Plano de Negócios Circular: instrumento de ensino de empreendedorismo e desenvolvimento do perfil empreendedor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Gestão & Produção |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400854 |
Resumo: | Resumo Em função da necessidade de inovação e criação de valor para as organizações, o ensino do empreendedorismo tem se tornado presente nas instituições de ensino contemporâneas. Nesse contexto, desenvolver instrumentos que proporcionem um ambiente favorável ao aprendizado voltado ao assunto torna-se necessário. O Plano de Negócios é um instrumento que pode ser utilizado no ensino de empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento do perfil empreendedor em professores e alunos de diversas áreas. O objetivo deste artigo é analisar o Plano de Negócios Circular como metodologia ativa para ensino do empreendedorismo durante a Oficina Construindo um Plano de Negócios. Por meio de uma pesquisa aplicada, utilizando o método qualitativo com objetivo exploratório durante estudo de campo, as análises demonstraram a versão do Plano de Negócios Circular apresentada neste trabalho. Foram analisadas 10 Oficinas Construindo um Plano de Negócios na mesma instituição de ensino, com 160 participantes desenvolvendo 48 ideias de negócios elaboradas por grupos com 3 pessoas, em média. As autoavaliações de aprendizagem respondidas pelos participantes, bem como a avaliação das respostas dos alunos sobre o Plano de Negócios Circular construído durante as oficinas, pelos professores, demonstram que a metodologia ativa contribui para o desenvolvimento do perfil empreendedor, a partir de competências, diferentes conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Futuras pesquisas possibilitarão o aprimoramento dessa metodologia ativa e melhorias no ensino do empreendedorismo, bem como contribuirão para o desenvolvimento do perfil empreendedor. |
id |
UFSCAR-3_52d9e68a4926ea329dbb921433ca6785 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-530X2018000400854 |
network_acronym_str |
UFSCAR-3 |
network_name_str |
Gestão & Produção |
repository_id_str |
|
spelling |
Plano de Negócios Circular: instrumento de ensino de empreendedorismo e desenvolvimento do perfil empreendedorDesenvolvimento de produtos e serviçosEmpreendedorismoPlanejamento EstratégicoResumo Em função da necessidade de inovação e criação de valor para as organizações, o ensino do empreendedorismo tem se tornado presente nas instituições de ensino contemporâneas. Nesse contexto, desenvolver instrumentos que proporcionem um ambiente favorável ao aprendizado voltado ao assunto torna-se necessário. O Plano de Negócios é um instrumento que pode ser utilizado no ensino de empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento do perfil empreendedor em professores e alunos de diversas áreas. O objetivo deste artigo é analisar o Plano de Negócios Circular como metodologia ativa para ensino do empreendedorismo durante a Oficina Construindo um Plano de Negócios. Por meio de uma pesquisa aplicada, utilizando o método qualitativo com objetivo exploratório durante estudo de campo, as análises demonstraram a versão do Plano de Negócios Circular apresentada neste trabalho. Foram analisadas 10 Oficinas Construindo um Plano de Negócios na mesma instituição de ensino, com 160 participantes desenvolvendo 48 ideias de negócios elaboradas por grupos com 3 pessoas, em média. As autoavaliações de aprendizagem respondidas pelos participantes, bem como a avaliação das respostas dos alunos sobre o Plano de Negócios Circular construído durante as oficinas, pelos professores, demonstram que a metodologia ativa contribui para o desenvolvimento do perfil empreendedor, a partir de competências, diferentes conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Futuras pesquisas possibilitarão o aprimoramento dessa metodologia ativa e melhorias no ensino do empreendedorismo, bem como contribuirão para o desenvolvimento do perfil empreendedor.Universidade Federal de São Carlos2018-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400854Gestão & Produção v.25 n.4 2018reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530x2326-18info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Flavio MangiliPinheiro,Camila Roberta Muniz Serrapor2018-11-27T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2018000400854Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2018-11-27T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de Negócios Circular: instrumento de ensino de empreendedorismo e desenvolvimento do perfil empreendedor |
title |
Plano de Negócios Circular: instrumento de ensino de empreendedorismo e desenvolvimento do perfil empreendedor |
spellingShingle |
Plano de Negócios Circular: instrumento de ensino de empreendedorismo e desenvolvimento do perfil empreendedor Ferreira,Flavio Mangili Desenvolvimento de produtos e serviços Empreendedorismo Planejamento Estratégico |
title_short |
Plano de Negócios Circular: instrumento de ensino de empreendedorismo e desenvolvimento do perfil empreendedor |
title_full |
Plano de Negócios Circular: instrumento de ensino de empreendedorismo e desenvolvimento do perfil empreendedor |
title_fullStr |
Plano de Negócios Circular: instrumento de ensino de empreendedorismo e desenvolvimento do perfil empreendedor |
title_full_unstemmed |
Plano de Negócios Circular: instrumento de ensino de empreendedorismo e desenvolvimento do perfil empreendedor |
title_sort |
Plano de Negócios Circular: instrumento de ensino de empreendedorismo e desenvolvimento do perfil empreendedor |
author |
Ferreira,Flavio Mangili |
author_facet |
Ferreira,Flavio Mangili Pinheiro,Camila Roberta Muniz Serra |
author_role |
author |
author2 |
Pinheiro,Camila Roberta Muniz Serra |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira,Flavio Mangili Pinheiro,Camila Roberta Muniz Serra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento de produtos e serviços Empreendedorismo Planejamento Estratégico |
topic |
Desenvolvimento de produtos e serviços Empreendedorismo Planejamento Estratégico |
description |
Resumo Em função da necessidade de inovação e criação de valor para as organizações, o ensino do empreendedorismo tem se tornado presente nas instituições de ensino contemporâneas. Nesse contexto, desenvolver instrumentos que proporcionem um ambiente favorável ao aprendizado voltado ao assunto torna-se necessário. O Plano de Negócios é um instrumento que pode ser utilizado no ensino de empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento do perfil empreendedor em professores e alunos de diversas áreas. O objetivo deste artigo é analisar o Plano de Negócios Circular como metodologia ativa para ensino do empreendedorismo durante a Oficina Construindo um Plano de Negócios. Por meio de uma pesquisa aplicada, utilizando o método qualitativo com objetivo exploratório durante estudo de campo, as análises demonstraram a versão do Plano de Negócios Circular apresentada neste trabalho. Foram analisadas 10 Oficinas Construindo um Plano de Negócios na mesma instituição de ensino, com 160 participantes desenvolvendo 48 ideias de negócios elaboradas por grupos com 3 pessoas, em média. As autoavaliações de aprendizagem respondidas pelos participantes, bem como a avaliação das respostas dos alunos sobre o Plano de Negócios Circular construído durante as oficinas, pelos professores, demonstram que a metodologia ativa contribui para o desenvolvimento do perfil empreendedor, a partir de competências, diferentes conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. Futuras pesquisas possibilitarão o aprimoramento dessa metodologia ativa e melhorias no ensino do empreendedorismo, bem como contribuirão para o desenvolvimento do perfil empreendedor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400854 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2018000400854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0104-530x2326-18 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Gestão & Produção v.25 n.4 2018 reponame:Gestão & Produção instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Gestão & Produção |
collection |
Gestão & Produção |
repository.name.fl_str_mv |
Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br |
_version_ |
1750118206771560448 |