Avaliação da maturidade do processo de S&OP em uma empresa de material de escrita: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bagni,Gustavo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Marçola,Josadak Astorino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100210
Resumo: Resumo O objetivo desta pesquisa foi avaliar o estágio de maturidade do processo de S&OP da empresa objeto de estudo, identificar as principais deficiências por categoria avaliada e propor ações para sua melhoria. Para tanto, utilizaram-se três modelos, sendo dois modelos qualitativos e um modelo quantitativo. A pesquisa apresentou resultados divergentes entre a classificação oriunda dos modelos qualitativos e quantitativo, especialmente pelo fato de as métricas calculadas serem genéricas, não incorporando fatores como tipo de mercado consumidor, número de clientes e características de seus produtos e processos. Para a métrica acuracidade da previsão de vendas, é proposta a realização de uma média ponderada entre a acuracidade de cada família de produtos, sendo os pesos definidos por meio de uma classificação ABC baseada no faturamento das famílias. Do ponto de vista prático, notou-se que a principal dificuldade do processo de S&OP na empresa estudada reside na interface entre demanda e suprimentos, especialmente pelo fato de a companhia possuir uma estrutura organizacional do tipo funcional orientada ao atendimento da demanda. O fortalecimento dessa integração é a finalidade maior da atuação de um processo de S&OP na empresa, para minimizar conflitos funcionais e melhorar o desempenho da companhia.
id UFSCAR-3_00c5603b939aea3509f767f0e6ded383
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2019000100210
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Avaliação da maturidade do processo de S&OP em uma empresa de material de escrita: um estudo de casoS&OPModelo de maturidadeGestão da demandaGestão de operaçõesGestão por processoResumo O objetivo desta pesquisa foi avaliar o estágio de maturidade do processo de S&OP da empresa objeto de estudo, identificar as principais deficiências por categoria avaliada e propor ações para sua melhoria. Para tanto, utilizaram-se três modelos, sendo dois modelos qualitativos e um modelo quantitativo. A pesquisa apresentou resultados divergentes entre a classificação oriunda dos modelos qualitativos e quantitativo, especialmente pelo fato de as métricas calculadas serem genéricas, não incorporando fatores como tipo de mercado consumidor, número de clientes e características de seus produtos e processos. Para a métrica acuracidade da previsão de vendas, é proposta a realização de uma média ponderada entre a acuracidade de cada família de produtos, sendo os pesos definidos por meio de uma classificação ABC baseada no faturamento das famílias. Do ponto de vista prático, notou-se que a principal dificuldade do processo de S&OP na empresa estudada reside na interface entre demanda e suprimentos, especialmente pelo fato de a companhia possuir uma estrutura organizacional do tipo funcional orientada ao atendimento da demanda. O fortalecimento dessa integração é a finalidade maior da atuação de um processo de S&OP na empresa, para minimizar conflitos funcionais e melhorar o desempenho da companhia.Universidade Federal de São Carlos2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100210Gestão & Produção v.26 n.1 2019reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530x2094-19info:eu-repo/semantics/openAccessBagni,GustavoMarçola,Josadak Astorinopor2019-03-25T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2019000100210Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2019-03-25T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da maturidade do processo de S&OP em uma empresa de material de escrita: um estudo de caso
title Avaliação da maturidade do processo de S&OP em uma empresa de material de escrita: um estudo de caso
spellingShingle Avaliação da maturidade do processo de S&OP em uma empresa de material de escrita: um estudo de caso
Bagni,Gustavo
S&OP
Modelo de maturidade
Gestão da demanda
Gestão de operações
Gestão por processo
title_short Avaliação da maturidade do processo de S&OP em uma empresa de material de escrita: um estudo de caso
title_full Avaliação da maturidade do processo de S&OP em uma empresa de material de escrita: um estudo de caso
title_fullStr Avaliação da maturidade do processo de S&OP em uma empresa de material de escrita: um estudo de caso
title_full_unstemmed Avaliação da maturidade do processo de S&OP em uma empresa de material de escrita: um estudo de caso
title_sort Avaliação da maturidade do processo de S&OP em uma empresa de material de escrita: um estudo de caso
author Bagni,Gustavo
author_facet Bagni,Gustavo
Marçola,Josadak Astorino
author_role author
author2 Marçola,Josadak Astorino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bagni,Gustavo
Marçola,Josadak Astorino
dc.subject.por.fl_str_mv S&OP
Modelo de maturidade
Gestão da demanda
Gestão de operações
Gestão por processo
topic S&OP
Modelo de maturidade
Gestão da demanda
Gestão de operações
Gestão por processo
description Resumo O objetivo desta pesquisa foi avaliar o estágio de maturidade do processo de S&OP da empresa objeto de estudo, identificar as principais deficiências por categoria avaliada e propor ações para sua melhoria. Para tanto, utilizaram-se três modelos, sendo dois modelos qualitativos e um modelo quantitativo. A pesquisa apresentou resultados divergentes entre a classificação oriunda dos modelos qualitativos e quantitativo, especialmente pelo fato de as métricas calculadas serem genéricas, não incorporando fatores como tipo de mercado consumidor, número de clientes e características de seus produtos e processos. Para a métrica acuracidade da previsão de vendas, é proposta a realização de uma média ponderada entre a acuracidade de cada família de produtos, sendo os pesos definidos por meio de uma classificação ABC baseada no faturamento das famílias. Do ponto de vista prático, notou-se que a principal dificuldade do processo de S&OP na empresa estudada reside na interface entre demanda e suprimentos, especialmente pelo fato de a companhia possuir uma estrutura organizacional do tipo funcional orientada ao atendimento da demanda. O fortalecimento dessa integração é a finalidade maior da atuação de um processo de S&OP na empresa, para minimizar conflitos funcionais e melhorar o desempenho da companhia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100210
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-530x2094-19
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.26 n.1 2019
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118206799872000