Determinates do grau de envolvimento na atividade exportadora e suas implicações nas exportações brasileiras de carne de frango

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bueno,Ynaiá Masse
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Aguiar,Danilo R. D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2004000200007
Resumo: Este trabalho examina os determinantes do grau de envolvimento na atividade exportadora e verifica as suas implicações para o desempenho das exportações brasileiras da carne de frango. Inicialmente, as empresas foram agrupadas por meio de análise de Cluster. Em seguida, as empresas de cada grupo foram separadas, segundo seu padrão de desempenho, em empresas de maior sucesso e menor sucesso. Os resultados obtidos indicam que a orientação internacional da empresa, sua experiência nas relações com o mercado externo e seu posicionamento competitivo ante os concorrentes destacam-se como os principais determinantes de sucesso das empresas estudadas, pois influenciam positivamente a escolha de estratégias de marketing internacional que proporcionam melhor desempenho. Por outro lado, o estágio do processo de internacionalização, a orientação internacional do administrador e sua experiência nas relações com o mercado externo não apresentaram influência direta na escolha de estratégias de marketing capazes de possibilitar um desempenho satisfatório. Em relação ao tamanho, suas implicações no desempenho das empresas não foram evidenciadas.
id UFSCAR-3_41bc545a10a79f3cd0391d9491bfc34f
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2004000200007
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Determinates do grau de envolvimento na atividade exportadora e suas implicações nas exportações brasileiras de carne de frangoenvolvimento nas exportaçõescarne de frangodesempenho das exportaçõesEste trabalho examina os determinantes do grau de envolvimento na atividade exportadora e verifica as suas implicações para o desempenho das exportações brasileiras da carne de frango. Inicialmente, as empresas foram agrupadas por meio de análise de Cluster. Em seguida, as empresas de cada grupo foram separadas, segundo seu padrão de desempenho, em empresas de maior sucesso e menor sucesso. Os resultados obtidos indicam que a orientação internacional da empresa, sua experiência nas relações com o mercado externo e seu posicionamento competitivo ante os concorrentes destacam-se como os principais determinantes de sucesso das empresas estudadas, pois influenciam positivamente a escolha de estratégias de marketing internacional que proporcionam melhor desempenho. Por outro lado, o estágio do processo de internacionalização, a orientação internacional do administrador e sua experiência nas relações com o mercado externo não apresentaram influência direta na escolha de estratégias de marketing capazes de possibilitar um desempenho satisfatório. Em relação ao tamanho, suas implicações no desempenho das empresas não foram evidenciadas.Universidade Federal de São Carlos2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2004000200007Gestão & Produção v.11 n.2 2004reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2004000200007info:eu-repo/semantics/openAccessBueno,Ynaiá MasseAguiar,Danilo R. D.por2004-11-08T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2004000200007Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2004-11-08T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinates do grau de envolvimento na atividade exportadora e suas implicações nas exportações brasileiras de carne de frango
title Determinates do grau de envolvimento na atividade exportadora e suas implicações nas exportações brasileiras de carne de frango
spellingShingle Determinates do grau de envolvimento na atividade exportadora e suas implicações nas exportações brasileiras de carne de frango
Bueno,Ynaiá Masse
envolvimento nas exportações
carne de frango
desempenho das exportações
title_short Determinates do grau de envolvimento na atividade exportadora e suas implicações nas exportações brasileiras de carne de frango
title_full Determinates do grau de envolvimento na atividade exportadora e suas implicações nas exportações brasileiras de carne de frango
title_fullStr Determinates do grau de envolvimento na atividade exportadora e suas implicações nas exportações brasileiras de carne de frango
title_full_unstemmed Determinates do grau de envolvimento na atividade exportadora e suas implicações nas exportações brasileiras de carne de frango
title_sort Determinates do grau de envolvimento na atividade exportadora e suas implicações nas exportações brasileiras de carne de frango
author Bueno,Ynaiá Masse
author_facet Bueno,Ynaiá Masse
Aguiar,Danilo R. D.
author_role author
author2 Aguiar,Danilo R. D.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bueno,Ynaiá Masse
Aguiar,Danilo R. D.
dc.subject.por.fl_str_mv envolvimento nas exportações
carne de frango
desempenho das exportações
topic envolvimento nas exportações
carne de frango
desempenho das exportações
description Este trabalho examina os determinantes do grau de envolvimento na atividade exportadora e verifica as suas implicações para o desempenho das exportações brasileiras da carne de frango. Inicialmente, as empresas foram agrupadas por meio de análise de Cluster. Em seguida, as empresas de cada grupo foram separadas, segundo seu padrão de desempenho, em empresas de maior sucesso e menor sucesso. Os resultados obtidos indicam que a orientação internacional da empresa, sua experiência nas relações com o mercado externo e seu posicionamento competitivo ante os concorrentes destacam-se como os principais determinantes de sucesso das empresas estudadas, pois influenciam positivamente a escolha de estratégias de marketing internacional que proporcionam melhor desempenho. Por outro lado, o estágio do processo de internacionalização, a orientação internacional do administrador e sua experiência nas relações com o mercado externo não apresentaram influência direta na escolha de estratégias de marketing capazes de possibilitar um desempenho satisfatório. Em relação ao tamanho, suas implicações no desempenho das empresas não foram evidenciadas.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2004000200007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2004000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2004000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.11 n.2 2004
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118202178797568