Mapa estratégico para programas de recursos humanos: avaliando o desempenho de redes Bayesianas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Ricardo José
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Oliveira,Paulo Estevão Lemos de, Firmino,Paulo Renato Alves, Droguett,Enrique Andrés López
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000100006
Resumo: Visando desenvolver mão de obra especializada na área de petróleo, gás natural e biocombustíveis, a Agência Nacional do Petróleo - ANP - tem promovido programas de capacitação de Recursos Humanos (PRH) em todo o País. Com o objetivo de elaborar as estratégias subjacentes a tais programas de maneira estruturada e abrangente, métodos de administração tais como Balanced Scorecard (BSC) vêm sendo adotados. Contudo, infortúnios como a não mensuração das incertezas envolvidas até o alcance dos objetivos almejados sugerem a adoção de formalismos mais sofisticados, tais como redes Bayesianas (RB), em detrimento da BSC. Em se tratando de RBs, o desafio passa a ser uma quantificação adequada dos seus parâmetros, possibilitando estimativas confiáveis a partir delas. O objetivo do presente trabalho é avaliar o desempenho de RBs no suporte a um dado problema real de PRH, a partir do confronto entre seus prognósticos e o que foi de fato observado. O modelo em questão foi elaborado a partir de um BSC e posteriormente quantificado de acordo com opiniões de especialistas, devido à total ausência de dados empíricos relevantes. A RB foi delineada para dar suporte à definição e implantação de estratégias para o desenvolvimento científico e abertura de mercados especializados para dado curso de engenharia de uma universidade federal do País. As análises realizadas indicam o bom desempenho do modelo e apontam como um dos principais componentes responsáveis o método de quantificação adotado.
id UFSCAR-3_2a2cfed111bafb0e27a8aaf8b0234b00
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2010000100006
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Mapa estratégico para programas de recursos humanos: avaliando o desempenho de redes BayesianasPrograma de recursos humanosPlanejamento estratégicoBalanced scorecardRedes BayesianasMétodos de eduçãoColeta de opiniõesVisando desenvolver mão de obra especializada na área de petróleo, gás natural e biocombustíveis, a Agência Nacional do Petróleo - ANP - tem promovido programas de capacitação de Recursos Humanos (PRH) em todo o País. Com o objetivo de elaborar as estratégias subjacentes a tais programas de maneira estruturada e abrangente, métodos de administração tais como Balanced Scorecard (BSC) vêm sendo adotados. Contudo, infortúnios como a não mensuração das incertezas envolvidas até o alcance dos objetivos almejados sugerem a adoção de formalismos mais sofisticados, tais como redes Bayesianas (RB), em detrimento da BSC. Em se tratando de RBs, o desafio passa a ser uma quantificação adequada dos seus parâmetros, possibilitando estimativas confiáveis a partir delas. O objetivo do presente trabalho é avaliar o desempenho de RBs no suporte a um dado problema real de PRH, a partir do confronto entre seus prognósticos e o que foi de fato observado. O modelo em questão foi elaborado a partir de um BSC e posteriormente quantificado de acordo com opiniões de especialistas, devido à total ausência de dados empíricos relevantes. A RB foi delineada para dar suporte à definição e implantação de estratégias para o desenvolvimento científico e abertura de mercados especializados para dado curso de engenharia de uma universidade federal do País. As análises realizadas indicam o bom desempenho do modelo e apontam como um dos principais componentes responsáveis o método de quantificação adotado.Universidade Federal de São Carlos2010-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000100006Gestão & Produção v.17 n.1 2010reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2010000100006info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Ricardo JoséOliveira,Paulo Estevão Lemos deFirmino,Paulo Renato AlvesDroguett,Enrique Andrés Lópezpor2010-06-07T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2010000100006Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2010-06-07T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapa estratégico para programas de recursos humanos: avaliando o desempenho de redes Bayesianas
title Mapa estratégico para programas de recursos humanos: avaliando o desempenho de redes Bayesianas
spellingShingle Mapa estratégico para programas de recursos humanos: avaliando o desempenho de redes Bayesianas
Ferreira,Ricardo José
Programa de recursos humanos
Planejamento estratégico
Balanced scorecard
Redes Bayesianas
Métodos de edução
Coleta de opiniões
title_short Mapa estratégico para programas de recursos humanos: avaliando o desempenho de redes Bayesianas
title_full Mapa estratégico para programas de recursos humanos: avaliando o desempenho de redes Bayesianas
title_fullStr Mapa estratégico para programas de recursos humanos: avaliando o desempenho de redes Bayesianas
title_full_unstemmed Mapa estratégico para programas de recursos humanos: avaliando o desempenho de redes Bayesianas
title_sort Mapa estratégico para programas de recursos humanos: avaliando o desempenho de redes Bayesianas
author Ferreira,Ricardo José
author_facet Ferreira,Ricardo José
Oliveira,Paulo Estevão Lemos de
Firmino,Paulo Renato Alves
Droguett,Enrique Andrés López
author_role author
author2 Oliveira,Paulo Estevão Lemos de
Firmino,Paulo Renato Alves
Droguett,Enrique Andrés López
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Ricardo José
Oliveira,Paulo Estevão Lemos de
Firmino,Paulo Renato Alves
Droguett,Enrique Andrés López
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de recursos humanos
Planejamento estratégico
Balanced scorecard
Redes Bayesianas
Métodos de edução
Coleta de opiniões
topic Programa de recursos humanos
Planejamento estratégico
Balanced scorecard
Redes Bayesianas
Métodos de edução
Coleta de opiniões
description Visando desenvolver mão de obra especializada na área de petróleo, gás natural e biocombustíveis, a Agência Nacional do Petróleo - ANP - tem promovido programas de capacitação de Recursos Humanos (PRH) em todo o País. Com o objetivo de elaborar as estratégias subjacentes a tais programas de maneira estruturada e abrangente, métodos de administração tais como Balanced Scorecard (BSC) vêm sendo adotados. Contudo, infortúnios como a não mensuração das incertezas envolvidas até o alcance dos objetivos almejados sugerem a adoção de formalismos mais sofisticados, tais como redes Bayesianas (RB), em detrimento da BSC. Em se tratando de RBs, o desafio passa a ser uma quantificação adequada dos seus parâmetros, possibilitando estimativas confiáveis a partir delas. O objetivo do presente trabalho é avaliar o desempenho de RBs no suporte a um dado problema real de PRH, a partir do confronto entre seus prognósticos e o que foi de fato observado. O modelo em questão foi elaborado a partir de um BSC e posteriormente quantificado de acordo com opiniões de especialistas, devido à total ausência de dados empíricos relevantes. A RB foi delineada para dar suporte à definição e implantação de estratégias para o desenvolvimento científico e abertura de mercados especializados para dado curso de engenharia de uma universidade federal do País. As análises realizadas indicam o bom desempenho do modelo e apontam como um dos principais componentes responsáveis o método de quantificação adotado.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000100006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2010000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2010000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.17 n.1 2010
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118203076378624