UM OLHAR SOBRE AS TRAJETÓRIAS, PERCURSOS E HISTÓRIAS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Roseli E.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: BORBA, Patrícia L. O., REIS, Tiy A. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
Texto Completo: https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/204
Resumo: Integrando o Núcleo USP/UFSCar do Projeto Metuia – Grupo interinstitucional de estudos, formação e ações pela cidadania de crianças, adolescentes e adultos em processos de ruptura das redes sociais de suporte – este artigo tem como objetivo refletir acerca das trajetórias, percursos e histórias de mulheres em situação de rua a partir de um olhar pluralista sob as causas que geram a situação complexa do estar nas ruas. Para tanto, confrontam-se os processos históricos, culturais e econômicos vivenciados pelas mulheres brasileiras em situação de vulnerabilidade social com o relato de três mulheres usuárias da Associação Minha Rua Minha Casa (AMRMC), na cidade de São Paulo. A AMRMC constitui-se um espaço de convivência, acolhimento, realização de tarefas cotidianas, bem como de produções coletivas que tentam implementar formas de emancipação e construção da cidadania de adultos em situação de rua. O presente estudo se insere no campo da pesquisa qualitativa e etnográfica que utiliza recursos da observação participante e da história de vida que privilegia a abordagem biográfica com entrevistas centradas. Constatou-se que as redes sociais de suporte são extremamente frágeis e, na maioria das vezes, inexistentes para as mulheres que chegam à situação de rua. Por outro lado, esta rede é fundamental na manutenção, mais ou menos frágil, dessas mulheres fora das ruas. Por fim, este estudo disponibiliza elementos que podem vir a orientar propostas de políticas públicas ou de serviços, públicos ou privados, que atendam a essa população, assim como subsidiar propostas de intervenção social comprometidas com as necessidades de quem assiste. 
id UFSCAR-1_de5925eb8d910aabfa58019927f943fa
oai_identifier_str oai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/204
network_acronym_str UFSCAR-1
network_name_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository_id_str
spelling UM OLHAR SOBRE AS TRAJETÓRIAS, PERCURSOS E HISTÓRIAS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUAIntegrando o Núcleo USP/UFSCar do Projeto Metuia – Grupo interinstitucional de estudos, formação e ações pela cidadania de crianças, adolescentes e adultos em processos de ruptura das redes sociais de suporte – este artigo tem como objetivo refletir acerca das trajetórias, percursos e histórias de mulheres em situação de rua a partir de um olhar pluralista sob as causas que geram a situação complexa do estar nas ruas. Para tanto, confrontam-se os processos históricos, culturais e econômicos vivenciados pelas mulheres brasileiras em situação de vulnerabilidade social com o relato de três mulheres usuárias da Associação Minha Rua Minha Casa (AMRMC), na cidade de São Paulo. A AMRMC constitui-se um espaço de convivência, acolhimento, realização de tarefas cotidianas, bem como de produções coletivas que tentam implementar formas de emancipação e construção da cidadania de adultos em situação de rua. O presente estudo se insere no campo da pesquisa qualitativa e etnográfica que utiliza recursos da observação participante e da história de vida que privilegia a abordagem biográfica com entrevistas centradas. Constatou-se que as redes sociais de suporte são extremamente frágeis e, na maioria das vezes, inexistentes para as mulheres que chegam à situação de rua. Por outro lado, esta rede é fundamental na manutenção, mais ou menos frágil, dessas mulheres fora das ruas. Por fim, este estudo disponibiliza elementos que podem vir a orientar propostas de políticas públicas ou de serviços, públicos ou privados, que atendam a essa população, assim como subsidiar propostas de intervenção social comprometidas com as necessidades de quem assiste. Brazilian Journal of Occupational TherapyCuadernos Brasilenos de Terapia OcupacionalCadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional2010-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/204Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 11 No. 1 (2003)Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 11 Núm. 1 (2003)Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 11 n. 1 (2003)2526-8910reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacionalinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)instacron:UFSCARporhttps://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/204/159LOPES, Roseli E.BORBA, Patrícia L. O.REIS, Tiy A. M.info:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T13:39:36Zoai:ojs.www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br:article/204Revistahttp://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br2526-89102526-8910opendoar:2022-04-29T13:39:36Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)false
dc.title.none.fl_str_mv UM OLHAR SOBRE AS TRAJETÓRIAS, PERCURSOS E HISTÓRIAS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA
title UM OLHAR SOBRE AS TRAJETÓRIAS, PERCURSOS E HISTÓRIAS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA
spellingShingle UM OLHAR SOBRE AS TRAJETÓRIAS, PERCURSOS E HISTÓRIAS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA
LOPES, Roseli E.
title_short UM OLHAR SOBRE AS TRAJETÓRIAS, PERCURSOS E HISTÓRIAS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA
title_full UM OLHAR SOBRE AS TRAJETÓRIAS, PERCURSOS E HISTÓRIAS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA
title_fullStr UM OLHAR SOBRE AS TRAJETÓRIAS, PERCURSOS E HISTÓRIAS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA
title_full_unstemmed UM OLHAR SOBRE AS TRAJETÓRIAS, PERCURSOS E HISTÓRIAS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA
title_sort UM OLHAR SOBRE AS TRAJETÓRIAS, PERCURSOS E HISTÓRIAS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA
author LOPES, Roseli E.
author_facet LOPES, Roseli E.
BORBA, Patrícia L. O.
REIS, Tiy A. M.
author_role author
author2 BORBA, Patrícia L. O.
REIS, Tiy A. M.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, Roseli E.
BORBA, Patrícia L. O.
REIS, Tiy A. M.
description Integrando o Núcleo USP/UFSCar do Projeto Metuia – Grupo interinstitucional de estudos, formação e ações pela cidadania de crianças, adolescentes e adultos em processos de ruptura das redes sociais de suporte – este artigo tem como objetivo refletir acerca das trajetórias, percursos e histórias de mulheres em situação de rua a partir de um olhar pluralista sob as causas que geram a situação complexa do estar nas ruas. Para tanto, confrontam-se os processos históricos, culturais e econômicos vivenciados pelas mulheres brasileiras em situação de vulnerabilidade social com o relato de três mulheres usuárias da Associação Minha Rua Minha Casa (AMRMC), na cidade de São Paulo. A AMRMC constitui-se um espaço de convivência, acolhimento, realização de tarefas cotidianas, bem como de produções coletivas que tentam implementar formas de emancipação e construção da cidadania de adultos em situação de rua. O presente estudo se insere no campo da pesquisa qualitativa e etnográfica que utiliza recursos da observação participante e da história de vida que privilegia a abordagem biográfica com entrevistas centradas. Constatou-se que as redes sociais de suporte são extremamente frágeis e, na maioria das vezes, inexistentes para as mulheres que chegam à situação de rua. Por outro lado, esta rede é fundamental na manutenção, mais ou menos frágil, dessas mulheres fora das ruas. Por fim, este estudo disponibiliza elementos que podem vir a orientar propostas de políticas públicas ou de serviços, públicos ou privados, que atendam a essa população, assim como subsidiar propostas de intervenção social comprometidas com as necessidades de quem assiste. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/204
url https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/view/204/159
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Occupational Therapy; Vol. 11 No. 1 (2003)
Cuadernos Brasilenos de Terapia Ocupacional; Vol. 11 Núm. 1 (2003)
Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional; v. 11 n. 1 (2003)
2526-8910
reponame:Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
collection Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
repository.name.fl_str_mv Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR-DTO)
repository.mail.fl_str_mv cadto@ufscar.br||cadto@ufscar.br
_version_ 1797688313877889024