Avaliação da maturidade do processo de S&OP em uma empresa de material de escrita: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Produção |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100210 |
Resumo: | Resumo O objetivo desta pesquisa foi avaliar o estágio de maturidade do processo de S&OP da empresa objeto de estudo, identificar as principais deficiências por categoria avaliada e propor ações para sua melhoria. Para tanto, utilizaram-se três modelos, sendo dois modelos qualitativos e um modelo quantitativo. A pesquisa apresentou resultados divergentes entre a classificação oriunda dos modelos qualitativos e quantitativo, especialmente pelo fato de as métricas calculadas serem genéricas, não incorporando fatores como tipo de mercado consumidor, número de clientes e características de seus produtos e processos. Para a métrica acuracidade da previsão de vendas, é proposta a realização de uma média ponderada entre a acuracidade de cada família de produtos, sendo os pesos definidos por meio de uma classificação ABC baseada no faturamento das famílias. Do ponto de vista prático, notou-se que a principal dificuldade do processo de S&OP na empresa estudada reside na interface entre demanda e suprimentos, especialmente pelo fato de a companhia possuir uma estrutura organizacional do tipo funcional orientada ao atendimento da demanda. O fortalecimento dessa integração é a finalidade maior da atuação de um processo de S&OP na empresa, para minimizar conflitos funcionais e melhorar o desempenho da companhia. |
id |
UFSCAR-3_00c5603b939aea3509f767f0e6ded383 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-530X2019000100210 |
network_acronym_str |
UFSCAR-3 |
network_name_str |
Gestão & Produção |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da maturidade do processo de S&OP em uma empresa de material de escrita: um estudo de casoS&OPModelo de maturidadeGestão da demandaGestão de operaçõesGestão por processoResumo O objetivo desta pesquisa foi avaliar o estágio de maturidade do processo de S&OP da empresa objeto de estudo, identificar as principais deficiências por categoria avaliada e propor ações para sua melhoria. Para tanto, utilizaram-se três modelos, sendo dois modelos qualitativos e um modelo quantitativo. A pesquisa apresentou resultados divergentes entre a classificação oriunda dos modelos qualitativos e quantitativo, especialmente pelo fato de as métricas calculadas serem genéricas, não incorporando fatores como tipo de mercado consumidor, número de clientes e características de seus produtos e processos. Para a métrica acuracidade da previsão de vendas, é proposta a realização de uma média ponderada entre a acuracidade de cada família de produtos, sendo os pesos definidos por meio de uma classificação ABC baseada no faturamento das famílias. Do ponto de vista prático, notou-se que a principal dificuldade do processo de S&OP na empresa estudada reside na interface entre demanda e suprimentos, especialmente pelo fato de a companhia possuir uma estrutura organizacional do tipo funcional orientada ao atendimento da demanda. O fortalecimento dessa integração é a finalidade maior da atuação de um processo de S&OP na empresa, para minimizar conflitos funcionais e melhorar o desempenho da companhia.Universidade Federal de São Carlos2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100210Gestão & Produção v.26 n.1 2019reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530x2094-19info:eu-repo/semantics/openAccessBagni,GustavoMarçola,Josadak Astorinopor2019-03-25T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2019000100210Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2019-03-25T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da maturidade do processo de S&OP em uma empresa de material de escrita: um estudo de caso |
title |
Avaliação da maturidade do processo de S&OP em uma empresa de material de escrita: um estudo de caso |
spellingShingle |
Avaliação da maturidade do processo de S&OP em uma empresa de material de escrita: um estudo de caso Bagni,Gustavo S&OP Modelo de maturidade Gestão da demanda Gestão de operações Gestão por processo |
title_short |
Avaliação da maturidade do processo de S&OP em uma empresa de material de escrita: um estudo de caso |
title_full |
Avaliação da maturidade do processo de S&OP em uma empresa de material de escrita: um estudo de caso |
title_fullStr |
Avaliação da maturidade do processo de S&OP em uma empresa de material de escrita: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Avaliação da maturidade do processo de S&OP em uma empresa de material de escrita: um estudo de caso |
title_sort |
Avaliação da maturidade do processo de S&OP em uma empresa de material de escrita: um estudo de caso |
author |
Bagni,Gustavo |
author_facet |
Bagni,Gustavo Marçola,Josadak Astorino |
author_role |
author |
author2 |
Marçola,Josadak Astorino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bagni,Gustavo Marçola,Josadak Astorino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
S&OP Modelo de maturidade Gestão da demanda Gestão de operações Gestão por processo |
topic |
S&OP Modelo de maturidade Gestão da demanda Gestão de operações Gestão por processo |
description |
Resumo O objetivo desta pesquisa foi avaliar o estágio de maturidade do processo de S&OP da empresa objeto de estudo, identificar as principais deficiências por categoria avaliada e propor ações para sua melhoria. Para tanto, utilizaram-se três modelos, sendo dois modelos qualitativos e um modelo quantitativo. A pesquisa apresentou resultados divergentes entre a classificação oriunda dos modelos qualitativos e quantitativo, especialmente pelo fato de as métricas calculadas serem genéricas, não incorporando fatores como tipo de mercado consumidor, número de clientes e características de seus produtos e processos. Para a métrica acuracidade da previsão de vendas, é proposta a realização de uma média ponderada entre a acuracidade de cada família de produtos, sendo os pesos definidos por meio de uma classificação ABC baseada no faturamento das famílias. Do ponto de vista prático, notou-se que a principal dificuldade do processo de S&OP na empresa estudada reside na interface entre demanda e suprimentos, especialmente pelo fato de a companhia possuir uma estrutura organizacional do tipo funcional orientada ao atendimento da demanda. O fortalecimento dessa integração é a finalidade maior da atuação de um processo de S&OP na empresa, para minimizar conflitos funcionais e melhorar o desempenho da companhia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100210 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000100210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0104-530x2094-19 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gestão & Produção v.26 n.1 2019 reponame:Gestão & Produção instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Gestão & Produção |
collection |
Gestão & Produção |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br |
_version_ |
1750118206799872000 |