Modelo matemático para planejamento da distribuição de locomotivas para atendimento à demanda de formação de trens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento,Fabiano Cézar Gomes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rosa,Rodrigo de Alvarenga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Gestão & Produção
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000200204
Resumo: Resumo O custo operacional para distribuir locomotivas ao longo dos pátios ferroviários com o objetivo de atender às demandas de formação de trens é muito alto. assim, este artigo propõe um modelo matemático para planejamento da distribuição de locomotivas que visa atender às requisições dos pátios, Locomotive Scheduling Problem (LSP), com o intuito de minimizar os custos de distribuição. o modelo proposto apresenta uma nova formulação para o LSP With Multiple Locomotives e considera o desbalanceamento entre oferta e demanda de locomotivas para atender às requisições de um pátio, o que ainda não havia sido tratado na literatura. testes em instâncias com base em dados reais da estrada de ferro vitória a minas (EFVM) foram resolvidos de forma ótima utilizando o solver CPLEX 12.6. o modelo se mostrou bastante aderente ao planejamento da distribuição, e diversos parâmetros que afetam os custos da distribuição foram analisados. os resultados mostraram ganhos em relação ao planejamento manual atualmente realizado.
id UFSCAR-3_79fbb737754279ece769c9e28fbadc2d
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-530X2019000200204
network_acronym_str UFSCAR-3
network_name_str Gestão & Produção
repository_id_str
spelling Modelo matemático para planejamento da distribuição de locomotivas para atendimento à demanda de formação de trensPlanejamento da distribuição de locomotivasLocomotive scheduling problemLocomotive assignment problemTransporte ferroviárioResumo O custo operacional para distribuir locomotivas ao longo dos pátios ferroviários com o objetivo de atender às demandas de formação de trens é muito alto. assim, este artigo propõe um modelo matemático para planejamento da distribuição de locomotivas que visa atender às requisições dos pátios, Locomotive Scheduling Problem (LSP), com o intuito de minimizar os custos de distribuição. o modelo proposto apresenta uma nova formulação para o LSP With Multiple Locomotives e considera o desbalanceamento entre oferta e demanda de locomotivas para atender às requisições de um pátio, o que ainda não havia sido tratado na literatura. testes em instâncias com base em dados reais da estrada de ferro vitória a minas (EFVM) foram resolvidos de forma ótima utilizando o solver CPLEX 12.6. o modelo se mostrou bastante aderente ao planejamento da distribuição, e diversos parâmetros que afetam os custos da distribuição foram analisados. os resultados mostraram ganhos em relação ao planejamento manual atualmente realizado.Universidade Federal de São Carlos2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000200204Gestão & Produção v.26 n.2 2019reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530x-2557-19info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento,Fabiano Cézar GomesRosa,Rodrigo de Alvarengapor2019-05-07T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2019000200204Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2019-05-07T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo matemático para planejamento da distribuição de locomotivas para atendimento à demanda de formação de trens
title Modelo matemático para planejamento da distribuição de locomotivas para atendimento à demanda de formação de trens
spellingShingle Modelo matemático para planejamento da distribuição de locomotivas para atendimento à demanda de formação de trens
Nascimento,Fabiano Cézar Gomes
Planejamento da distribuição de locomotivas
Locomotive scheduling problem
Locomotive assignment problem
Transporte ferroviário
title_short Modelo matemático para planejamento da distribuição de locomotivas para atendimento à demanda de formação de trens
title_full Modelo matemático para planejamento da distribuição de locomotivas para atendimento à demanda de formação de trens
title_fullStr Modelo matemático para planejamento da distribuição de locomotivas para atendimento à demanda de formação de trens
title_full_unstemmed Modelo matemático para planejamento da distribuição de locomotivas para atendimento à demanda de formação de trens
title_sort Modelo matemático para planejamento da distribuição de locomotivas para atendimento à demanda de formação de trens
author Nascimento,Fabiano Cézar Gomes
author_facet Nascimento,Fabiano Cézar Gomes
Rosa,Rodrigo de Alvarenga
author_role author
author2 Rosa,Rodrigo de Alvarenga
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento,Fabiano Cézar Gomes
Rosa,Rodrigo de Alvarenga
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento da distribuição de locomotivas
Locomotive scheduling problem
Locomotive assignment problem
Transporte ferroviário
topic Planejamento da distribuição de locomotivas
Locomotive scheduling problem
Locomotive assignment problem
Transporte ferroviário
description Resumo O custo operacional para distribuir locomotivas ao longo dos pátios ferroviários com o objetivo de atender às demandas de formação de trens é muito alto. assim, este artigo propõe um modelo matemático para planejamento da distribuição de locomotivas que visa atender às requisições dos pátios, Locomotive Scheduling Problem (LSP), com o intuito de minimizar os custos de distribuição. o modelo proposto apresenta uma nova formulação para o LSP With Multiple Locomotives e considera o desbalanceamento entre oferta e demanda de locomotivas para atender às requisições de um pátio, o que ainda não havia sido tratado na literatura. testes em instâncias com base em dados reais da estrada de ferro vitória a minas (EFVM) foram resolvidos de forma ótima utilizando o solver CPLEX 12.6. o modelo se mostrou bastante aderente ao planejamento da distribuição, e diversos parâmetros que afetam os custos da distribuição foram analisados. os resultados mostraram ganhos em relação ao planejamento manual atualmente realizado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000200204
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000200204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0104-530x-2557-19
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Carlos
dc.source.none.fl_str_mv Gestão & Produção v.26 n.2 2019
reponame:Gestão & Produção
instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron:UFSCAR
instname_str Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
instacron_str UFSCAR
institution UFSCAR
reponame_str Gestão & Produção
collection Gestão & Produção
repository.name.fl_str_mv Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
repository.mail.fl_str_mv gp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br
_version_ 1750118206820843520