As estratégias na relação com fornecedores: o caso Embraer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Vanessa de Lima
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Salerno,Mario Sergio, Lourenção,Paulo Tadeu de Mello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2011000200001
Resumo: A Embraer se notabilizou, na relação com fornecedores, por estratégia de parceria, a qual se tornou referência em vários segmentos industriais. O tema deste artigo é justamente a estratégia na relação com os fornecedores, sendo a Embraer o caso utilizado para a investigação. Com base na literatura de relações de fornecimento e de fornecimento modular, a pesquisa recupera o enfoque da Embraer em suas diferentes linhas de produtos. Se nas famílias ERJ145 e E-Jets - EMB170/190, foram identificadas as parcerias de risco, nas quais fornecedores investem diretamente no desenvolvimento do produto e na capitalização do negócio específico, nas famílias mais recentes, de jatos executivos, a estratégia é outra. Isso levou à questão de pesquisa do presente texto: quais contingências estão relacionadas às diferentes abordagens na relação com fornecedores. Nesses termos, discute-se do fornecimento tradicional ao compartilhamento de investimentos e riscos, e as racionalidades subjacentes. As técnicas utilizadas para elaborar o trabalho foram observação direta, pesquisa em documentos da empresa, revistas especializadas, web sites vinculados à indústria aeronáutica e associações, e artigos acadêmicos. Além disso, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas, com empregados e ex-empregados da empresa, inclusive diretores. Os resultados mostram que apesar de as grandes empresas - como Boeing e Airbus, inspiradas pelo caso da Embraer - terem passado a adotar parcerias de risco, a Embraer mostra que a forma de relação segue modelo de contingência - o melhor depende de características da situação do momento e de suas perspectivas.
id UFSCAR-3_1b3f86aa4d43e6d0d3209fe5b0f2afe8
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2011000200001
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling As estratégias na relação com fornecedores: o caso EmbraerRelações de fornecimentoParcerias de riscoDesenvolvimento de produtoEnfoque contingencialIndústria aeronáuticaEmbraerA Embraer se notabilizou, na relação com fornecedores, por estratégia de parceria, a qual se tornou referência em vários segmentos industriais. O tema deste artigo é justamente a estratégia na relação com os fornecedores, sendo a Embraer o caso utilizado para a investigação. Com base na literatura de relações de fornecimento e de fornecimento modular, a pesquisa recupera o enfoque da Embraer em suas diferentes linhas de produtos. Se nas famílias ERJ145 e E-Jets - EMB170/190, foram identificadas as parcerias de risco, nas quais fornecedores investem diretamente no desenvolvimento do produto e na capitalização do negócio específico, nas famílias mais recentes, de jatos executivos, a estratégia é outra. Isso levou à questão de pesquisa do presente texto: quais contingências estão relacionadas às diferentes abordagens na relação com fornecedores. Nesses termos, discute-se do fornecimento tradicional ao compartilhamento de investimentos e riscos, e as racionalidades subjacentes. As técnicas utilizadas para elaborar o trabalho foram observação direta, pesquisa em documentos da empresa, revistas especializadas, web sites vinculados à indústria aeronáutica e associações, e artigos acadêmicos. Além disso, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas, com empregados e ex-empregados da empresa, inclusive diretores. Os resultados mostram que apesar de as grandes empresas - como Boeing e Airbus, inspiradas pelo caso da Embraer - terem passado a adotar parcerias de risco, a Embraer mostra que a forma de relação segue modelo de contingência - o melhor depende de características da situação do momento e de suas perspectivas.Universidade Federal de São Carlos2011-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2011000200001Gestão & Produção v.18 n.2 2011reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2011000200001info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Vanessa de LimaSalerno,Mario SergioLourenção,Paulo Tadeu de Mellopor2011-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2011000200001Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2011-07-14T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv As estratégias na relação com fornecedores: o caso Embraer
title As estratégias na relação com fornecedores: o caso Embraer
spellingShingle As estratégias na relação com fornecedores: o caso Embraer
Ferreira,Vanessa de Lima
Relações de fornecimento
Parcerias de risco
Desenvolvimento de produto
Enfoque contingencial
Indústria aeronáutica
Embraer
title_short As estratégias na relação com fornecedores: o caso Embraer
title_full As estratégias na relação com fornecedores: o caso Embraer
title_fullStr As estratégias na relação com fornecedores: o caso Embraer
title_full_unstemmed As estratégias na relação com fornecedores: o caso Embraer
title_sort As estratégias na relação com fornecedores: o caso Embraer
author Ferreira,Vanessa de Lima
author_facet Ferreira,Vanessa de Lima
Salerno,Mario Sergio
Lourenção,Paulo Tadeu de Mello
author_role author
author2 Salerno,Mario Sergio
Lourenção,Paulo Tadeu de Mello
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Vanessa de Lima
Salerno,Mario Sergio
Lourenção,Paulo Tadeu de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Relações de fornecimento
Parcerias de risco
Desenvolvimento de produto
Enfoque contingencial
Indústria aeronáutica
Embraer
topic Relações de fornecimento
Parcerias de risco
Desenvolvimento de produto
Enfoque contingencial
Indústria aeronáutica
Embraer
description A Embraer se notabilizou, na relação com fornecedores, por estratégia de parceria, a qual se tornou referência em vários segmentos industriais. O tema deste artigo é justamente a estratégia na relação com os fornecedores, sendo a Embraer o caso utilizado para a investigação. Com base na literatura de relações de fornecimento e de fornecimento modular, a pesquisa recupera o enfoque da Embraer em suas diferentes linhas de produtos. Se nas famílias ERJ145 e E-Jets - EMB170/190, foram identificadas as parcerias de risco, nas quais fornecedores investem diretamente no desenvolvimento do produto e na capitalização do negócio específico, nas famílias mais recentes, de jatos executivos, a estratégia é outra. Isso levou à questão de pesquisa do presente texto: quais contingências estão relacionadas às diferentes abordagens na relação com fornecedores. Nesses termos, discute-se do fornecimento tradicional ao compartilhamento de investimentos e riscos, e as racionalidades subjacentes. As técnicas utilizadas para elaborar o trabalho foram observação direta, pesquisa em documentos da empresa, revistas especializadas, web sites vinculados à indústria aeronáutica e associações, e artigos acadêmicos. Além disso, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas, com empregados e ex-empregados da empresa, inclusive diretores. Os resultados mostram que apesar de as grandes empresas - como Boeing e Airbus, inspiradas pelo caso da Embraer - terem passado a adotar parcerias de risco, a Embraer mostra que a forma de relação segue modelo de contingência - o melhor depende de características da situação do momento e de suas perspectivas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2011000200001
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2011000200001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2011000200001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.18 n.2 2011
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118203597520896