terapeuta ocupacional, bem como apontamentos sobre a necessidade de maiores investimentos na educação inicial e continuada acerca desta temática, este estudo buscou estratificar dados acerca do processo de ensino na graduação brasileira sobre o registro em prontuário no campo da terapia ocupacional em contextos hospitalares. Trata-se de um estudo documental, sendo inicialmente realizado consulta no sistema E-mec para verificação dos cursos de terapia ocupacional ativos no Brasil. Este levantamento viabilizou o encaminhamento por e-mail de um questionário às coordenações dos cursos para mapeamento das disciplinas teóricas e de estágios profissionalizantes de terapia ocupacional em contextos hospitalares e em consequência, a captação das respectivas ementas, as quais foram analisadas por meio de estatística descritiva. A amostra final envolveu 24 questionários preenchidos pelos coordenadores de curso e 28 ementas, sendo constatado em apenas 11 das ementas conteúdos vinculados a temática pesquisada. Verificou-se que o ensino sobre o registro em prontuário ocorre especialmente atrelado à prática e pautado em escassa apresentação de fundamentos teóricos como normativas e modelos. As fragilidades constatadas implicam em tensionamentos acerca do discurso público profissional visto que as anotações em prontuário constituem-se como uma via do reconhecimento do trabalho terapêutico ocupacional e alicerce de pesquisas científicas.Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2019-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/223110.4322/2526-8910.ctoAO1714Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 27 No. 03 (2019); 593-601Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 27 Núm. 03 (2019); 593-601Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 27 n. 03 (2019); 593-6012526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporenghttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2231/1172https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2231/1173Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBombarda, Tatiana BarbieriTorkomian Joaquim, Regina Helena Vitale2022-04-20T20:21:12Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/2231Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-20T20:21:12Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do registro em prontuário no campo da terapia ocupacional hospitalar/The registration teaching of medical records in the hospital occupational therapy context
title O ensino do registro em prontuário no campo da terapia ocupacional hospitalar/The registration teaching of medical records in the hospital occupational therapy context
spellingShingle O ensino do registro em prontuário no campo da terapia ocupacional hospitalar/The registration teaching of medical records in the hospital occupational therapy context
Bombarda, Tatiana Barbieri
title_short O ensino do registro em prontuário no campo da terapia ocupacional hospitalar/The registration teaching of medical records in the hospital occupational therapy context
title_full O ensino do registro em prontuário no campo da terapia ocupacional hospitalar/The registration teaching of medical records in the hospital occupational therapy context
title_fullStr O ensino do registro em prontuário no campo da terapia ocupacional hospitalar/The registration teaching of medical records in the hospital occupational therapy context
title_full_unstemmed O ensino do registro em prontuário no campo da terapia ocupacional hospitalar/The registration teaching of medical records in the hospital occupational therapy context
title_sort O ensino do registro em prontuário no campo da terapia ocupacional hospitalar/The registration teaching of medical records in the hospital occupational therapy context
author Bombarda, Tatiana Barbieri
author_facet Bombarda, Tatiana Barbieri
Torkomian Joaquim, Regina Helena Vitale
author_role author
author2 Torkomian Joaquim, Regina Helena Vitale
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bombarda, Tatiana Barbieri
Torkomian Joaquim, Regina Helena Vitale
description Considerando a obrigatoriedade do registro em prontuário sempre que houver atendimentos efetivados pelo terapeuta ocupacional, bem como apontamentos sobre a necessidade de maiores investimentos na educação inicial e continuada acerca desta temática, este estudo buscou estratificar dados acerca do processo de ensino na graduação brasileira sobre o registro em prontuário no campo da terapia ocupacional em contextos hospitalares. Trata-se de um estudo documental, sendo inicialmente realizado consulta no sistema E-mec para verificação dos cursos de terapia ocupacional ativos no Brasil. Este levantamento viabilizou o encaminhamento por e-mail de um questionário às coordenações dos cursos para mapeamento das disciplinas teóricas e de estágios profissionalizantes de terapia ocupacional em contextos hospitalares e em consequência, a captação das respectivas ementas, as quais foram analisadas por meio de estatística descritiva. A amostra final envolveu 24 questionários preenchidos pelos coordenadores de curso e 28 ementas, sendo constatado em apenas 11 das ementas conteúdos vinculados a temática pesquisada. Verificou-se que o ensino sobre o registro em prontuário ocorre especialmente atrelado à prática e pautado em escassa apresentação de fundamentos teóricos como normativas e modelos. As fragilidades constatadas implicam em tensionamentos acerca do discurso público profissional visto que as anotações em prontuário constituem-se como uma via do reconhecimento do trabalho terapêutico ocupacional e alicerce de pesquisas científicas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2231
10.4322/2526-8910.ctoAO1714
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2231
identifier_str_mv 10.4322/2526-8910.ctoAO1714
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2231/1172
https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/2231/1173
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 27 No. 03 (2019); 593-601
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 27 Núm. 03 (2019); 593-601
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 27 n. 03 (2019); 593-601
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688317450387456