Posicionamento estrutural e relacional em redes de empresas: uma análise do consórcio modular da indústria automobilística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacomano Neto,Mário
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Truzzi,Oswaldo Mário Serra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2009000400009
Resumo: As empresas operam em um ambiente estruturado por vínculos estabelecidos com outras empresas e também com fornecedores, clientes concorrentes, instituições reguladoras, etc. Dessa forma, elas estão estrutural e relacionalmente imersas em redes de outros atores. Morfologicamente, toda rede é composta pelos nós (atividades ou empresas), posições na estrutura, ligações e fluxos entre os atores. A partir da análise morfológica e das propriedades da rede, é possível compreender como posições privilegiadas na rede refletem o acesso a recursos, informações, normas e legitimidade. Este artigo analisa como o posicionamento estrutural e relacional dos fornecedores de autopeças no consórcio modular condicionou a difusão do conhecimento, a criação de mecanismos de controle e a modificação das relações de poder entre montadora e fornecedores. Nesse sistema, toda a montagem dos veículos é realizada pelos modulistas instalados dentro da planta da montadora. A pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório e descritivo realizado por meio de multicasos, envolvendo uma montadora (consórcio modular) e dois fornecedores de autopeças (modulistas). A coleta de dados primária foi realizada in loco por meio de observação e entrevistas em profundidade com diretores de produção das empresas mencionadas e da análise de documentos. As conclusões da pesquisa revelam que as redes densas e coesas, caracterizadas pelo consórcio modular, promoveram canais de difusão e transbordamento (spilllovers) dos conhecimentos técnicos e gerenciais entre a montadora e os modulistas estudados. Em contrapartida, a rede densa gera estruturas distintas de controle, altamente institucionalizadas, e redistribui o poder decisório em favor dos modulistas.
id UFSCAR-3_6e46a7eedcf73ace517a3ce682dd7c7d
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2009000400009
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Posicionamento estrutural e relacional em redes de empresas: uma análise do consórcio modular da indústria automobilísticaRedes de empresasAnálise das redes sociaisGovernança das redesPosição estrutural e relacionalConsórcio modularIndústria automobilísticaAs empresas operam em um ambiente estruturado por vínculos estabelecidos com outras empresas e também com fornecedores, clientes concorrentes, instituições reguladoras, etc. Dessa forma, elas estão estrutural e relacionalmente imersas em redes de outros atores. Morfologicamente, toda rede é composta pelos nós (atividades ou empresas), posições na estrutura, ligações e fluxos entre os atores. A partir da análise morfológica e das propriedades da rede, é possível compreender como posições privilegiadas na rede refletem o acesso a recursos, informações, normas e legitimidade. Este artigo analisa como o posicionamento estrutural e relacional dos fornecedores de autopeças no consórcio modular condicionou a difusão do conhecimento, a criação de mecanismos de controle e a modificação das relações de poder entre montadora e fornecedores. Nesse sistema, toda a montagem dos veículos é realizada pelos modulistas instalados dentro da planta da montadora. A pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório e descritivo realizado por meio de multicasos, envolvendo uma montadora (consórcio modular) e dois fornecedores de autopeças (modulistas). A coleta de dados primária foi realizada in loco por meio de observação e entrevistas em profundidade com diretores de produção das empresas mencionadas e da análise de documentos. As conclusões da pesquisa revelam que as redes densas e coesas, caracterizadas pelo consórcio modular, promoveram canais de difusão e transbordamento (spilllovers) dos conhecimentos técnicos e gerenciais entre a montadora e os modulistas estudados. Em contrapartida, a rede densa gera estruturas distintas de controle, altamente institucionalizadas, e redistribui o poder decisório em favor dos modulistas.Universidade Federal de São Carlos2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2009000400009Gestão & Produção v.16 n.4 2009reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/S0104-530X2009000400009info:eu-repo/semantics/openAccessSacomano Neto,MárioTruzzi,Oswaldo Mário Serrapor2010-01-19T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2009000400009Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2010-01-19T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Posicionamento estrutural e relacional em redes de empresas: uma análise do consórcio modular da indústria automobilística
title Posicionamento estrutural e relacional em redes de empresas: uma análise do consórcio modular da indústria automobilística
spellingShingle Posicionamento estrutural e relacional em redes de empresas: uma análise do consórcio modular da indústria automobilística
Sacomano Neto,Mário
Redes de empresas
Análise das redes sociais
Governança das redes
Posição estrutural e relacional
Consórcio modular
Indústria automobilística
title_short Posicionamento estrutural e relacional em redes de empresas: uma análise do consórcio modular da indústria automobilística
title_full Posicionamento estrutural e relacional em redes de empresas: uma análise do consórcio modular da indústria automobilística
title_fullStr Posicionamento estrutural e relacional em redes de empresas: uma análise do consórcio modular da indústria automobilística
title_full_unstemmed Posicionamento estrutural e relacional em redes de empresas: uma análise do consórcio modular da indústria automobilística
title_sort Posicionamento estrutural e relacional em redes de empresas: uma análise do consórcio modular da indústria automobilística
author Sacomano Neto,Mário
author_facet Sacomano Neto,Mário
Truzzi,Oswaldo Mário Serra
author_role author
author2 Truzzi,Oswaldo Mário Serra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sacomano Neto,Mário
Truzzi,Oswaldo Mário Serra
dc.subject.por.fl_str_mv Redes de empresas
Análise das redes sociais
Governança das redes
Posição estrutural e relacional
Consórcio modular
Indústria automobilística
topic Redes de empresas
Análise das redes sociais
Governança das redes
Posição estrutural e relacional
Consórcio modular
Indústria automobilística
description As empresas operam em um ambiente estruturado por vínculos estabelecidos com outras empresas e também com fornecedores, clientes concorrentes, instituições reguladoras, etc. Dessa forma, elas estão estrutural e relacionalmente imersas em redes de outros atores. Morfologicamente, toda rede é composta pelos nós (atividades ou empresas), posições na estrutura, ligações e fluxos entre os atores. A partir da análise morfológica e das propriedades da rede, é possível compreender como posições privilegiadas na rede refletem o acesso a recursos, informações, normas e legitimidade. Este artigo analisa como o posicionamento estrutural e relacional dos fornecedores de autopeças no consórcio modular condicionou a difusão do conhecimento, a criação de mecanismos de controle e a modificação das relações de poder entre montadora e fornecedores. Nesse sistema, toda a montagem dos veículos é realizada pelos modulistas instalados dentro da planta da montadora. A pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório e descritivo realizado por meio de multicasos, envolvendo uma montadora (consórcio modular) e dois fornecedores de autopeças (modulistas). A coleta de dados primária foi realizada in loco por meio de observação e entrevistas em profundidade com diretores de produção das empresas mencionadas e da análise de documentos. As conclusões da pesquisa revelam que as redes densas e coesas, caracterizadas pelo consórcio modular, promoveram canais de difusão e transbordamento (spilllovers) dos conhecimentos técnicos e gerenciais entre a montadora e os modulistas estudados. Em contrapartida, a rede densa gera estruturas distintas de controle, altamente institucionalizadas, e redistribui o poder decisório em favor dos modulistas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2009000400009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2009000400009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-530X2009000400009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.16 n.4 2009
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118203057504256