Modelo matemático para planejamento da distribuição de locomotivas para atendimento à demanda de formação de trens
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Gestão & Produção |
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Resumo: | Resumo O custo operacional para distribuir locomotivas ao longo dos pátios ferroviários com o objetivo de atender às demandas de formação de trens é muito alto. assim, este artigo propõe um modelo matemático para planejamento da distribuição de locomotivas que visa atender às requisições dos pátios, Locomotive Scheduling Problem (LSP), com o intuito de minimizar os custos de distribuição. o modelo proposto apresenta uma nova formulação para o LSP With Multiple Locomotives e considera o desbalanceamento entre oferta e demanda de locomotivas para atender às requisições de um pátio, o que ainda não havia sido tratado na literatura. testes em instâncias com base em dados reais da estrada de ferro vitória a minas (EFVM) foram resolvidos de forma ótima utilizando o solver CPLEX 12.6. o modelo se mostrou bastante aderente ao planejamento da distribuição, e diversos parâmetros que afetam os custos da distribuição foram analisados. os resultados mostraram ganhos em relação ao planejamento manual atualmente realizado. |
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Modelo matemático para planejamento da distribuição de locomotivas para atendimento à demanda de formação de trensPlanejamento da distribuição de locomotivasLocomotive scheduling problemLocomotive assignment problemTransporte ferroviárioResumo O custo operacional para distribuir locomotivas ao longo dos pátios ferroviários com o objetivo de atender às demandas de formação de trens é muito alto. assim, este artigo propõe um modelo matemático para planejamento da distribuição de locomotivas que visa atender às requisições dos pátios, Locomotive Scheduling Problem (LSP), com o intuito de minimizar os custos de distribuição. o modelo proposto apresenta uma nova formulação para o LSP With Multiple Locomotives e considera o desbalanceamento entre oferta e demanda de locomotivas para atender às requisições de um pátio, o que ainda não havia sido tratado na literatura. testes em instâncias com base em dados reais da estrada de ferro vitória a minas (EFVM) foram resolvidos de forma ótima utilizando o solver CPLEX 12.6. o modelo se mostrou bastante aderente ao planejamento da distribuição, e diversos parâmetros que afetam os custos da distribuição foram analisados. os resultados mostraram ganhos em relação ao planejamento manual atualmente realizado.Universidade Federal de São Carlos2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2019000200204Gestão & Produção v.26 n.2 2019reponame:Gestão & Produçãoinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCAR10.1590/0104-530x-2557-19info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento,Fabiano Cézar GomesRosa,Rodrigo de Alvarengapor2019-05-07T00:00:00Zoai:scielo:S0104-530X2019000200204Revistahttps://www.gestaoeproducao.com/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpgp@dep.ufscar.br||revistagestaoemanalise@unichristus.edu.br1806-96490104-530Xopendoar:2019-05-07T00:00Gestão & Produção - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
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