Mapeamento cognitivo e Balanced Scorecard na gestão estratégica de resíduos sólidos urbanos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Ricardo Gabbay de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Cordeiro,João Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000300004
Resumo: Os serviços públicos estão situados num ambiente bastante dinâmico, exigindo de seus gestores uma boa percepção dos fatores internos e externos que determinam a realidade dos sistemas. Particularmente, na gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil, este universo se caracteriza por pressões e limitações políticas, influência dos padrões de produção e consumo da sociedade e inadequações ambientais. Para um desenvolvimento sustentável nestes sistemas, é necessário que os diversos aspectos se alinhem aos princípios da sustentabilidade, definindo uma estratégia de ação. Atualmente, uma ferramenta bastante utilizada para a gestão da estratégia é o Balanced Scorecard, cujas principais vantagens funcionais são a análise do posicionamento organizacional por múltiplas perspectivas, extrapolando o âmbito estritamente financeiro e operacional e a construção de um mapa estratégico que comunica visualmente a hierarquia das consecuções pretendidas para a organização. Este trabalho procurou analisar o comportamento deste método quando aplicado à gestão de resíduos sólidos urbanos e utilizou como objeto de estudo um Consórcio fictício entre Araraquara e São Carlos (SP). Os resultados apontam para uma boa aplicabilidade desta ferramenta, e, apesar das poucas adaptações, se manteve a hierarquia estratégica entre os aspectos de aprendizado e crescimento, processos internos, da sociedade e institucional.
id UFSCAR-3_098a8be057058a78fe13d13104c6c88d
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2010000300004
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Mapeamento cognitivo e Balanced Scorecard na gestão estratégica de resíduos sólidos urbanosGestão de resíduos sólidos urbanosDesenvolvimento sustentávelEstratégiaBalanced ScorecardMapeamento cognitivoOs serviços públicos estão situados num ambiente bastante dinâmico, exigindo de seus gestores uma boa percepção dos fatores internos e externos que determinam a realidade dos sistemas. Particularmente, na gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil, este universo se caracteriza por pressões e limitações políticas, influência dos padrões de produção e consumo da sociedade e inadequações ambientais. Para um desenvolvimento sustentável nestes sistemas, é necessário que os diversos aspectos se alinhem aos princípios da sustentabilidade, definindo uma estratégia de ação. Atualmente, uma ferramenta bastante utilizada para a gestão da estratégia é o Balanced Scorecard, cujas principais vantagens funcionais são a análise do posicionamento organizacional por múltiplas perspectivas, extrapolando o âmbito estritamente financeiro e operacional e a construção de um mapa estratégico que comunica visualmente a hierarquia das consecuções pretendidas para a organização. Este trabalho procurou analisar o comportamento deste método quando aplicado à gestão de resíduos sólidos urbanos e utilizou como objeto de estudo um Consórcio fictício entre Araraquara e São Carlos (SP). Os resultados apontam para uma boa aplicabilidade desta ferramenta, e, apesar das poucas adaptações, se manteve a hierarquia estratégica entre os aspectos de aprendizado e crescimento, processos internos, da sociedade e institucional.Universidade Federal de São Carlos2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000300004Gestão & Produção v.17 n.3 2010reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2010000300004info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Ricardo Gabbay deCordeiro,João Sérgiopor2010-10-25T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2010000300004Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2010-10-25T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento cognitivo e Balanced Scorecard na gestão estratégica de resíduos sólidos urbanos
title Mapeamento cognitivo e Balanced Scorecard na gestão estratégica de resíduos sólidos urbanos
spellingShingle Mapeamento cognitivo e Balanced Scorecard na gestão estratégica de resíduos sólidos urbanos
Souza,Ricardo Gabbay de
Gestão de resíduos sólidos urbanos
Desenvolvimento sustentável
Estratégia
Balanced Scorecard
Mapeamento cognitivo
title_short Mapeamento cognitivo e Balanced Scorecard na gestão estratégica de resíduos sólidos urbanos
title_full Mapeamento cognitivo e Balanced Scorecard na gestão estratégica de resíduos sólidos urbanos
title_fullStr Mapeamento cognitivo e Balanced Scorecard na gestão estratégica de resíduos sólidos urbanos
title_full_unstemmed Mapeamento cognitivo e Balanced Scorecard na gestão estratégica de resíduos sólidos urbanos
title_sort Mapeamento cognitivo e Balanced Scorecard na gestão estratégica de resíduos sólidos urbanos
author Souza,Ricardo Gabbay de
author_facet Souza,Ricardo Gabbay de
Cordeiro,João Sérgio
author_role author
author2 Cordeiro,João Sérgio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Ricardo Gabbay de
Cordeiro,João Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de resíduos sólidos urbanos
Desenvolvimento sustentável
Estratégia
Balanced Scorecard
Mapeamento cognitivo
topic Gestão de resíduos sólidos urbanos
Desenvolvimento sustentável
Estratégia
Balanced Scorecard
Mapeamento cognitivo
description Os serviços públicos estão situados num ambiente bastante dinâmico, exigindo de seus gestores uma boa percepção dos fatores internos e externos que determinam a realidade dos sistemas. Particularmente, na gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil, este universo se caracteriza por pressões e limitações políticas, influência dos padrões de produção e consumo da sociedade e inadequações ambientais. Para um desenvolvimento sustentável nestes sistemas, é necessário que os diversos aspectos se alinhem aos princípios da sustentabilidade, definindo uma estratégia de ação. Atualmente, uma ferramenta bastante utilizada para a gestão da estratégia é o Balanced Scorecard, cujas principais vantagens funcionais são a análise do posicionamento organizacional por múltiplas perspectivas, extrapolando o âmbito estritamente financeiro e operacional e a construção de um mapa estratégico que comunica visualmente a hierarquia das consecuções pretendidas para a organização. Este trabalho procurou analisar o comportamento deste método quando aplicado à gestão de resíduos sólidos urbanos e utilizou como objeto de estudo um Consórcio fictício entre Araraquara e São Carlos (SP). Os resultados apontam para uma boa aplicabilidade desta ferramenta, e, apesar das poucas adaptações, se manteve a hierarquia estratégica entre os aspectos de aprendizado e crescimento, processos internos, da sociedade e institucional.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2010000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.17 n.3 2010
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118203117273088